A Chevrolet lançou o impensável no Corvette ZR1 com o V8 mais potente alguma vez produzido na América por um fabricante de automóveis, especificações alucinantes e um design icónico para desafiar os melhores supercarros do mundo, tanto nas variantes coupé como descapotável. O Corvette ZR1 inclui um motor V8 de 5,5 L, com turbocompressor duplo, DOHC e manivela de plano plano, denominado LT7. O motor LT7 produz 1.064 cavalos de potência a 7.000 rpm e 828 lb-pé de binário a 6.000 rpm, de acordo com as directrizes da SAE – a maior potência de sempre de um Corvette de fábrica e o V8 mais potente alguma vez produzido na América por um fabricante de automóveis.
O Corvette ZR1 ostenta uma velocidade máxima estimada pela GM de mais de 346 km/h na pista de corridas e percorrerá os 400 metros com um tempo estimado pela GM inferior a 10 segundos.
O pacote aerodinâmico em fibra de carbono cria mais de 544kg de força descendente à velocidade máxima.
O ZR1 volta a um dos estilos mais icónicos da história do Corvette: o vidro traseiro dividido.
Ultrapassando os limites do desenvolvimento de motores
O motor V8 5.5L LT7 DOHC com turbocompressor duplo do ZR1 começa com a mesma arquitetura do LT6 do Z06, o motor V8 de produção naturalmente aspirado mais potente de sempre, e leva-o para o nível seguinte com turbocompressores duplos – a primeira vez num Corvette de fábrica.
Designado por arquitetura “Gemini V8”, o programa LT6 foi apenas o início, uma vez que os engenheiros tinham um objetivo duplo: criar uma potência, capacidade e carácter enormes a partir de motores duplos de cambota plana naturalmente aspirados e turbocomprimidos. Com estes objectivos em mente, os engenheiros não criaram um LT6 com turbocompressores, mas alteraram e optimizaram praticamente todos os sistemas para uma aplicação com turbocompressor.
O motor LT7 de 5,5 L, DOHC, de cambota plana e duplo turbo do Corvette ZR1 é o resultado da proeza da engenharia e de ultrapassar os limites do que a arquitetura do motor pode fazer.
A aerodinâmica propositada proporciona a maior força descendente de sempre de um Corvette com mais de 544kg à velocidade máxima.
O Corvette ZR1 oferece velocidade como nenhum outro Corvette antes dele. Duas configurações distintas, completas com amortecedores Magnetic Ride, conseguem isso. O chassi padrão do Corvette ZR1 vem com uma carroceria mais elegante, com menor arrasto e um pequeno spoiler com ventosas curtas e altas ajustáveis pelo cliente. Inclui também um separador dianteiro em fibra de carbono de série, molduras das embaladeiras, entrada lateral com arrefecimento dos travões integrado e asa inferior dianteira com deflectores de maca. Os pneus Michelin Pilot Sport 4S envolvem as jantes dianteiras de 20 polegadas e as jantes traseiras de 21 polegadas. O chassis de série combina o melhor do conforto em estrada e da capacidade em pista com esta configuração.
O Corvette ZR1 percorre as pistas mais difíceis do mundo com facilidade, não só com a potência do motor 5.5L LT7, mas também devido a alterações aerodinâmicas e de arrefecimento adicionais e específicas encontradas em todo o automóvel. Estas incluem:
Capô de fluxo contínuo: O ar entra na grelha dianteira, passa pelo permutador de calor do intercooler e sai do capot para aumentar a força descendente dianteira e arrefecer as temperaturas do ar carregado.
Condutas de ar de perfil lateral em fibra de carbono: O ar limpo e fresco é canalizado através de condutas, que estão perfeitamente integradas na moldura dos braços atrás das portas do habitáculo, para arrefecer os travões traseiros através de um sistema concebido de forma complexa que não afecta o curso das rodas traseiras.
Condutas de entrada de ar fresco exclusivas: As entradas de ar em fibra de carbono localizadas na parte superior da porta traseira do coupé ingerem ar para arrefecer as temperaturas do ar de entrada do compressor do turbo.
O pacote de desempenho ZTK opcional do Corvette ZR1 desbloqueia uma verdadeira arma de pista. Nomeadamente, o pacote ZTK adiciona uma asa traseira agressiva e de elevada força descendente, planos de mergulho dianteiros e um lábio Gurney alto no capot – tudo construído em fibra de carbono tecida. Por baixo, as cintas da parte inferior da carroçaria substituem o Gurney de série da parte inferior da asa dianteira para aumentar a força descendente dianteira. A afinação da suspensão incluída no pacote ZTK incorpora molas mais rígidas e acrescenta pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R. Durante os testes e o desenvolvimento, o ZR1 enfrentou algumas das pistas de corrida mais exigentes do mundo, incluindo Nürburgring, Road Atlanta e Virginia International Raceway.
O Carbon Aero, que inclui todo o equipamento aerodinâmico do pacote ZTK, também está disponível no chassis standard do ZR1.
A controlar o elevado desempenho do ZR1 está um novo sistema de travagem. O pacote de travões utiliza uma tecnologia revolucionária de fabrico de rotores em cerâmica de carbono para aumentar a durabilidade e reduzir as temperaturas dos componentes dos travões. Os rotores dianteiros medem 15,7 polegadas (400 mm) de diâmetro e os rotores traseiros 15,4 polegadas (390 mm) de diâmetro – os rotores dianteiros são os maiores alguma vez equipados no Corvette. Em apenas 24,5 segundos, o Corvette ZR1 vai dos 128 aos 320 km/h e volta a aos 128 km/h – 22% mais rápido do que o Corvette ZR1 C7 e 53% mais rápido do que o Corvette ZR1 C6.
Um tejadilho em fibra de carbono para reduzir a massa e baixar o centro de gravidade, tanto no coupé como no descapotável. Também possuiu um design exclusivo das jantes em alumínio disponível em quatro acabamentos, incluindo Edge Blue – uma homenagem à cor característica do ZR1.
O cockpit do Corvette ZR1 dá mais atenção aos pormenores, nomeadamente com o emblema ZR1 exclusivo que se encontra numa placa interior, nas placas das soleiras e no volante. Um novo padrão de pontos de acabamento para as portas, específico do ZR1, está disponível no acabamento 3LZ. Um medidor de potência também está presente, denotando o primeiro Corvette turboalimentado de fábrica na história da placa de identificação.
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