125 anos de história de pneus e Dunlop

Published On 24 de Julho de 2013 | Curiosidades

historia dos pneus dunlop

Sabia que o primeiro pneu foi criado há 125 anos? A história remonta a 1888, quando o veterinário escocês John Boyd Dunlop substituiu as rodas maciças do triciclo do filho por bandas de borracha cheias de ar.

John Boyd Dunlop estava longe de imaginar o sucesso da sua invenção, e tão pouco que ia revolucionar a locomoção a nível mundial, com o desenvolvimento do primeiro sistema de amortecimento de ar da história, estabelecendo os pilares para o nascimento do primeiro pneu.

Também a Dunlop, uma das marcas de pneus líderes em todo o mundo, comemora 125 anos de êxito e celebra o papel determinante no aperfeiçoamento do desempenho dos pneus.

Presente em todo o mundo através de diversas modalidades desportivas sobre duas e quatro rodas, a presença da Dunlop em provas de competição serve como laboratório de teste para soluções tecnológicas que mais tarde são aplicadas aos pneus de estrada, tanto de moto como de turismo.

Quantas pessoas imaginam que devemos o nosso bem-estar e segurança na estrada ao triciclo de uma criança? Viaje pela história e evolução da marca ao longo dos anos!

A história da Dunlop é rica em inovações que melhoraram a experiência de condução de todos. Desde a descoberta do fenómeno do aquaplanning, à invenção de pneus “com segurança ativa” ou à apresentação da tecnologia 3S, são inúmeros os sucessos durante 125 de história.

• 1902 – A vitória em Paris-Viena dá à Dunlop o gosto pelas corridas
A vitória despertou na Dunlop o gosto pelo sucesso nos desportos motorizados e na década de 1920 a empresa já produzia pneus capazes de velocidades superiores a 300 km/h.

• 1923 – A Dunlop celebra a primeira vitória num Grande Prémio
• 1924 – A primeira vitória da Dunlop e da Bentley em Le Mans
Esta parceria dominou a década – ganhando também em 1927, 1928, 1929 e 1930.

• 1927 – O primeiro recorde de velocidade em terra da Dunlop
Em 1927 a Dunlop ajuda Henry Segrave a estabelecer o recorde da velocidade em terra de 203 mph / 327 km/h.

• 1935 – A Dunlop ajuda a estabelecer outro recorde de velocidade em terra
Os pneus da Dunlop garantem o recorde de velocidade em terra de Sir Malcolm Campbell em 1935 de 301 mph / 484 km/h no ‘Bluebird’.

• 1938 – O Railton Mobil Special é equipado com os pneus Dunlop
O Railton Mobil Special, concebido por Reid Railton e equipado com pneus Dunlop, arrasa o recorde mundial de velocidade em terra.

• 1947 – Os pneus da Dunlop são bem-sucedidos a 403 mph / 648 km/h
O Railton Mobil Special entra novamente para o livro dos recordes, quando o condutor John Cobb se torna o primeiro homem a quebrar a barreira dos 400 mph em terra atingindo os 403 mph e estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade média de 394 mph / 634 km/h.

• Nos anos 1950s – Os pneus Dunlop conseguem 66 vitórias na Fórmula 1
Durante a idade de ouro dos desportos motorizados, os pneus da Dunlop alcançam sessenta e seis vitórias na Fórmula 1 com oito campeões do mundo.

• 1964 – O inovador pneu da Dunlop que é o primeiro a ajudar a prevenir o aquaplanning
O técnico da Dunlop, Tom French, patenteou uma descoberta inovadora no desenho do piso do pneu. O pneu radial SP 41 da Dunlop ofereceu aos condutores protecção contra o aquaplanning ao incluir um sistema de ‘micro-ranhuras’ que absorviam a água da superfície como uma esponja para expeli-la posteriormente.

• 1972 – A Dunlop desenvolve o primeiro pneu da série 60 com cintas de aço
• 1973 – A Dunlop cria o primeiro pneu do mundo ‘com segurança activa’
O Denovo proporciona aos condutores um controlo em distâncias longas e em alta velocidade, mesmo após furos ou rebentamentos.

• 1994 – O pneu com cinta de construção ultraleve da Dunlop é uma inovação a nível mundial
A Dunlop apresenta o primeiro pneu que reduz o peso do veículo cerca de 12 kg. Com o desenvolvimento do Sistema de Mobilidade Instantânea (IMS) como substituto para a roda sobresselente, em caso de furo, é injectado um composto de látex no pneu para o isolar.

• 2002 – A Dunlop ganha o 100º Grande Prémio de Motociclismo 250 cc consecutivo
Os pilotos da Dunlop venceram mais de 50% de todos os 2321 Grandes Prémios realizados, conquistando 105 títulos de Campeonatos de Mundo ao longo da história.

• 2008 – Le Mans: 85 anos de vitórias da Dunlop
Le Mans é a corrida mais antiga, mais dura e mais longa do mundo. No total, 34 das 71 corridas das 24h de Le Mans foram ganhas com pneus Dunlop – mais do que qualquer outra empresa de pneus.

• 2009 – Lançamento Dunlop SP QuattroMaxx
O pneu para SUV 4×4 que para além de incorporar Kevlar tem o flanco desenhado por Pininfarina.

• 2010 – Dunlop sobe ao pódio nas três categorias de 24 Horas Le Mans e vence 24 Horas de Nürburgring
• 2011 – Lançamento do SP WinterSport 4D
O pneu de inverno mais avançado da gama

• 2012 – Dunlop apresenta internacionalmente os SportMaxx RT e os SportMaxx Race no circuito de Ascari em Ronda

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.