Menu Fechar

30 anos de Opel Corsa

O Opel Corsa celebra 30 anos de existência precisamente hoje, no dia 30 de Agosto. A produção da primeira geração Corsa teve início em 1982 na fábrica espanhola de Figueruelas, em Saragoça, inaugurada para acolher a produção deste primeiro utilitário moderno da Opel. Até 1982, o modelo mais acessível da marca era o Kadett D, que havia sido lançado em 1979. Com a chegada do Corsa A, um modelo mais pequeno face aos 3,98 metros de comprimento do Kadett, a Opel dava os primeiros passos num segmento que registava significativa expansão e abria um novo capítulo na história da marca.

Nas últimas três décadas, em quatro gerações do modelo, foram fabricados e vendidos na Europa cerca de 12 milhões de Corsa. Até Agosto de 2012, inclusive, a fábrica de Saragoça produziu 9,3 milhões de Corsa, aos quais se juntam 2,5 milhões de unidades oriundas da fábrica de Eisenach na Alemanha, onde a produção do utilitário da Opel teve início em Junho de 1993. Fabricado e vendido nos vários continentes, em diversas derivações sob outras marcas da General Motors, os números globais de produção do Corsa aproximam-se dos 20 milhões de unidades. O modelo tornou-se num caso de sucesso na América Latina onde é comercializado com a insígnia da Chevrolet, sendo igualmente popular noutros mercados como o australiano, onde foi integrado na gama de modelos da Holden, e o chinês, onde foi baptizado de Buick Sail.

Desde 1982, o Opel Corsa é um dos protagonistas do mercado europeu. A gama de versões, que é das mais vastas do segmento B (dos automóveis utilitários), tem sido constantemente actualizada com a introdução de novas versões e novas tecnologias. Actualmente o Corsa está disponível em três variantes de carroçaria distintas: três portas, cinco portas e o comercial ligeiro Corsa Van.

O Corsa representa actualmente mais de 28 por cento do volume de vendas da Opel, sendo o segundo modelo mais vendido da marca, logo a seguir ao Astra (30 por cento). Desde 2008, o Corsa tem sido líder de vendas consecutivo no segmento na Europa Ocidental no seio das variantes de três portas/dois volumes do segmento B, ocupando, desde então até hoje, uma quota de mercado 18 por cento. O Corsa (três e cinco portas) está actualmente na terceira posição da tabela de vendas do segmento B na Europa Ocidental com uma penetração superior a 10%. O utilitário da Opel é líder de vendas na Grécia, e o número dois no seu segmento nos mercados alemão, belga e britânico. Em Espanha e na Holanda o Corsa é o terceiro automóvel mais vendido do seu segmento.

30 anos de energia Corsa

Visual atraente, habitáculo espaçoso e tecnologias sofisticadas, a par de economia e vincado carácter dinâmico, são factores importantes que traçaram o sucesso do Corsa, e que valeram ao modelo diversos prémios atribuídos ao longo de todos estes anos. Logo após o lançamento, em 1982, o Corsa foi galardoado com o cobiçado Volante de Ouro na Alemanha. E, ao longo das quatro gerações, recebeu diversos prémios como Carro do Ano em múltiplos países. A actual geração do Corsa venceu a iniciativa Autobest em 2007, e em 2009 e 2010 foi eleito pela DEKRA como o modelo com menor número de falhas no ‘Used Car Report’, um relatório que resulta de inspecções efectuadas a milhões de automóveis em utilização.

Tradição na melhor compatibilidade ecológica

O Corsa sempre se destacou por ser ‘amigo do ambiente’. O protótipo Corsa ECO 3, revelado em 1995 no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA), foi o primeiro ‘Carro 3 Litros’ de baixo consumo de combustível. Pouco tempo depois, as versões de produção do Corsa alcançavam já níveis de consumo idênticos e eram propostas a preços acessíveis a um leque alargado de pessoas. A mais recente versão 1.3 CDTI ecoFLEX, com 95 cv e tecnologia Start/Stop, é por ora o Corsa mais eficiente, consumindo 3,5 l/100km de gasóleo e emitindo apenas 94g/km de CO2.

Versões OPC de elevadas performances

Corsa também é sinónimo de altas prestações. A primeira versão desportiva, o Corsa GSi, foi lançada em 1987 no Salão Automóvel de Frankfurt e concentrou as atenções quando se apresentou com um motor 1.6, com injecção electrónica de combustível, que debitava 100 cv de potência. Duas décadas mais tarde surge no Salão do Automóvel de Genebra o superdesportivo Corsa OPC com motor 1.6 Turbo com 192 cv de potência. O Corsa mais potente e veloz de sempre foi lançado em 2011, na versão OPC “Nürburgring Edition” com motor 1.6 Turbo com 210 cv. O binário máximo deste Corsa é de 250 Nm (280 Nm em overboost). Consegue atingir 230 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos.

Novidades Corsa a cada semestre

A família Corsa esteve sempre em constante evolução com a introdução de diversas inovações. Desde o lançamento, a geração actual foi sendo actualizada duas vezes por ano com a introdução de novas versões e tecnologias. Em 2010, o Corsa foi alvo de uma profunda renovação de diversos componentes mecânicos, com especial incidência no chassis e na direcção, a par de motores mais potentes e mais agradáveis de utilizar, com consumos mais reduzidos.

A modernização de 2011 visou também o design, tanto no exterior como no habitáculo. A secção dianteira redesenhada conferiu ao modelo um visual mais moderno. As alterações traduziram-se também numa proposta alargada de versões personalizadas, tornando o Corsa ainda mais atraente. Paralelamente surgiu uma nova versão ecoFLEX com emissões de 94 g/km de CO2, e a tecnologia Start/Stop passou a estar incorporada em diversas versões. No habitáculo, surgiu o sistema de informação e entretenimento “Touch & Connect” com ecrã tátil a cores de cinco polegadas, cobertura total de navegação para 28 países, e ligações Bluetooth e USB para variados aparelhos, nomeadamente iPod, a um preço especialmente acessível.

Já este ano a gama de motores do Corsa recebe o eficiente 1.4 Turbo ecoFLEX com 120 cv e sistema Start/Stop.

A actual gama Corsa oferece diversas inovações inéditas, que vão do volante aquecido ao sistema de transporte integrado de bicicletas FlexFix. A oferta compreende ainda outros dispositivos menos comuns no segmento como a iluminação dianteira adaptativa AFL com faróis elipsoidais, o sistema de ajuda ao arranque em subidas HSA e o teto de abrir panorâmico.

O Corsa celebra o seu 30º aniversário num ano marcado por outro júbilo importante: os 150 anos da Opel. Poucos fabricantes de automóveis conseguiram atingir uma tão longa tradição. As fábricas de Saragoça e Eisenach celebram também, respectivamente, os seus 30º e 20º aniversários.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.