A Alfa Romeo tem o prazer de anunciar o renascimento do “fuoriserie” (construído à medida) 33 Stradale, um verdadeiro manifesto das capacidades da marca italiana – agora e no futuro – em termos de estilo e experiência de condução. Com apenas 33 unidades exclusivas, alinhadas com um processo artesanal único, o novo coupé de dois lugares combina a herança e o futuro da Alfa Romeo como um símbolo do nobre desportivismo italiano.
Para tornar um sonho realidade, o ingrediente essencial é uma boa dose de coragem e uma pitada de loucura saudável, a mesma receita para o carro histórico considerado por muitos como um dos mais belos de sempre, o 33 Stradale de 1967. Hoje, com a mesma ousadia e visão, a equipa da Alfa Romeo concebeu e desenvolveu o novo 33 Stradale, uma autêntica obra de arte em movimento, uma combinação perfeita de beleza e tecnologia.
O novo 33 proporciona uma experiência de condução emocionante e o charme imortal de um ícone para um círculo muito pequeno de entusiastas que estiveram envolvidos desde o início. O novo 33 Stradale foi desenvolvido na recém-criada “Bottega” da Alfa Romeo, onde os designers, engenheiros e historiadores da marca se reuniram inicialmente com potenciais compradores para criar cada carro, tal como nas boutiques artesanais renascentistas e nas oficinas de construtores de carroçarias italianos de renome.
“Com o novo 33 Stradale, queríamos criar algo que estivesse à altura do nosso passado, que servisse a marca e que deixasse orgulhosos os fãs do Alfisti. Este resultado só poderia ter sido alcançado graças à perícia, ao trabalho árduo e à paixão da nossa equipa, com o apoio da direção que tem a clara ambição de contribuir para escrever capítulos no futuro da marca, no pleno respeito pela sua história única”, afirmou Jean-Philippe Imparato, CEO da marca Alfa Romeo. “Este é o primeiro automóvel fuoriserie (construído por medida) da marca desde 1969 e prometo que não será o último.”
Produzido pela Alfa Romeo Centro Stile, o novo 33 Stradale é inspirado no histórico modelo de 1967, com enriquecimentos na beleza escultural e elementos de design da nova linguagem de estilo da Alfa Romeo. O exterior apresenta um equilíbrio perfeito de proporções, volumes e propriedades de superfície para alcançar o epítome da beleza necessária da Alfa Romeo.
O design avançado tem uma postura poderosa e musculada. As características de destaque incluem o icónico escudo e a complexa iluminação de base elíptica.
O perfil é dinâmico e esguio, com portas em borboleta que apresentam duas grandes entradas de ar. A carroçaria é projectada para a frente, com superfícies modeladas de acordo com a expressão formal da Alfa Romeo. As aberturas de canto das portas e o grande teto de abrir envolvente proporcionam ao condutor uma visão única do cockpit do avião. A abertura do capot e das portas realça o design teatral do automóvel.
O design “brutal” da traseira é equilibrado pela frente sinuosa com a altura máxima localizada no meio do tejadilho, um elemento de design único. O espaço exprime a força do automóvel, graças à cauda truncada, a um grafismo em forma de V e aos grupos de luzes traseiras redondas.
O belo design também desliza pelo ar com eficiência aerodinâmica. Um Cx de 0,375 a zero Cz é alcançado sem a ajuda de sistemas activos.
Estão disponíveis dois níveis de equipamento: Tributo e Alfa Corse. O interior é um exemplo de design minimalista que visa o maior envolvimento possível na condução sem distrair o condutor. O número limitado de comandos para os sistemas comuns encontra-se na consola central.
Diretamente à frente do condutor encontra-se o ecrã telescópico 3D, que envolve o condutor numa interação inédita.
O volante, desprovido de todos os seus botões habituais, oferece uma experiência de puro prazer de condução. O painel de instrumentos, ao estilo de um cockpit, dispõe de comandos situados a diferentes níveis, incluindo acima da cabeça, no forro do tejadilho. O painel de instrumentos e o túnel central, inspirados na aviação, utilizam materiais como o alumínio, a fibra de carbono, a pele e a Alcântara. Os bancos envolventes reinterpretam os do seu antecessor, garantindo conforto e ergonomia. Cada detalhe foi concebido para criar um ambiente exclusivo e envolvente, mantendo a herança estética e técnica do 33 Stradale de 1967.
The Alfa Romeo team has set itself the ambitious goal of offering a driving experience like that of a track car, but in a model suitable for daily use on the road, without compromising on comfort and safety. Working with F1 driver Valtteri Bottas, the Finnish champion will support the tuning of the car at the Balocco Proving Ground in the province of Vercelli in Italy, thus bringing the F1 experience to everyday driving and ensuring the unmistakable Alfa Romeo handling.
The new Alfa Romeo can be equipped with a twin-turbo V-6 engine with over 620 horsepower. The engine is fed to the rear wheels via an eight-speed DCT gearbox and an electronic limited-slip differential helps put the power to the ground.
The optional BEV configuration delivers over 750 horsepower with a WLTP range of 450 km.
Performance is excellent in both versions. The top speed is 206 mph/333 km/h with a 0 to 100 km/h time of less than three seconds.
The new 33 Stradale features the best of Alfa Romeo engineering, with active double wishbone suspension. A front axle lift system allows the front to lift when passing obstacles such as speed bumps, rails or when entering parking lots or garages, to prevent damage to the bodywork. The driver can activate this function via the “Assetto” (configuration) control on the center console when driving at less than 40 km/h. The hydraulic system raises the front axle by around 50 mm to overcome the obstacle. The system returns to normal height when you manually deactivate the system or exceed the set speed limit.
