Menu Fechar

A BMW XM Label estabelece um novo recorde para os SUV híbridos eléctricos em Pikes Peak

O primeiro BMW XM Label de sempre – o veículo de produção mais potente da empresa até à data, com 738 cavalos de potência estabeleceu um novo recorde para os SUV híbridos eléctricos em Pikes Peak, Colorado Springs, a 21 de setembro de 2023, durante uma corrida oficialmente certificada.

Após uma tentativa anterior de atingir o recorde no dia da corrida, em junho, durante a 101ª edição da Rampa Internacional Broadmoor Pikes Peak, o piloto da BMW, Matt Mullins, voltou a fazer o percurso no mês passado, a bordo do BMW XM Label topo de gama, com o apoio da Rhys Millen Racing. Ao atingir o cume em 10:48:60, Mullins superou o anterior recorde do dia da corrida em quase um segundo e meio.

Para dar uma visão dos bastidores da preparação do homem e da máquina para um desafio tão extremo, a BMW fez com que uma equipa de filmagem seguisse Mullins e a sua equipa durante cada etapa da prova. O resultado é uma curta-metragem emotiva em duas partes que expõe os pontos mais baixos de uma primeira diversão falhada, seguidos pelos pontos altos e emocionantes do sucesso no topo da montanha.

Com mais de 150 curvas em altitudes impressionantes, a desafiante e única corrida de Pikes Peak começa a 9.390 pés acima do nível do mar e termina no cume de 14.115 pés da America’s Mountain. A reputação de dificuldade de Pikes Peak só é igualada pelo seu estatuto lendário na história dos desportos motorizados, que remonta a mais de um século. Desde 1916, os concorrentes, fãs de corridas e meios de comunicação social de todo o mundo têm convergido para a “Corrida para as Nuvens” para experimentar o melhor da competição de subida de montanha.

O BMW XM Label exemplifica a ousadia com o seu design marcante e o seu pedigree de alto desempenho. Sob o capot, o condutor comanda um sistema de tração híbrido-elétrico de 738 cavalos derivado do mais recente automóvel de competição de resistência da BMW, o BMW M Hybrid V8. Canalizando a potência através de um motor de combustão interna de 8 cilindros turboalimentado associado a um motor elétrico, o BMW XM Label proporciona uma aceleração rápida com maior eficiência e emissões minimizadas. Igualmente luxuoso e orientado para a performance, o habitáculo está equipado com materiais da mais elevada qualidade, como os bancos em pele BMW Individual Vintage Merino acolchoados com diamantes, sob um teto de prisma tridimensional escultural com 100 luzes LED separadas.

Matt Mullins é um piloto profissional há mais de duas décadas. Tendo competido em seis grandes séries de corridas, entre o tempo passado como principal piloto de acrobacias em filmes de Hollywood, Mullins é o Instrutor Chefe de Condução da BMW no BMW Performance Center na Carolina do Sul. Para além do seu trabalho diário, Mullins tem um historial de ajudar a BMW a fazer história. Em 2018, fez parte da equipa que estabeleceu um par de recordes do Guinness quando completou o drift mais longo do mundo, com mais de 230 milhas e 8 horas ao volante do BMW M5 F90, enquanto conseguia reabastecer perfeitamente a meio do drift de forma sincronizada com um carro de combustível BMW M5 F10 personalizado.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.