70º ANIVERSÁRIO DO FAMOSO AUTOMÓVEL HISTÓRICO CELEBRADO COM UMA INTERPRETAÇÃO MODERNA

A Bentley Motors criou artesanalmente um exclusivo e único Continental GT Azure inspirado no JAS 949, o exemplo patenteado pela Bentley do icónico R-Type Continental. O novo Continental GT presta homenagem ao JAS 949, um dos ícones de estilo mais importantes na história da Bentley, por ocasião do seu 70º aniversário. O JAS 949 é um dos únicos 208 automóveis R-Type Continental alguma vez fabricados, mas o seu impacto foi muito maior do que este número sugere. Os dois bonitos modelos Bentley, que unem o passado e o presente, foram fotografados juntos num edifício londrino igualmente espetacular que é também uma reinvenção do século XXI de um ícone dos anos 50 – Battersea Power Station no sul de Londres.
O R-Type Continental, considerado “um tapete mágico moderno capaz de aniquilar grandes distâncias”, tornou-se o sedan de luxo de quatro lugares mais rápido do mundo na altura do seu lançamento, em 1952. As três linhas principais do design do veículo – a linha de força da roda dianteira, a traseira e a linha do tejadilho – serviram de inspiração para a primeira geração do Continental GT em 2003 e para todos os Continental GT desde então. Os últimos modelos Azure da família Continental GT continuam a enaltecer a elegância e o design intemporal, vindo diretamente do R-Type Continental, enquanto acrescentam um foco no bem-estar ao volante.
O novo Continental GT Azure faz uso do Mulliner’s Personal Commissioning Guide para prestar homenagem a um dos membros mais icónicos dos 43 modelos que fazem parte da Heritage Collection da Bentley. O JAS 949 é um R-Type da Bentley, e encontra-se na recém-inaugurada Heritage Garage, no campus neutro em carbono da Bentley, em Crewe. A Bentley adquiriu o JAS 949 em 2001 e tem-no mantido em excelentes condições, tanto mecânica como estética.
O JAS 949 foi entregue ao seu primeiro proprietário, o Dr. Rowland Guenin, da Suíça, em dezembro de 1953. Foi encomendado na cor Ivory com interior vermelho e caixa de velocidades manual, uma especificação que conserva hoje, juntamente com o seu motor original de 4,6 litros.
Para recriar da forma mais próxima possível a especificação original do JAS 949 na sua interpretação moderna, foi pintado à mão um novo Continental GT V8 Azure na cor Old English White, uma recriação fiel da cor da tinta original que remonta à década de 1950. O Continental GT apresenta cromados brilhantes, incluindo a grelha de matriz, à imagem da sua musa. No entanto, enquanto o JAS 949 tem jantes de 16″, a nova versão tem jantes de 22″ com acabamento preto polido à mão, tal como o original.
Encontram-se espalhados pelo interior da atraente cabina detalhes em couro Cricket Ball, um material que imita a cor original do couro do JAS 949 e proporciona ao condutor e aos passageiros uma agradável sensação de bem-estar. De forma a criar detalhes contrastantes e preservar as linhas de design da cabina, os bancos têm um debrum de couro Beluga aplicado à mão.
O laminado Burr Walnut, cujos poros abertos dá uma textura mais próxima do acabamento da pátina do JAS 949, proporciona um look contemporâneo. O laminado de poros abertos, selecionado entre os melhores laminados disponíveis, é pintado com apenas três camadas ultrafinas de verniz, tendo um total de apenas 0,1 mm de espessura. Em comparação, o verniz High Gloss da Bentley tem 0,5 mm de espessura e um acabamento brilhante e suave. Cada camada é aplicada à mão e lixada entre aplicações para garantir que o verniz adere às ranhuras naturais da madeira. O acabamento resultante assemelha-se ao enceramento e realça perfeitamente a cor e textura naturais da madeira.
Através do reverenciado artesanato de Bentley, ainda hoje se encontram disponíveis aplicações cross banding. Refletindo os detalhes interiores do JAS 949, o cross banding do novo Continental GT Azure utiliza de grão plano australiano com uma inserção de buxo, realçado com um revestimento Bentley Mulliner num bonito tom dourado. Para completar a cabina foram acrescentados os acabamentos da silhueta do R-Type Continental ao folheado da fáscia e às soleiras.
