Menu Fechar

A Aprilia RS 457 marcou presença na EICMA 2023

A mais pequena moto desportiva da Aprilia esteve em exposição na EICMA deste ano, e a mais recente RS da linha chamou a atenção dos espectadores.

A RS 457 é um modelo de raiz, com a marca a afirmar que se trata de um projeto totalmente novo. A Aprilia orgulha-se da sua leveza, uma vez que tem a melhor relação peso-potência na categoria de motos com restrições A2. Apoiada pela experiência da empresa em corridas, as suas características tecnológicas também valorizam o condutor, e todo o conjunto foi concebido para acompanhar os motociclistas na sua jornada de progresso das suas capacidades, seja na estrada ou na pista.

A motorizar a moto está o novo motor duplo paralelo de 457cc da Aprilia, que produz 46,9 cavalos de potência, o que está no limite do que um motociclista com restrições A2 está legalmente autorizado a fazer na União Europeia. A ordem de disparo está definida a 270 graus, o que é uma configuração semelhante à da CFMoto 450 SS, da sua irmã naked, a 450 NK, e da nova 450 MT. É provável que estes dois modelos sejam os que serão comparados de ponta a ponta, dada a semelhança dos motores com potências semelhantes.

Entretanto, o seu peso é reduzido ao mínimo com um quadro totalmente em alumínio, que é único em comparação com os quadros de aço utilizados por outras motos do segmento. O motor é também um elemento de tensão do chassis, o que resulta numa moto ainda mais leve.

Outras peças de equipamento incluem uma alavanca de mudanças rápida opcional para a caixa manual de seis velocidades, uma forquilha dianteira invertida de 41 milímetros (1,61 polegadas) com 120 milímetros (4,7 polegadas) de curso, um monoamortecedor traseiro com até 130 milímetros (5. 1 polegadas) de curso, ajuste de pré-carga em ambas as extremidades, um sistema de travagem com um travão de disco dianteiro de 320 milímetros (12,59 polegadas) com uma pinça radial de quatro pistões Bybre, um disco traseiro de 220 milímetros (8,66 polegadas) com uma pinça flutuante de pistão único e rodas de 17 polegadas em ambas as extremidades com um pneu 110/70 na frente e um pneu 150/60 na traseira.

A moto também vem com alguns luxos que estão lentamente a tornar-se padrão em motos pequenas, como um ecrã TFT de cinco polegadas, um acelerador ride-by-wire, controlo de tração com três níveis e modos de condução para definir o ambiente.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.