Menu Fechar

50 ANOS DE PRODUÇÃO DO GOLF: A FÁBRICA DA VOLKSWAGEN EM WOLFSBURG CELEBRA O SEU BESTSELLER

Wolfsburg e o Golf – uma combinação perfeita há 50 anos. A produção em massa da primeira geração do modelo começou na fábrica principal da Volkswagen na primavera de 1974. Esta segunda-feira, a empresa celebrou o aniversário com uma cerimónia sob o lema “50 anos de produção do Golf”. Os convidados reunidos no pavilhão 12 da fábrica de Wolfsburg incluíam empregados da produção do Golf, juntamente com o Conselho de Administração da marca, liderado pelo Diretor Executivo Thomas Schäfer, representantes do Conselho de Administração do Grupo, a Presidente do Conselho Geral e do Grupo Daniela Cavallo e outros membros importantes do Conselho de Empresa, bem como numerosos representantes do mundo da política. O Ministro Presidente Stephan Weil prestou homenagem às extraordinárias realizações da força de trabalho da Volkswagen e à importância económica do Golf para o Estado da Baixa Saxónia e para a Alemanha enquanto potência industrial.

“O Golf é mais do que um automóvel: é um culto! Sou um fã incondicional do Golf e já conduzo um há vários anos. Para muitas pessoas na Baixa Saxónia, o Golf é um pedaço de casa e algo com que se podem identificar. Tal como o VW Beetle foi no passado, o Golf tem sido um símbolo de mobilidade e liberdade durante décadas. Desde 1974, o Golf tem contribuído significativamente para a estabilidade e o crescimento da Volkswagen e da indústria na Baixa Saxónia”, sublinhou Weil. Antes da cerimónia, o Ministro Presidente foi acompanhado por Daniela Cavallo, Thomas Schäfer, Christian Vollmer, membro do Conselho de Produção, e Gunnar Kilian, Diretor de Recursos Humanos do Grupo, numa visita à produção do Golf. O Diretor da Fábrica, Rainer Fessel, explicou como algumas tarefas manuais realizadas pelos funcionários são apoiadas pela Inteligência Artificial.

Durante o evento, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, sublinhou a importância do Golf para a marca Volkswagen. “O Golf está no coração da marca VW e há meio século que representa a mobilidade económica ao mais alto nível técnico. É o automóvel preferido dos alemães, moldou toda uma geração, criou uma classe de veículos e estabeleceu-se como um bestseller internacional em mais de 70 países, com mais de 37 milhões de unidades vendidas. Nós adoramos o Golf!” afirmou Schäfer, acrescentando que o Golf fará a transição para o futuro elétrico. “O modelo da era elétrica manterá todas as características de um verdadeiro Golf em termos de design, inovação, utilidade e qualidade.”

“Há 50 anos, o Golf representava um novo começo e um novo início, à medida que a era do Carocha chegava ao fim. Hoje, é um símbolo de continuidade, fiabilidade e inovação. Como alguém nascido em Wolfsburg, para mim é também um símbolo da minha terra natal na Baixa Saxónia. Jovens ou idosos, profissionais, técnicos ou professores – o Golf é um sucesso em todos os setores da vida e une a sociedade através das gerações. Ao mesmo tempo, o nosso bestseller de Wolfsburg simboliza o que torna a VW tão bem-sucedida: inovação, trabalho de equipa, paixão e colegas dedicados. A nossa família VW em todo o mundo pode orgulhar-se deste feito”, afirmou Daniela Cavallo, Presidente do Conselho de Empresa Geral e do Grupo da Volkswagen AG.

A cerimónia, que foi acompanhada pela música da Volkswagen Big Band, centrou-se nos trabalhadores da fábrica de Wolfsburg. Nicola Benenati, por exemplo, trabalha na produção do Golf há 45 anos, tendo participado na construção das oito gerações. E Roland Walter, que há 40 anos assistiu ao início da produção do Golf de segunda geração no recém-construído pavilhão 54, conversou com Viktoria Schoke, encarregada de formação no pavilhão 12, sobre a evolução da produção nas últimas cinco décadas. Mais de metade dos 37 milhões de Golf vendidos em todo o mundo nos últimos 50 anos foram produzidos na sede da marca: mais de 20 milhões no total.

Os funcionários revelaram um Golf muito especial durante a cerimónia. Os formandos apresentaram um novo Golf 8 que decoraram com um autocolante com imagens de colaboradores. Este modelo único faz agora parte da frota interna da fábrica.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.