O desenvolvimento do R-Type Continental original
O R-Type Continental, a criação do Engenheiro Chefe de Projetos, Ivan Evernden, e do Responsável de Styling, John Blatchley, estabelece um padrão que continua a inspirar os designers da Bentley.
As duas carroçarias especiais fabricadas no pré-guerra, o Bentley Embiricos e o Corniche, revelaram os benefícios de uma aerodinâmica melhorada. No início da década de 1950, Ivan Evernden inspirou-se nestas criações únicas para criar um coupé elegante com base no sedan R Type da Bentley.
A potência do motor de 4,566cc, seis cilindros em linha foi aumentada de 140 para 153 cv, e a transmissão apresentava uma maior taxa de transmissão final. O protótipo – OLG 490, apelidado de Olga – fez uma média de 191,11 km/h em cinco voltas, registando a volta mais rápida ligeiramente abaixo dos 193 km/h na pista de Montlhèry, perto de Paris.
Para se aproximarem do seu grande objetivo, os fabricantes HJ Mulliner utilizaram alumínio para fazer a carroçaria, as molduras das janelas, o friso do para-brisas, as luzes traseiras, a estrutura dos bancos e os para-choques. Mesmo com esta redução de peso, a escolha dos pneus era crucial: não existiam no mercado pneus prontos a usar, capazes de movimentar um veículo de duas toneladas a mais de 185 km/h, pelo que os pneus de pista de média distância da Dunlop foram incluídos na especificação.
A primeira unidade de produção em série do R Type Continental foi entregue ao seu proprietário em junho de 1952, e quando a produção foi cancelada no final de 1955, já tinham sido produzidos 208 exemplares do veículo. Destes, 193 foram construídos com a carroçaria da HJ Mulliner. As restantes unidades foram equipadas com carroçarias Park Ward (quatro descapotáveis e dois coupés), Franay (cinco), Graber (três) e Farina (um).
Recriação do tapete mágico da nossa época
O novo Continental GT Azure foi desenhado para melhorar o bem-estar e conforto dos ocupantes do veículo e faz de cada viagem uma experiência relaxante, independentemente da distância percorrida.
Os bancos são a base do conforto e controlo de condução, e todos os modelos Bentley Azure vêm de série com a Front Seat Comfort Specification, que inclui uma função de massagem com seis ajustes programáveis que permitem constantes micro ajustes para os músculos e postura, essenciais na prevenção da fadiga, juntamente com os apoios laterais ajustáveis, ajuste eletrónico do cinto de segurança e encostos de cabeça confortáveis.
Outro elemento-chave do Continental GT Azure é o Bentley Dynamic Ride, o sistema de controlo ativo de barras anti rolamento de 48V que aumenta o conforto do condutor e limita o deslizamento com o objetivo de uma condução mais suave e relaxada. O sistema protege tanto o condutor como os passageiros de movimentos exagerados ao desengatar eletronicamente as barras estabilizadoras quando necessário para tornar a condução mais suave, aplicando depois um binário estabilizador de até 1300 Nm em 0,3 segundos quando se faz uma curva para manter a carroçaria fixa e estável.
O Continental GT Azure também vem de série com a Touring Specification, que inclui sistemas de assistência à condução destinados a dar ao condutor uma sensação de confiança e um controlo relaxado em todas as condições climatéricas e de trânsito. O Adaptive Cruise Control mantém uma distância pré-estabelecida do veículo da frente, abrandando (ou a parar totalmente, se necessário) se o veículo da frente fizer o mesmo e retomando a velocidade definida quando a faixa de rodagem se encontrar livre. Em conjunto com o Lane Assist, o Traffic Assist e o Bentley Safeguard, o sistema da Bentley de radares e câmaras de bordo monitoriza constantemente o trânsito e as estradas adjacentes e pode intervir se necessário para prevenir ou evitar um acidente.
O ambiente relaxante e revigorante da cabina do Azure foi desenhado para reduzir a fadiga de condução através da sua configuração multissensorial baseada nos últimos avanços científicos e para melhorar a segurança automóvel. Estudos demonstraram que a fadiga está associada, em maior ou menor grau, a 20% de todos os acidentes de viação.
A sensação de controlo relaxado do condutor é ainda melhorada pelo ecrã frontal, que mostra todas as indicações e a navegação diretamente no campo de visão, e pela Night Vision, que utiliza câmaras infravermelhas para identificar peões, ciclistas e fauna que se encontram fora do raio dos faróis LED.
