A 1ª vitória do POLO WRC no campeonato

Published On 10 de Fevereiro de 2013 | Desporto

vw-polo-wrc-suecia

Com Sébastien Ogier ao volante a vitória no Rali da Suécia, acabou por dar ao Volkswagen Polo R WRC a sua primeira vitória no mundial de ralis, o que dá boas perspectivas à marca alemã de poder discutir o título no seu ano de estreia. Para a marca alemã, este é o seu segundo triunfo nesta disciplina automóvel, a primeira vitória surgiu pelas mãos de Kenneth Eriksson no Rali da Costa do Marfim de 1987.

Já o campeão do mundo Sébastien Loeb, acabou por ser segundo classificado na prova. Se no primeiro rali deste ano tinha conseguido bater o seu compatriota Ogier, na Suécia acabou por ter que se render ao domínio do ex. colega de equipa. E já se perspectiva um futuro campeão ao estilo do “dominador” Loeb. E sabendo que Loeb só volta no rali da Argentina em Maio, e pelas qualidades exibidas por Ogier num rali que anteriormente era dominado pelos pilotos nórdicos, poderemos estar perante um futuro (grande) campeão.

Ogier foi o melhor na qualificação e acabou mesmo por vencer a PowerStage. No último troço acabou mesmo por não baixar o ritmo e venceu. Lidera o campeonato com três pontos de avanço sobre Loeb, o mesmo que vai entrar de féria do campeonato.

O domínio de Ogier foi surpreendentemente avassalador, no que era considerado um rali muito difícil para máquinas e pilotos. Surpreendeu não só o piloto como o carro em si, provando que a VW fez o seu trabalho de casa, e os inúmeros testes efectuados antes do mundial de ralis ter início, estão a dar frutos. Parece que o Polo WRC é mesmo um automóvel fiável e muito rápido. Porém fica a dúvida sobre a sua performance quando chegarem os ralis em pisos de terra.

E essas dúvidas poderão ser esclarecidas já dentro de três semanas no rali do México e posteriormente no rali de Portugal.

Os restantes lugares da classificação ficaram preenchidos da seguinte forma: No 3º lugar ficou Mads Ostberg em Ford Fiesta RS WRC e em 4º lugar ficou Jari-Matti Latvala com o outro Volkswagen Polo R WRC.

Thierry Neuville pilotanto um Ford Fiesta RS WRC conseguiu terminar a prova num “saboroso” 5º lugar, uma vez que se encontrava em 6º. E para esse facto contribuiu mais capotanço, de Evgeny Novikov. Este último acabaria por terminar o rali em 9º. Já o 6º lugar pertenceu a Juho Hänninen em Ford Fiesta RS WRC.

A classificação em detalhe dos 10 primeiros:
1. Sebastien Ogier VW 3h11m41.9s
2. Sebastien Loeb Citroen + 41.8s
3. Mads Ostberg Qatar M-Sport Ford + 1m24.5s
4. Jari-Matti Latvala VW + 1m30.6s
5. Thierry Neuville Qatar M-Sport Ford + 5m06.4s
6. Juho Hanninen Qatar M-Sport Ford + 5m43.1s
7. Martin Prokop Czech Ford + 11m25.4s
8. Henning Solberg M-Sport Ford + 11m42.7s
9. Evgeny Novikov Qatar M-Sport Ford + 13m04.7s
10. Yazeed Al Rahji Yazeed Ford + 16m27.0s

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.