Menu Fechar

75 ANOS DE AUTOMÓVEIS DESPORTIVOS PORSCHE: A CELEBRAÇÃO DE UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

Em 1948, Ferry Porsche realizou o sonho de construir um automóvel desportivo: com a sua equipa produziu o Porsche 356 ‘No.1’ Roadster. Marcou o nascimento de uma marca lendária e lançou as bases para uma história de sucesso, para a lenda Porsche. O construtor de automóveis desportivos cumprirá o seu 75º aniversário em 2023 com celebrações em todo o mundo e com o Porsche Vision 357.

“75 anos de Porsche são sinónimo de espírito pioneiro, paixão e sonhos. Estamos a celebrar com pessoas inspiradas pelos sonhos”, diz Oliver Blume, Chairman of the Executive Board of Porsche AG. As celebrações começam com a exposição especial ’Driven By Dreams. 75 anos de desportivos Porsche’, que abre ao público no dia 27 de janeiro no ‘DRIVE. Volkswagen Group Forum’ em Berlim. Esta exposição estará disponível até ao dia 10 de setembro de 2023. Os visitantes vão poder conhecer as visões e parcerias da história de sucesso da Porsche, bem como fazer um registo dos seus próprios sonhos e valores através de um módulo digital.

‘Driven by Dreams’ define a essência da marca. Para além disso, o slogan reflete a abordagem das pessoas que trabalham na Porsche todos os dias para realizar os sonhos dos clientes em todo o mundo. “Estamos orgulhosos da nossa herança. É a base para um futuro de sucesso. Associamos a nossa herança à inovação e ao progresso – e acrescentamos continuamente novos momentos extraordinários à história única da Porsche”, explica Blume.

Uma retrospetiva sobre a viagem conceptual para o futuro

O Porsche Vision 357 – uma homenagem ao 356 – é um excelente exemplo do que pode ser visto pela primeira vez em Berlim. Com este veículo, a equipa Style Porsche traz o design monolítico para o presente e mostra possíveis interpretações de uma filosofia de design do futuro: um exemplo marcante é a melhoria consistente da assinatura de luz, que é simultaneamente progressiva e visionária na forma como remete para o futuro. O conceito fundamental reflete a interação entre a tradição e a inovação: como seria o automóvel desportivo de sonho de Ferry Porsche na atualidade?

“Com o Porsche Vision 357, criámos um presente de aniversário muito especial. Este sublinha a importância do nosso ADN de design baseado no 356”, diz Michael Mauer, Vice President Style Porsche. “O estudo é uma tentativa combinar, de forma coerente, o passado e o futuro. As proporções fazem lembrar o modelo histórico, enquanto os detalhes dão uma visão do futuro”. Construído com base na plataforma do 718 Cayman GT4 RS com 368 kW (500 CV), o Porsche Vision 357 representa a performance excecional dos automóveis desportivos.

O design tem sido uma componente elementar da lenda Porsche desde o começo. Estudos visionários e concept cars formam a base de um design inconfundível e inovador. “Pensar de forma criativa no futuro é uma das principais responsabilidades da Style Porsche. Os estudos conceptuais são o conjunto de ideias que alimentam o design de amanhã”, diz Mauer. “Estamos perpetuamente numa viagem conceptual para o futuro da mobilidade. Novamente, a história da marca serve como fonte de inspiração. Olhar para a nossa tradição com um concept car do futuro não é tão paradoxal como possa parecer. A liberdade criativa também é importante: é aqui que podem surgir ideias valiosas, aquelas que nos ajudam a imaginar a nossa filosofia de design consistente rumo a novas direções inovadoras”. 

Outras celebrações e localizações

A Porsche vai continuar a celebrar o aniversário nos arredores de Estugarda, na Retro Classics. O principal salão da cultura automóvel clássica decorre entre os dias 23 e 26 de fevereiro. No dia 9 de junho, o Porsche Museum em Estugarda-Zuffenhausen vai inaugurar uma extensa exposição especial. Nos dias 10 e 11 de junho, a Porsche Germany vai celebrar o aniversário no ‘Festival of Dreams’ em Hockenheimring. No Porsche Experience Center o construtor de automóveis desportivos vai mostrar a história, presente e futuro da marca. Haverá exposição de veículos, ‘Dream Talks’, atuações ao vivo, várias experiências temáticas e uma infinidade de outros destaques e experiências fascinantes para os aficionados da Porsche, membros do Porsche Club, comunidades de automóveis, fãs e clientes de todas as idades. Os visitantes mais jovens vão divertir-se na área ‘Kids World’. O ‘Festival of Dreams’ oferece ainda opções de estadia, como uma área específica para roulottes e carrinhas. Por fim, o desporto automóvel vai desempenhar um papel importante: para além da transmissão em direto das 24 Horas de Le Mans, também estarão presentes a Porsche Carrera Cup Deutschland, a Porsche Carrera Cup Benelux e a ADAC GT Masters.

Roadshow e exposições em todo o mundo

A história de sucesso dos ’75 anos de desportivos Porsche’ será também celebrada no Petersen Automotive Museum em Los Angeles, na exposição a maior altitude do mundo no Grossglockner, e no Swiss Museum of Transport em Lucerna. Para além disso, os materiais da exibição ‘Driven by Dreams’ vão passar por mais de 60 destinos na Europa e nos Estados Unidos da América numa ‘Heritage Truck’ com um design específico de celebração do aniversário. As atividades vão ser concluídas no festival automóvel ‘Rennsport Reunion’ na Califórnia, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro.

60 anos do 911 e os 100 anos de Le Mans

Em 2023 existem ainda duas grandes celebrações: 60 anos do 911 e os 100 anos das 24 Horas de Le Mans. Desde a apresentação no International Motor Show (IAA) em setembro de 1963 que o 911 deslumbrou o público e, com o seu design icónico e experiência de condução incomparável, enraizou-se na memória dos fãs de automóveis desportivos de todo o mundo. A organização da mítica corrida de endurance também tem motivos para celebrar: nos dias 10 e 11 de junho celebra-se o centenário das 24 Horas de Le Mans. Todos os construtores de automóveis desportivos sonham com o sucesso no Circuit des 24 Heuers du Mans, e a Porsche tem uma relação próxima com esta prova clássica: é a marca mais bem-sucedida em Le Mans, para além de ser a única a estar presente em todas as provas de 24 horas desde 1951. Durante este período, a Porsche conquistou 110 vitórias nas respetivas classes e 19 vitórias à geral. 

Dados medidos em conformidade com o procedimento de ensaios WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure – Procedimento Mundial Harmonizado para Ensaios de Veículos Ligeiros), um procedimento de medição realizado em condições mais estritas e realistas para determinar os dados de consumo e de emissões contaminantes (CO2), requerido por lei.

Os elementos adicionais e os complementos (acessórios, modelos de pneumáticos, etc.) podem modificar de forma substancial os parâmetros de um veículo, como, por exemplo, o peso, a resistência ao rolamento e a aerodinâmica e, em conjugação com as condições meteorológicas e de trânsito, bem como com a condução individual, podem afetar tanto o consumo de combustível e ou de eletricidade, bem como o nível de emissões de CO2 e os valores das prestações do veículo.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.