Uma História de Aperfeiçoamento
A Bentley distingue-se de outras marcas automóveis pela sua constante procura de ultrapassar os limites da performance e do requinte. Mesmo nos primeiros dias da empresa, quando os Bentley Boys estavam a ganhar corridas em Brooklands e Le Mans com os seus incríveis carros Racing Green, o fundador da empresa W. O. Bentley estava obcecado pela procura de suavidade e refinamento. “Tive de aguentar com muito barulho no meu tempo, e é algo que não me agrada”, escreveu na sua autobiografia, acrescentando: “Odeio barulho só porque sim. Para mim, é muito melhor ir a 110 km/h em silêncio do que 130 km/h com barulho”. Os atuais modelos Azure da Bentley são mais silenciosos a 240 km/h do que qualquer carro em que W.O. Bentley pudesse ter conduzido a 110 km/h.
O novo Continental GT Azure junta-se agora à frota de imprensa da Bentley no Reino Unido, onde ficará disponível para os meios de comunicação, que também terão a oportunidade de conduzir o JAS 949.
R-Type Continental – JAS 949 | Continental GT Azure | |
Data de fabrico | 1953 | 2023 |
Carroçaria | Grand Tourer de duas portas e quatro lugares, construído pela HJ Mulliner em alumínio sobre uma estrutura de aço. | Monobloco de aço e alumínio, painéis exteriores de alumínio superformado. |
Motor | 4,566 cc em linha de 6 cilindros com válvulas de admissão suspensas com pushrod e válvulas de escape laterais. Bloco de ferro fundido, cabeça de cilindro em alumínio. Carburador Zenith downdraft. | TSI 3,996 cc V8, dois turbocompressores de dois cilindros paralelos, injeção direta, 32 válvulas com desativação do cilindro. Bloco e cabeças de alumínio. |
Potência | 114 kW (153 cv) a 4,000 rpm. | 404 kW (542 bhp) a 6,000 rpm. |
Transmissão | Tração às rodas traseiras, caixa de 4 velocidades com relações de transmissão curtas. | Caixa de dupla embraiagem de oito velocidades ZF, com tração às quatro rodas ativa. |
Chassis | Suspensão dianteira independente com molas helicoidais, duplo braço triangular e barra estabilizadora. Suspensão traseira de eixo vivo com molas semielípticas. Amortecedores de duplo efeito de alavanca de braço; controlo de condução na traseira. | Duplo braço triangular frontal de alumínio, design de multi-link traseiro em alumínio, barras anti rolamento ativas de 48V, suspensão pneumática de três câmaras, controlo contínuo de amortecimento. |
Dimensões | Distância entre eixos: 304,8cm; comprimento: 524,51cm; largura: 181,61cm.Peso: 1700kg. | Distância entre eixos: 285,1cm; comprimento: 485cm; largura: 218,7cm.Peso: 2165kg. |
Prestações | 185 km/h. 0-100 km/h em 13,6 seg. | 318 km/h. 0-100 km/h e 4,0 seg. |
Um local icónico para fotografar um Grand Tourer que é igualmente icónico
A Battersea Power Station é uma referência em Londres há mais de 90 anos. A sua construção começou nos finais dos anos 20, e em 1955 a segunda metade da central elétrica, a Power Station B, e a icónica quarta e última chaminé foram concluídas, permitindo-lhe fornecer um quinto da eletricidade consumida em Londres no seu auge. A Bentley Motors também cresceu e desenvolveu-se no mesmo período: cresceu com sucesso na Le Mans nos anos 20, e nos anos 50, depois de abrir a sua fábrica em Crewe, lançou o icónico R Type Continental.
A Battersea Power Station foi desativada em 1983 e permaneceu inativa durante quase 30 anos até 2012, quando um grupo de empresas da Malásia comprou este lendário ícone londrino e a sua área circundante para recuperar a antiga glória e transformá-lo num dos mais interessantes e inovadores espaços de uso misto do mundo. Hoje, Battersea Power Station é uma área apelativa para todos os públicos, oferecendo uma mistura viva de lojas, bares, restaurantes, experiências de lazer, residências e espaços públicos que continua a crescer.
O edifício e os espaços envolventes foram o local perfeito para fotografar o novo Continental GT Azure e o JAS 949 juntos, uma vez que tanto os carros como a localização refletem o melhor dos anos 50 e do presente.
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