
Wolfsburg e o Golf – uma combinação perfeita há 50 anos. A produção em massa da primeira geração do modelo começou na fábrica principal da Volkswagen na primavera de 1974. Esta segunda-feira, a empresa celebrou o aniversário com uma cerimónia sob o lema “50 anos de produção do Golf”. Os convidados reunidos no pavilhão 12 da fábrica de Wolfsburg incluíam empregados da produção do Golf, juntamente com o Conselho de Administração da marca, liderado pelo Diretor Executivo Thomas Schäfer, representantes do Conselho de Administração do Grupo, a Presidente do Conselho Geral e do Grupo Daniela Cavallo e outros membros importantes do Conselho de Empresa, bem como numerosos representantes do mundo da política. O Ministro Presidente Stephan Weil prestou homenagem às extraordinárias realizações da força de trabalho da Volkswagen e à importância económica do Golf para o Estado da Baixa Saxónia e para a Alemanha enquanto potência industrial.
“O Golf é mais do que um automóvel: é um culto! Sou um fã incondicional do Golf e já conduzo um há vários anos. Para muitas pessoas na Baixa Saxónia, o Golf é um pedaço de casa e algo com que se podem identificar. Tal como o VW Beetle foi no passado, o Golf tem sido um símbolo de mobilidade e liberdade durante décadas. Desde 1974, o Golf tem contribuído significativamente para a estabilidade e o crescimento da Volkswagen e da indústria na Baixa Saxónia”, sublinhou Weil. Antes da cerimónia, o Ministro Presidente foi acompanhado por Daniela Cavallo, Thomas Schäfer, Christian Vollmer, membro do Conselho de Produção, e Gunnar Kilian, Diretor de Recursos Humanos do Grupo, numa visita à produção do Golf. O Diretor da Fábrica, Rainer Fessel, explicou como algumas tarefas manuais realizadas pelos funcionários são apoiadas pela Inteligência Artificial.
Durante o evento, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, sublinhou a importância do Golf para a marca Volkswagen. “O Golf está no coração da marca VW e há meio século que representa a mobilidade económica ao mais alto nível técnico. É o automóvel preferido dos alemães, moldou toda uma geração, criou uma classe de veículos e estabeleceu-se como um bestseller internacional em mais de 70 países, com mais de 37 milhões de unidades vendidas. Nós adoramos o Golf!” afirmou Schäfer, acrescentando que o Golf fará a transição para o futuro elétrico. “O modelo da era elétrica manterá todas as características de um verdadeiro Golf em termos de design, inovação, utilidade e qualidade.”
“Há 50 anos, o Golf representava um novo começo e um novo início, à medida que a era do Carocha chegava ao fim. Hoje, é um símbolo de continuidade, fiabilidade e inovação. Como alguém nascido em Wolfsburg, para mim é também um símbolo da minha terra natal na Baixa Saxónia. Jovens ou idosos, profissionais, técnicos ou professores – o Golf é um sucesso em todos os setores da vida e une a sociedade através das gerações. Ao mesmo tempo, o nosso bestseller de Wolfsburg simboliza o que torna a VW tão bem-sucedida: inovação, trabalho de equipa, paixão e colegas dedicados. A nossa família VW em todo o mundo pode orgulhar-se deste feito”, afirmou Daniela Cavallo, Presidente do Conselho de Empresa Geral e do Grupo da Volkswagen AG.
A cerimónia, que foi acompanhada pela música da Volkswagen Big Band, centrou-se nos trabalhadores da fábrica de Wolfsburg. Nicola Benenati, por exemplo, trabalha na produção do Golf há 45 anos, tendo participado na construção das oito gerações. E Roland Walter, que há 40 anos assistiu ao início da produção do Golf de segunda geração no recém-construído pavilhão 54, conversou com Viktoria Schoke, encarregada de formação no pavilhão 12, sobre a evolução da produção nas últimas cinco décadas. Mais de metade dos 37 milhões de Golf vendidos em todo o mundo nos últimos 50 anos foram produzidos na sede da marca: mais de 20 milhões no total.
Os funcionários revelaram um Golf muito especial durante a cerimónia. Os formandos apresentaram um novo Golf 8 que decoraram com um autocolante com imagens de colaboradores. Este modelo único faz agora parte da frota interna da fábrica.
- Realizar o sonho: um Speed Six muito especial - 6 de Fevereiro de 2025
- ŠKODA NA EXPOSIÇÃO RÉTROMOBILE: 130 ANOS DE PATRIMÓNIO AUTOMÓVEL - 6 de Fevereiro de 2025
- VENDAS DE 6 MILHÕES DE VEÍCULOS ELETRIFICADOS NA EUROPA - 6 de Fevereiro de 2025