4EVER TROPHY, UM ÍCONE RENASCIDO

Published On 17 de Outubro de 2022 | Concept cars, Notícias, Novidades

Muito mais do que um automóvel, o Renault 4 é um verdadeiro ícone. Com mais de 8 milhões de unidades vendidas, em mais de 100 países, tem vindo a atravessar diferenças geracionais e sociais nos últimos 60 anos. À vontade tanto nas estradas urbanas como rurais, é um automóvel polivalente: para viagens, para se afastar de tudo, para o transporte, trabalho e muito mais. Humilde, mas na moda, um ícone popular com estilo, que apela tanto a homens como a mulheres.

Mesmo que a produção tenha terminado há 30 anos, os 4L nunca saíram dos holofotes. Um dos originais automóveis vintage “young timer”, os últimos 25 anos viram o “4L” provar o seu valor como automóvel versátil e construído para durar. Como tal, é sempre um prazer para a multidão, especialmente junto das gerações mais jovens.

Seguindo as bem-sucedidas pegadas do Protótipo Renault 5, o concept car 4EVER Trophy torna-se o segundo automóvel elétrico da Renault inspirado num dos automóveis icónicos da marca a ser lançado como parte da estratégia Renaulution. A Renault entra assim no seu ilustre passado, para melhor eletrificar o futuro.

UM AUTOMÓVEL MODERNO E OUSADO

O concept car 4EVER Trophy cria memórias, enquanto traz de volta as antigas. Sob um exterior musculado, os laços estilísticos com o antecessor 4L são evidentes. As principais características do automóvel original foram reavivadas:

  • A silhueta com o capot proeminente, o para-choques e a emblemática secção traseira angulosa, são facilmente reconhecíveis;
  • As janelas laterais traseiras trapezoidais, com os seus cantos arredondados, estão localizadas imediatamente acima das rodas;
  • Os flancos dianteiros foram deixados “limpos”, sem luzes ou marcadores de estilo;
  • Os guarda-lamas assentam sobre as cavas das rodas e chegam até à dianteira;

O estilo “retro” combina-se, harmoniosamente, com o resto das outras linhas tecnológicas e sofisticadas.

O concept car apresenta curvas generosas e uma grelha muito elaborada. As ligações “ultra-técnicas” entre os raios das jantes e a carroçaria acrescentam uma camada adicional de precisão e modernidade. O mesmo se pode dizer do desenho do tejadilho, com o seu acabamento “designer”.

“Para trazer o 4Ever Trophy para a era moderna, infundimos a sua forma aerodinâmica com sofisticação tecnológica. Todos estes ingredientes foram cuidadosamente trabalhados, com vista à modernidade e sofisticação, pelo que o design ressoa junto daqueles que já estão familiarizados com o 4L, tal como o fará com as gerações mais jovens que poderão não conhecer nada da ilustre história deste automóvel”.

Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da Renault

UMA ASSINATURA DE LUZ ÚNICA

O 4EVER Trophy dá uma importante reviravolta na icónica e larga grelha horizontal do Renault 4 com os não menos emblemáticos faróis redondos integrados, agora já com luzes LED Matrix. Os inovadores faróis dão ao automóvel uma forte identidade. Embora as facilmente reconhecíveis luzes traseiras, em forma de cápsula, também tenham sido totalmente redesenhadas, a verdade é que permanecem facilmente reconhecíveis e representam um claro “piscar de olhos” ao icónico 4L.

UM TODO-O-TERRENO LIGEIRO, MAS COM UM VINCADO DESEJO DE AVENTURA

Levar os automóveis elétricos para uma estrada de terra batida. É isso que o robusto concept 4EVER Trophy dá a entender logo à primeira vista. O motor elétrico reflete o futuro modelo de produção.

A secção inferior do 4EVER Trophy, pintada em cinzento prata gun metal, foi concebida tendo em vista os grandes espaços abertos. Um convite declarado à exploração de novos horizontes, este concept car automóvel denota um espírito claramente aventureiro. Tem um inegável poder de atração, com o revestimento prateado e os destaques magenta nas correias do tejadilho, nas molas de suspensão e nos emblemas das rodas, e outros tantos detalhes. A especto de dune-buggy dá ao 4EVER Trophy um aspeto competitivo. O capot curto ostenta uma generosa saída de ar que melhora drasticamente a eficácia do radiador localizado no centro do escudo frontal. O vão dianteiro foi encurtado para assegurar uma acrescida capacidade de transpor obstáculos.

Com um pneu sobresselente localizado sobre o tejadilho em fibra de carbono e uma pá e pranchas para areia alojadas na secção superior da porta traseira, o automóvel está pronto para enfrentar qualquer situação.

DESIGN – STUDIO EXTERIEUR – FORMAT 16-9

Os grandes painéis de proteção de carroçaria, na secção inferior, são feitos com uma folga considerável de 20 cm em torno dos arcos das rodas. A carroçaria alta destaca a largura das rodas de 753mm montadas em jantes de 19″. A zona inferior foi reforçada para proporcionar maior proteção à bateria localizada no meio do chassis.

Cada roda do 4Ever Trophy apresenta um compressor visível que pode ser prontamente trocado do interior do automóvel para adaptar a pressão dos pneus ao terreno.

Embora o 4EVER Trophy seja claramente um “todo-o-terreno” por natureza, também foi concebido para ser desfrutado em qualquer estrada, sem qualquer alarido ou complicação. O futuro 4L elétrico pretende ser tão versátil como o antecessor foi em tempos, ou melhor, como sempre foi desde 1962.

UM SUV DO SEGMENTO B QUE ESTARÁ DISPONÍVEL PARA COMPRA A PARTIR DE 2025

O concept car 4EVER Trophy abre o caminho para o futuro SUV totalmente elétrico de Segmento B que se juntará ao alinhamento da Renault em 2025, e que estará tão à vontade em estradas urbanas como rurais.

Tal como o Renault 5, será construído utilizando a nova plataforma CMF-BEV para automóveis elétricos do segmento B. A plataforma garantirá o melhor desempenho em termos de autonomia, acústica e comportamento na estrada, sem comprometer o design.

O posicionamento de mercado dos futuros Renault 5 e Renault 4 será muito semelhante ao do Clio e do Captur. Uma “nouvelle vague” encarnada pelo 4EVER Trophy e pelos protótipos do Renault 5, em exposição no stand da Renault, durante o Salão Mondial de l’Auto, em Paris.

Como o seu predecessor, o futuro automóvel fabricado a partir do desenho do 4EVER Trophy será “Made in France”. Graças às suas caraterísticas em comum, todos os automóveis concebidos com a plataforma CMF-BEV serão fabricados no centro ElectriCity no norte de França.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO RENAULT 4EVER TROPHY

Comprimento: 4,060mm

Largura: 2,100mm

Altura: 1,900mm

Plataforma: CMF-BEV

Distância entre-eixos: 2,570mm

Vão dianteiro: –

Vão traseiro: –

Pneus dianteiros e traseiros: 255/55R19”

Motor: Elétrico síncrono excitado eletricamente

Potência: 100kW (140CV)

Bateria: 42kWh Iões de lítio

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.