8º Caramulo Motorfestival

Published On 8 de Setembro de 2013 | Sem categoria

caramulo motorfestiva classicos 8º Caramulo Motorfestival

A 8ª edição do Caramulo Motorfestival prometia muita emoção a todos os visitantes adeptos dos automóveis. O Caramulo Motorfestival – Festival Internacional de Veículos Clássicos e Desportivos é provavelmente o evento automobilístico mais importante que decorre em Portugal e que conta com a maior diversidade de veículos e actividades à volta dos automóveis. Não faltam motivos de interesse para que todos os adeptos do automobilismo passem um fim-de-semana muito interessante.

Nestes 3 últimos dias, foi possível ver centenas de veículos, desde os clássicos, os automóveis de competição, todo-o-terreno, automóveis desportivos modernos, e até muitas motos e até um avião acrobata.

BMW 635 630x380 8º Caramulo Motorfestival

Apesar dos incêndios que assolaram esta região, a situação na vila do Caramulo assim como em toda a área onde decorre o Motorfestival e a Rampa do Caramulo estavam normalizadas, estando garantida toda a segurança do espaço para a realização do evento, mas para quem estava habituado a chegar ao evento envolto numa paisagem verde, este ano as vistas eram bem mais diferentes.

lancamento-sementes-caramulo

A organização do Caramulo Motorfestival conseguiu fundos para oferecer pelo menos 5000 árvores contribuindo para a reflorestação da Serra do Caramulo. No sábado houve até um lançamento de balões carregados de sementes simbolizando a acção e que foi recebida com muitas palmas. Havia um local específico para que por um valor de 1€ se pudessem oferecer 2 arvores à serra.

bombeiros

Os bombeiros também não foram esquecidos, ficando um profundo agradecimento e reconhecimento pelo esforço e dedicação dos Bombeiros, Protecção Civil, Exército Português e demais entidades envolvidas no combate aos incêndios que deflagraram no Caramulo nas últimas semanas.

stratos-bertone

Este ano estiveram mais uma vez presentes muitos automóveis clássicos, provenientes de muitos clubes e particulares que aceitaram o convide de adquirir o pacote clássico, no valor de 10€, e cuja receita reverte para a manutenção do Museu do Caramulo. Uma das vantagens deste pacote era a possibilidade de participar na subida da rampa em desfile.

carros-1

A Rampa do Caramulo, um dos principais interesses do Motorfestival, está inserida no Campeonato de Portugal de Montanha e tem uma extensão de 2,8km. Durante os dois dias, o público assistiu a diversas subidas alternando entre as provas de velocidade e regularidade. O publico esteve também presente ao longo da rampa, alguns com uma logística elaborada para poderem assistir a todo o evento sem passar sede ou fome.

Pedro-salvador

A vitória final da rampa do Caramulo foi para Pedro Salvador mais uma vez, que apesar de ter passado por algumas dificuldades com a embraiagem, não o impediram de vencer. No final Pedro Salvador fazia um balanço muito positivo.

Salvador Patrício Gouveia ficou em primeiro lugar na prova Regularidade da Rampa Histórica do Caramulo, e nas restantes categorias os vencedores foram Carlos Fernandes, na Categoria Circuito; Joaquim Rino, na Categoria Fórmulas; António Nogueira, na Categoria GT; e Mário de Pais Sousa Jr, na categoria de Rali.

ferrari

Aconteceram também os tradicionais passeios históricos. Muitos destes passeios terminam no Caramulo, ficando os automóveis em exposição em frente do museu ou no parque de clássicos. Alguns dos passeios que aconteceram foram Passeio Histórico Viseu-Caramulo, Passeio Histórico Salamanca-Caramulo, Passeio Ferrari, Passeio Harley-Davidson, Passeio Targa Clube, Concentração Porsche Club Portugal, Passeio Honda S2000.

encontro-s2000

A Rampa Histórica reuniu também um conjunto muito interessante de clássicos, nos quais se destacam os dois carros de fabrico Português, o Edfor e o Alba. Foram também convidados vários pilotos e personalidades famosas. Por ex Rui Veloso subiu a rampa ao volante do Citroën DS 21 Pallas de 1968.

carros-2

A Feira de Automobília marcou também presença mais uma vez, depois do sucesso do ano anterior. Aqui os visitantes podem comprar, trocar ou vender todo o tipo de peças de automobilia, designadamente peças de automóveis, miniaturas, posters antigos, e muitas curiosidades.

feira-automobilia

Outra das novidades era a exposição “Rush”, do artista João Louro. Trata-se de uma exposição temporária, pensada à volta de nove peças de arte, algumas inéditas, produzidas expressamente para esta exposição. O conjunto das obras, transportam os visitantes para a estética e imaginário associado à sensação da velocidade e de adrenalina. Esta exposição ficará numa das salas do museu até Janeiro de 2014.

museu

rush-exposicao

A organização fez um excelente trabalho e o evento decorreu sem problemas. Uma palavra ainda para os patrocinadores do Caramulo Motorfestival, em especial a ENI, junto com o Museu do Caramulo, o BPI, a rádio M80, a Ford-Garagem Lopes e a RTP Memória.

competicao

E foi assim um fim-de-semana em cheio, com os automóveis a dominiar. Disponibilizamos uma galeria com mais de 1000 fotos do evento. Acedam a Caramulo Motorfestival 2013.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.