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A Aston Martin regressa a Le Mans com dois hipercarros Valkyrie LMH em 2025

A Aston Martin e a equipa de trabalho Heart of Racing vão regressar à classe de topo das 24 Horas de Le Mans com dois hipercarros Valkyrie AMR-LMH em 2025, numa altura em que a marca britânica de automóveis desportivos ultra-luxuosos tenta vencer a famosa corrida pela primeira vez desde 1959.

A Aston Martin pretende inscrever dois dos hipercarros Valkyrie AMR-LMH em todas as rondas do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA [WEC] de 2025, desde que a sua inscrição seja aceite. Esta decisão surge na sequência de uma alteração do regulamento do Automobile Club de l’Ouest [ACO], organizador da prova de Le Mans, e da Federação Internacional do Automóvel [FIA], que estabelece que cada fabricante participante deve inscrever pelo menos dois automóveis na classe Hypercar a partir de 2025. A nova regra foi anunciada esta manhã durante a conferência de imprensa oficial que antecedeu a corrida das 24 Horas de Le Mans deste ano.

A Aston Martin e o seu parceiro de trabalho Heart of Racing têm o prazer de apoiar esta alteração nos regulamentos, no interesse de trabalhar em conjunto para melhorar o ambiente desportivo para benefício de todos. A Aston Martin continuará a trabalhar em estreita colaboração com ambas as organizações durante a duração do programa Valkyrie AMR-LMH.

O chassis de fibra de carbono optimizado para corrida do Valkyrie AMR-LMH utilizará uma versão modificada do sensacional motor V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado, construído pela Cosworth e originalmente produzido para o Valkyrie de estrada, que na sua versão standard atinge as 11.000 rpm e desenvolve mais de 1.000 cv. A unidade de potência está a ser melhorada para incorporar os requisitos críticos de equilíbrio de desempenho da classe Hypercar e desenvolvida para suportar os rigores da competição de longa distância de nível superior. Tal como acontece com o carro de pista Valkyrie AMR Pro, o sistema híbrido de bateria-eléctrica que está presente na especificação de estrada do Valkyrie não está presente no carro de corrida.

O desenvolvimento do Valkyrie AMR-LMH já está bastante avançado, tendo sido efectuada recentemente uma avaliação em pista dos sistemas integrais nas instalações de testes da Aston Martin em Silverstone e no circuito de Portimão, em Portugal.

A Heart of Racing também estabeleceu recentemente uma sede de equipa no Reino Unido para o seu programa WEC, perto do local onde os carros de corrida estão a ser construídos em cooperação com a Aston Martin Performance Technologies, com sede em Silverstone, que está a supervisionar a conceção e o desenvolvimento do Valkyrie AMR-LMH.

A Aston Martin, em conjunto com a Heart of Racing, também planeia um programa IMSA WeatherTech Sportscar para o Valkyrie AMR-LMH, para correr na classe GTP da série de resistência baseada nos EUA. Este programa será realizado a partir da sede da Heart of Racing em Phoenix, na América do Norte.

A entrada da Aston Martin na classe Hypercar assegura que o construtor britânico de automóveis desportivos ultra-luxuosos estará presente em todos os aspectos das corridas de resistência, desde o gentleman racer até ao auge do desporto. De facto, a partir de 2025, a Aston Martin será o único fabricante a competir em todos os níveis das corridas de carros desportivos e GT (desde o Hypercar até ao GT4) e no Campeonato Mundial de Fórmula 1® da FIA.

No total, mais de 240 pilotos correram com Aston Martins em Le Mans nos últimos 95 anos, em 27 combinações diferentes de chassis e motores, em praticamente todas as épocas. Nenhum outro local proporcionou à Aston Martin tanto sucesso, ou provou de forma mais firme que o nosso ADN é forjado a partir da própria essência da competição.

Sérgio Gonçalves

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