Dois exemplares do Aston Martin Vantage GT3, que partilham a arquitetura mecânica do novo Vantage de estrada revelado no início deste ano em Silverstone, e que é construído em torno do comprovado chassis de alumínio ligado da Aston Martin e alimentado pelo seu temível motor V8 twin-turbo de 4,0 litros, vão disputar a corrida “duas vezes à volta do relógio” no centro de França. Ambos irão competir na nova categoria LMGT3 para 2024, uma vez que a Aston Martin continua a lançar as bases para o seu regresso à classe de topo com o Valkyrie AMR-LMH em 2025.
As equipas parceiras a tempo inteiro da Aston Martin no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA [WEC], a japonesa D’station Racing e a norte-americana Heart of Racing, são as responsáveis pela honra da marca em Le Mans – a corrida mais prestigiada da competição global – que conta com a representação de nove fabricantes de GT, um recorde histórico.
A D’station Racing fez história no início deste mês quando Tomonobu Fujii (JPN) e Charlie Fagg (GBR) conquistaram a primeira vitória internacional do novo Aston Martin Vantage GT3 na classe SUPER GT GT300 em Suzuka. Fujii, no seu papel de Diretor Geral da equipa, irá supervisionar um alinhamento liderado pelo piloto da Aston Martin, Marco Sørensen (DEN), três vezes Campeão Mundial de Resistência da FIA e vencedor da classe Le Mans em 2022.
Sørensen irá partilhar as tarefas de condução a bordo do #777 com o estreante em Le Mans, Erwan Bastard (FRA), vencedor de títulos nas séries GT4 European e GT4 France, e com o chefe de equipa Satoshi Hoshino (JPN), que faz a sua primeira aparição no FIA WEC desde que terminou em segundo lugar no final da temporada das 8 Horas do Bahrain no ano passado.
A Heart of Racing, que irá correr com o Aston Martin Valkyrie AMR-LMH de fábrica na classe Hypercar em 2025, obteve o seu melhor resultado nos 1812 km do Qatar, na abertura da época do WEC, com um segundo lugar com o Vantage #27, para iniciar a era LMGT3. O seu objetivo é fazer melhor em La Sarthe, onde terminou em sexto lugar na sua estreia em Le Mans no ano passado. O chefe de equipa Ian James (GBR) será o elemento central da força motriz da equipa, enquanto o campeão de monolugares Daniel Mancinelli (ITA) e o espanhol Alex Riberas (ESP), vencedor de corridas IMSA, correrão ao seu lado.
Significativamente, Le Mans – a quarta ronda do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA – oferece pontos a dobrar devido à sua extensão e dificuldade. Isto dá à Heart of Racing e à D’station Racing, que estão em terceiro e quinto lugar no Campeonato de Equipas, a oportunidade de assumirem a liderança da classificação no final da parte europeia da época.
As corridas de resistência da Aston Martin estão indelevelmente ligadas a Le Mans. Apenas 15 anos depois de a marca ter sido criada por Robert Bamford e Lionel Martin, estava a correr em la Sarthe; a sua estreia aconteceu em 1928 com um par de AM415 ‘Internationals’. Três anos mais tarde, obteve a sua primeira vitória quando Augustus Cesare Bertelli e Maurice Harvey venceram a classe de 1,5 litros num International. Obteve também as honras da classe em 1932 e 33. Mais duas vitórias na década de 30 para o Ulster significaram que a Aston Martin terminou a era pré-guerra como um dos fabricantes mais proeminentes de Le Mans.
A corrida não se realizou entre 1940-1948, com a Europa afetada pela Segunda Guerra Mundial, mas assim que regressou em 1949, a Aston Martin também regressou, tornando a classe de 3 litros sua durante a década de 1950. Ganhou a classe seis vezes, terminando em primeiro, segundo e terceiro lugar com o DB2 em 1951. Esta era de glória culminou com uma gloriosa vitória geral de Carroll Shelby e Roy Salvadori no DBR1 em 1959. Foi também neste período que a Aston Martin se tornou conhecida como um paraíso para estrelas lendárias das corridas. Entre os muitos ases que correram com Aston Martins em Le Mans contam-se Jim Clark, Sir Stirling Moss, Peter Collins, Sir Jack Brabham, Shelby, Salvadori, Tony Brooks, Phil Hill, Sir John Surtees, Innes Ireland, Graham Hill e Bruce McLaren.
Neste século, a Aston Martin voltou a destacar-se como um dos verdadeiros grandes construtores de GT. Regressando à corrida com um pódio na classe GT1 em 2006, Darren Turner, Rickard Rydell e David Brabham registaram uma famosa vitória sobre a Corvette com o poderoso DBR9 com motor V12 em 2007. A Aston Martin Racing repetiu a vitória no ano seguinte.
Na era do WEC, que começou em 2012, a Aston Martin tem cinco vitórias na classe com o Vantage. O V8 Vantage GTE venceu a classe GTE Am em 2014 com a formação dinamarquesa de Nicki Thiim, Kristian Poulsen e David Heinemeier Hansson. Depois, em 2017, Jonny Adam (GBR) fez uma famosa ultrapassagem na última volta ao rival Corvette para conquistar uma dramática vitória na GTE Pro, juntamente com os companheiros de equipa Turner (o piloto de Le Mans mais bem sucedido da Aston Martin, com 15 partidas e três vitórias) e Daniel Serra (BRA).
O Vantage GTE fez a sua estreia em Le Mans em 2018 e conquistou uma vitória de cortar a respiração na classe dupla em 2020. Alex Lynn (GBR), Maxime Martin (BEL) e Harry Tincknell (GBR) ultrapassaram a Ferrari numa famosa vitória sem parar para a tradicional mudança de travões na manhã de domingo, enquanto a TF Sport conquistou a GTE Am com Salih Yoluc (TUR), Adam e Eastwood. A equipa voltou a vencer em 2022, no ano do título mundial, com Ben Keating (EUA), Henrique Chaves (POR) e Sørensen.
Um pódio para a TF Sport na corrida do centenário do ano passado – também a 53ª vez que um Aston Martin competiu no evento – fechou a cortina da era GTE em Le Mans e preparou os fãs para o início da nova categoria LMGT3. O Vantage GT3 será a 28ª combinação diferente de chassis/motor da Aston Martin a competir em Le Mans. Nenhum outro local proporcionou à Aston Martin tanto sucesso, ou provou mais firmemente que o nosso ADN é forjado a partir da própria essência da competição, do que Le Mans.
Este ano, Le Mans contará com uma equipa de 23 carros LMGT3, a maior da temporada do WEC deste ano. O evento decorre ao longo de dois fins-de-semana, com as verificações públicas e o Teste Oficial a terem lugar entre 8 e 9 de junho. Os treinos e a qualificação decorrerão na quarta e quinta-feira, enquanto a corrida terá início às 15h00 CEST de sábado, 15 de junho.
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024
- Festa do TT está de volta à vila alentejana de Fronteira - 4 de Dezembro de 2024
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024