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2024 Honda CB500 Hornet, NX500 e CBR500R

A Honda renovou a sua gama CB500 de longa duração para a alinhar com os mais recentes temas de nomes e estilos da empresa – substituindo a CB500F pela CB500 Hornet, a CB500X pela NX500 e remodelando a CBR500R para combinar com os mais recentes modelos de superbikes.

A mudança mais notável é a NX500, um título completamente novo para o modelo anteriormente conhecido como CB500X, que também foi revisto e reestilizado para se adequar. O título “NX” é, obviamente, um regresso à antiga NX650 Dominator, vendida de 1988 a 2003 como uma alternativa de aventura de gama baixa aos modelos Africa Twin e Transalp. Com estes dois nomes de volta à gama da Honda, faz sentido trazer de volta a NX, embora – pelo menos na Europa – a marca Dominator não tenha sido reactivada.

As alterações técnicas à NX500 são mínimas. O motor gémeo paralelo de 47 cv e 471 cc existente é transferido para o novo modelo, juntamente com um quadro inalterado, embora existam ajustes na ECU do motor para melhorar a resposta e adicionar o controlo de tração HSTC.

Visualmente, a Honda trocou as jantes por um design novo e mais leve, poupando 2,5 kg, como parte de uma atualização que corta um total de 2,5 kg da massa da moto. A forquilha Showa de 41 mm e o amortecedor são essencialmente os mesmos de antes, mas com definições revistas. A bordo há um novo painel TFT de 5 polegadas que oferece conetividade com o smartphone através da aplicação RoadSync da Honda, além de controlos de barra actualizados para o operar.

As alterações de estilo incluem uma nova frente com um farol de LED e um aspeto mais plano que abandona o bico vestigial da CB500X, em sintonia com as tendências do estilo Dakar no mercado das motos de aventura e dando uma ligação familiar aos modelos Transalp e Africa Twin.

A nova CB500 Hornet é uma substituta direta da CB500F e partilha a maioria das suas peças principais – a mudança de nome alinha-a com a CB750 Hornet e a nova CB1000 Hornet que também foi apresentada na EICMA. Tal como a NX500, as actualizações incluem o mesmo novo ecrã TFT, controlos de barra e conetividade de telefone, bem como actualizações semelhantes da ECU para a moto dupla de 47 cv e 471 cc para adicionar o HSTC, que pode ser desligado se preferir.

Isso deixa o estilo como a maior revisão da nova versão, com uma carenagem actualizada que segue as sugestões da CBR1000RR-R, incluindo novos faróis. Tal como o resto da gama CB500, também ganha o novo painel de instrumentos TFT de 5 polegadas e controlos de barra correspondentes para navegar na conetividade do telefone que traz.

Sérgio Gonçalves

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