O renascimento da marca fundada por Jean Rédélé começou em 2013, com os A450, A460, A460B, A470 e A480 a competir nas 24 Horas de Le Mans. Os sucessos na LMP2 em 2016, 2018 e 2019, juntamente com a experiência adquirida, foram as marcas deste período que antecedeu o regresso da Alpine ao mais alto nível da disciplina.
Antes de enfrentar a joia da coroa do calendário no Circuit de la Sarthe, a Alpine Endurance Team fez o balanço do seu A424 Hypercar nas suas três primeiras corridas do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA em Losail, Imola e Spa-Francorchamps.
Desde meados de maio, a equipa testou no Circuito Paul Ricard, onde Ferdinand Habsburg pôde voltar ao volante após a sua recuperação. Os Bleus procederam então a uma revisão completa dos seus dois Hypercars e, para se prepararem para qualquer eventualidade numa corrida que apresenta desafios incomparáveis tanto para os pilotos como para as máquinas, a equipa também realizou um trabalho de preparação detalhado em peças sobressalentes antes de um shakedown final na sexta-feira passada.
Na segunda-feira, a Alpine Endurance Team instalou-se nos seus aposentos no circuito. Antes de entrarem em pista, todos os concorrentes têm de participar no Scrutineering, as primeiras verificações administrativas e técnicas que permitem aos comissários da FIA e do ACO inspecionar meticulosamente os elementos-chave de cada carro inscrito. Este primeiro ponto alto ocorre na sexta-feira, às 14h40, no centro da cidade, para a Alpine e as suas duas equipas, cujo equipamento completo será igualmente verificado.
Depois de um desfile no sábado à tarde no centro de Le Mans, os Alpine A424 entrarão no Circuito de la Sarthe no domingo, pela primeira vez, nas duas sessões de três horas do Dia de Teste. Embora Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere, Charles Milesi, Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chatin conheçam bem as subtilezas do circuito, estes primeiros testes serão cruciais para os ajudar a orientarem-se nesta pista de 13,626 km de comprimento, famosa pela sua reta Mulsanne.
Os pilotos irão afinar as suas configurações, aperfeiçoar as suas paragens nas boxes e estudar o comportamento dos diferentes compostos de pneus fornecidos pela Michelin. A equipa terá também um imperativo: permitir a Mick Schumacher prosseguir o processo imposto a todos os estreantes em Le Mans, graças à experiência da equipa e dos seus companheiros, três dos quais já obtiveram vitórias na categoria em Le Mans.
O ritmo dos preparativos será então acelerado. Após um primeiro dia de análise dos dados recolhidos, os trabalhos prosseguirão na terça-feira com o tradicional Pit-Walk para o público. A ação será retomada com a primeira sessão de treinos livres na quarta-feira, antes da sessão de qualificação de uma hora, seguida de mais duas sessões de treinos livres na quarta-feira à noite e na quinta-feira à tarde, antes da Hyperpole, onde os oito primeiros classificados de cada categoria disputarão uma batalha a alta velocidade para determinar as oito primeiras posições da grelha em cada categoria.
Após uma última sessão de treinos noturnos e o famoso desfile de pilotos no centro da cidade na sexta-feira, a Alpine Endurance Team regressará à pista no sábado de manhã para um aquecimento de 15 minutos. Algumas horas mais tarde, o arranque das 24 Horas de Le Mans será dado pelo embaixador dos programas de igualdade de oportunidades da Alpine, Zinédine Zidane, com uma impressionante equipa de 62 carros, incluindo 23 a competir na categoria Hypercar. Para a Alpine, o objetivo será simples: continuar a aprender na corrida mais longa, mais exigente e, sem dúvida, mais espetacular do ano, onde o primeiro desafio será terminar.
Como fio condutor do evento, a Alpine irá revelar o A290, o hot hatch 100% elétrico da sua Dream Garage. Algumas horas antes da partida, a marca da seta A participará também numa demonstração de hidrogénio com o Alpenglow Hy4, em que Zinédine Zidane será passageiro. Os dois modelos encarnam o futuro do design da marca, além de serem um laboratório rolante e uma via de exploração de tecnologias sustentáveis na vanguarda da inovação desportiva. Outras surpresas estão reservadas, por isso, fique atento!
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024
- Festa do TT está de volta à vila alentejana de Fronteira - 4 de Dezembro de 2024
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024