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5 Estrelas Euro NCAP para o Renault Captur

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O Renault Captur obteve o resultado de 5 «estrelas» nos testes de segurança passiva realizados pelo organismo independente Euro NCAP. Este resultado, obtido com critérios mais severos em vigor desde Janeiro de 2013, confirma, uma vez mais, o know-how da Renault na segurança passiva dos seus automóveis.

Com uma nota de 80,5%, o Renault Captur torna-se o décimo-quinto modelo da gama Renault a obter a nota máxima de 5 estrelas nos testes do Euro CAP.

Critério Protecção de ocupantes adultos
No caso de um choque frontal, os ocupantes dos dois lugares dianteiros estão protegidos por dois airbags de alto rendimento, cintos de segurança com pré-tensores e limitadores de esforço calibrados a 400 daN. Foram introduzidas ainda zonas de deformação ao nível da gaveta « Easy Life » de forma a melhorar a protecção dos joelhos e das tíbias do passageiro.

Todos os lugares traseiros dispõem de cintos de segurança de 3 pontos com limitadores de esforço nos dois lugares laterais.

A protecção ao choque lateral foi objecto de um tratamento específico e o resultado obtido é impressionante com uma nota de 7,9 pontos em 8 possíveis. Para que os dispositivos de segurança reajam duas vezes mais rápido, o Renault Captur dispõe de 2 captores : um implantado na porta dianteira e o outro no pilar central. Um algoritmo específico, que comanda o desencadeamento do airbag cabeça-tórax da nova geração, adapta a velocidade de reacção à violência da colisão.

Estes resultados, associados aos obtidos num choque contra um poste e no choque traseiro permitiram ao Renault Captur a obtenção de 32 pontos em 36 possíveis no critério protecção de adultos.

Critério Protecção de crianças
Graças à concepção da estrutura do automóvel e às fixações Isofix de 3 pontos disponíveis, tanto no lugar do passageiro dianteiro como nos dois lugares laterais traseiros, a protecção de crianças do Renault Captur encontra-se entre as melhores de todos os modelos do segmento B com 39 pontos obtidos em 49 possíveis.

Ao melhor nível na protecção de peões
A dianteira do Captur foi desenhada e desenvolvida para minimizar os eventuais ferimentos provocados por uma colisão com um peão. O pára-choques não tem arestas e a zona inferior do pára-brisas (normalmente muito rígida) foi concebida para se deformar. O capô foi elevado de forma a integrar uma zona de deformação entre a estrutura e as peças mais elevadas do motor. Com 22 pontos em 36, o Renault Captur posiciona-se, também neste critério, entre os melhores do seu segmento.

A segurança nos genes… e nos equipamentos
O Renault Captur dispõe, de série, de regulador/limitador de velocidade, de testemunhos visuais e sonoros de colocação do cinto de segurança em todos os lugares e do corrector electrónico de trajectória ESC. Neste critério, no qual foram introduzidos em 2013 protocolos de avaliação mais severos, o Renault Captur obteve 7 pontos.

Uma abordagem pragmática e sem concessões
Toda a abordagem da Renault à segurança é baseada na realidade observada nas estradas por forma a propor produtos cada vez mais adaptados a esta realidade. Isto significa que é dada absoluta prioridade às tecnologias mais eficazes para prevenir os riscos de acidente, corrigir as situações inesperadas e proteger os passageiros no caso de um acidente. A abordagem da Renault é global não se resumindo a um equipamento ou a uma tecnologia e, como resultado, a Renault impôs-se ao longo dos anos como uma referência em matéria de segurança automóvel.

No que diz respeito à segurança activa, a qualidade do chassis associado a um modelo numérico auto-adaptativo da dinâmica do automóvel permite determinar de forma precisa as situações de emergência. Para além do ABS e ESC, de série em todas as versões, um conjunto calculador/bloco hidráulico permite integrar igualmente o Sistema Electrónico de Ajuda à Travagem de Emergência (EBA).

O Renault Captur dispõe, também, de modernos equipamentos de ajuda à condução: o sistema de navegação com pilotagem de algumas funções por comando vocal (com o sistema multimédia R-Link) e a automatização de certas funções como o acendimento dos faróis, o arranque dos limpa pára-brisas ou a ajuda ao estacionamento com, em algumas versões, a disponibilidade de uma câmara de marcha-atrás. Todas as versões do Captur dispõem do telefone mãos-livres Bluetooth®.

Rui Augusto
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