The aluminum H-chassis and carbon fiber monocoque promise rigidity and lightness. To ensure high rigidity and safety qualities, a carbon fiber and aluminum roof structure has been designed, which supports the hinged butterfly doors. The window frames are also made of carbon fiber. Continuing with the lightweight theme, the rear window is made of polycarbonate.
A driving mode selector on the central tunnel has two operating modes. Strada (road) mode is activated when the car is started, which guarantees comfort and driving pleasure with smooth power delivery, moderate pedal sensitivity, compliant suspension and active exhaust valves that don’t open below 5,000 rpm. In Track mode, the customer chooses an adrenaline-fueled open exhaust valve option with maximum power, greater pedal sensitivity and firm suspension for greater control. Fast Start is available via the Quadrifoglio button on the central tunnel. The system works the gearbox, traction control and power delivery to maximize acceleration, preventing the wheels from slipping. In Track mode, the driver can also choose to deactivate the traction control systems.
Alfa Romeo’s brake-by-wire system and Brembo carbon-ceramic brakes offer high-performance braking power – from 100 km/h to 0 in less than 33 m. Brake pressure and stability control depend on the selected driving mode. Produced by Brembo for Alfa Romeo, the carbon-ceramic brakes guarantee high performance and ensure reactive braking with a reduced fading effect at high temperatures. At the front and rear, the discs are ventilated and drilled with a six-piston aluminum monobloc caliper at the front and a four-piston system at the rear.
O projeto 33 criou a necessidade da Alfa Romeo Bottega, uma equipa de profissionais que trabalhou em estreita colaboração com os clientes para conceber 33 veículos únicos e exclusivos. A Bottega inspira-se nas oficinas renascentistas e nos construtores de carroçarias dos anos 60, que criaram obras de pura beleza, de acordo com os requisitos dos seus clientes. Da mesma forma, os clientes foram envolvidos no processo criativo desde o início do projeto 33. As primeiras reuniões com alguns clientes tiveram lugar no Grande Prémio de Monza de 2022, onde começou a oportunidade de expressar os desejos. Em poucas semanas, todas as 33 unidades foram vendidas. A Bottega tem a sua sede na Sala del Consiglio do museu de Arese, onde foi aprovado o projeto do 33 Stradale de 1967. Para garantir que a história e o carácter icónico são respeitados, a aprovação final de cada carro foi concluída pelo Comité 33. Presidido pelo CEO da Alfa Romeo, o grupo inclui a liderança da marca em vários departamentos.
Apenas 33 unidades serão produzidas, através de um programa dedicado que permitiu aos clientes desenvolver elementos estilísticos funcionais em conjunto com a equipa da Alfa Romeo: entradas de ar, jantes e até o distintivo escudo frontal. Por conseguinte, não haverá dois automóveis iguais. Cada um é uma obra-prima sobre quatro rodas, tornando-se parte da história da Alfa Romeo. A exclusividade continua no processo de registo, que permite aos clientes atribuírem pessoalmente o número de chassis. O VIN específico inclui oito dígitos escolhidos pelo cliente e também é marcado no túnel central. Para a experiência consolidada no domínio dos automóveis exclusivos feitos à medida, a Alfa Romeo empregará a perícia da Carrozzeria Touring Superleggera para construir os automóveis. São assim assegurados padrões de qualidade à medida, com uma atenção obsessiva aos pormenores.
O 33 Stradale de 1967 foi derivado diretamente do Tipo 33, o monarca do automobilismo mundial daquela época. Conhecido como Projeto 33, o programa marcou o regresso da Alfa Romeo às corridas, liderado por Giuseppe Eugenio Luraghi, o então presidente da marca, e Carlo Chiti, chefe do recém-formado departamento de corridas da Autodelta. O contrarrelógio de Fléron, perto de Liège, foi escolhido para a sua estreia. O piloto era o chefe de testes da Autodelta, Teodoro Zeccoli. A 12 de março de 1967, o 33 entra no mundo das corridas de automóveis e obtém uma vitória imediata. Esta foi a primeira de uma longa linha de sucessos, incluindo vitórias no Campeonato de Marcas em 1975 e 1977. Na onda de entusiasmo, a Alfa Romeo produziu o 33 numa edição muito limitada para particulares, como um automóvel fuoriserie (construído por medida) que combinava as performances do Tipo 33 de competição com o conforto e a dirigibilidade adequados à utilização quotidiana. O projeto foi confiado a Franco Scaglione, que colocou os seus conhecimentos técnicos e ousadia criativa no design do 33 Stradale, resultando numa obra-prima onde a inovação no estilo se mistura com a procura de aerodinâmica e funcionalidade.
O design do 33 Stradale 1967 é a quintessência da beleza de um automóvel. As expressões são o equilíbrio das formas, a pureza das linhas, a elegância de cada pormenor. Entre 1967 e 1969, foram produzidos apenas 18 veículos, um dos quais é atualmente conservado no Museu Alfa Romeo em Arese. Seis dos chassis originais foram utilizados para realizar protótipos, que se estenderam por duas décadas de design automóvel: o Carabo (1968), o P33 Roadster GS (1968), o 33/2 Coupé Speciale (1969), o Cuneo (1971), o Iguana (1969) e o Navajo (1976). Em suma, o 33 Stradale é um modelo lendário que marcou não só a história da Alfa Romeo, mas também do design italiano.
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