Na segunda prova do Campeonato do Mundo de Endurance (WEC) que decorreu no circuito de SPA Francorchamps na Bélgica, a grande dominadora foi a Audi. Esta prova é um grande ensaio para a emblemática prova das 24 Horas de Le Mans. Houve dois portugueses nesta prova, Pedro Lamy foi 6º na categoria GTE-PRO e Rui Águas ganhou a classe GTE-AM onde habitualmente participa.
A Audi não deu hipóteses à concorrência mais directa, ainda que a Toyota se tenha esforçado para tentar bater os bólides alemães na primeira hora e meia da corrida. Porém o andamento dos Audi era muito superior e estes acabaram mesmo por se afastar progressivamente durante o resto da prova. Um dos Toyota oficiais teve uma avaria no sistema hibrido, que subsequentemente causava problemas nos travões ditando assim o seu abandono.
Assim o pódio foi inteiramente preenchido por pilotos da equipa Audi, que uma vez mais demonstraram todo o poderio dos R18. A equipa vencedora era composta pelos pilotos Lotterer, Tréluyer e Fässler. Em quarto lugar ficou o Toyota TS030 a uma volta do primeiro, pilotado por Buemi, Davidson e Sarrazin.
Em quinto lugar ficou a equipa Rebellion e o seu Lola-Toyota pilotado por Heidfeld, Prost e Jani que conseguiram rodar num excelente ritmo.
Na categoria LMP2 os grandes vencedores foram os pilotos Kaffer Pérez-Companc e Minassian que ao volante do Oreca-Nissan conquistaram o triunfo desta categoria.
Entre a categoria GTE-PRO, foi um Ferrari 458 pilotado por Bruni e Fisichella que levou a melhor sobre a mais directa concorrência. Pedro Lamy que esteve presente na prova belga e que lutava nesta categoria não foi além do 6º lugar, pois a performance do seu Aston Martin Vantage não lhe permitiu lutar pela vitória.
Por fim na categoria GTE-AM, o Ferrari da 8 Star Motorsports, pilotado pelo português Rui Águas, foi o grande dominador durante quase toda a prova e acabou assim por conseguir o 1º lugar desta categoria, num resultado muito saboroso.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nH5H9_nUpuY[/youtube]Classificação:
1º Lotterer/Tréluyer/Fässler (Audi R18) 168 voltas
2º Duval/McNish/Kristensen (Audi R18) a 1m05.815s
3º Di Grassi/Gené/Jarvis (Audi R18) a 1m54.992s
4º Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota TS030) a 1 v.
5º Heidfeld/Prost/Jani (Lola-Toyota) a 3 v.
6º Beche/Cheng/Belicchi (Lola-Toyota) a 3 v.
7º Watts/Kane/Leventis (HPD-Honda) a 7 v.
8º Kaffer/Pérez-Companc/Minassian (Oreca-Nissan) a 11 v. (1º LMP2)
9º Pla/Hansson/Brundle (Morgan-Nissan) a 11 v. (2º LMP2)
10º Luhr/Dolan/Turvey (Zytek-Nissan) a 11 v. (3º LMP2)
…
15º Bruni/Fisichella (Ferrari 458) a 19 v. (1º GTE-PRO)
16º Makowiecki/Bell/Senna (Aston Martin Vantage) a 19 v. (2º GTE-PRO)
17º Kobayashi/Vilander (Ferrari 458) a 19 v. (3º GTE-PRO)
…
20º Dalla Lana/Lamy/Stanway (Aston Martin Vantage) a 21 v. (6º GTE-PRO)
21º Malucelli/Águas/Potolicchio (Ferrari 458) a 21 v. (1º GTE-AM)
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