
A Broad Arrow Auctions, uma empresa Hagerty, tem o prazer de anunciar que o Jaguar D-Type Works Competition Car de 1954, chassis n.º. XKD 403, que será apresentado no seu Leilão Amelia 2025, o leilão oficial do The Amelia (Concours d’Elegance). Famosamente conhecido como “OKV 2”, a sua matrícula Works, o D-Type em oferta é um dos mais importantes automóveis desportivos de competição de todos os tempos e será oferecido sem reservas no leilão de março. Não só foi corrido e testado por alguns dos pilotos mais venerados de todos os tempos – Stirling Moss, Peter Walker, Tony Rolt, Peter Whitehead, Mike Hawthorne, Ivor Bueb, Ninian Sanderson e Norman Dewis – mas é possivelmente o D-Type da Works mais corrido, participando em corridas europeias de alto nível todos os anos entre 1954 e 1958. Estima-se que o “OKV 2” renda entre 6.500.000 e 8.500.000 dólares quando for leiloado no Ritz-Carlton Amelia Island, em março.

O Jaguar D-Type revolucionou o design de automóveis desportivos com uma engenharia leve inspirada em aeronaves e uma aerodinâmica deslumbrante, concebida para novos recordes de velocidade máxima que a Jaguar parecia estabelecer ano após ano em Le Mans. Este automóvel inovador viria a garantir à Jaguar um hat-trick de vitórias em Le Mans. Os primeiros D-Types foram construídos para utilização exclusiva pelo departamento de competição da Works. O veículo em oferta, “OKV 2”, fazia parte do primeiro grupo de três D-Types construídos para o ataque total da Jaguar às 24 Horas de Le Mans de 1954.

O “OKV 2” foi designado como líder da equipa para Le Mans, com ninguém menos que Stirling Moss e o seu copiloto favorito, Peter Walker, ao volante. A dupla estabeleceu o tempo mais rápido nos treinos e um recorde de velocidade máxima de 172,97 milhas por hora com o “OKV 2” na reta Mulsanne. Embora tenham acabado por se retirar devido a problemas de travões, seguiram-se várias outras saídas a nível internacional para o “OKV 2” na época de 1954.
Após mais corridas bem-sucedidas e duas passagens por testes de fábrica com os lendários pilotos Norman Dewis, Mike Hawthorne e Ninian Sanderson, o D-Type foi vendido na primavera de 1955 a Jack Broadhead para o homem de relações públicas da Jaguar, Bob Berry, correr. Berry provou ser um excelente piloto nesse ano, com vários bons resultados, incluindo três segundos lugares no pódio em Goodwood e mais um segundo em Aintree. Na sequência de um acidente em Dundrod, a última grande corrida da época, o OKV 2 foi reconstruído na Jaguar Works durante o inverno com um conjunto de sub-chassis integral do tipo Works e equipado com barras de proteção de maior diâmetro e um capot dianteiro ao estilo de 1955. Após mais uma temporada de sucesso em 1956 para Berry e o OKV 2, com exceção de algumas corridas em 1957, o tempo de Berry com o “OKV 2” chegaria ao fim.

O carro foi utilizado pela Ecurie Broadhead até 1959, altura em que o seu motor foi desligado pela primeira vez em cinco anos. Em 1960, o carro foi vendido a Gerald Montgomery Crozier, um piloto da Bentley, e deu início a uma curta cadeia de proprietários de gentleman racer antes de chegar à Lynx Engineering no final da década de 1970 para ser restaurado como um carro de corrida incrivelmente preservado. Em 1999, Terry Larson, um dos maiores especialistas em D-Type que documentou exaustivamente o automóvel, adquiriu o “OKV 2” e viria a conduzi-lo na segunda edição do Goodwood Revival, juntamente com o Colorado Grand, o California Mille, o Copperstate 1000 e vários Jaguar C- & D-Type Tours. Sob a direção de Larson, o piloto de testes da Jaguar, Norman Dewis, pilotou o automóvel em duas Monterey Historic Races em Laguna Seca, uma reunião memorável entre homem e máquina após 45 anos de separação.
Larson desfez-se do automóvel ao fim de uma década, trocando-o por um Jaguar XKSS. Desde essa altura, o D-Type tem estado na posse de um famoso colecionador da costa oeste de importantes automóveis desportivos e de competição. Sob a sua alçada, o D-Type tem sido objeto de uma cuidadosa seleção, bem como de inúmeras corridas históricas adicionais, incluindo um reencontro com Stirling Moss no Pacific-Union Club, em São Francisco, em 2011, e um regresso ao Circuit de la Sarthe para o Le Mans Classic de 2012.

O D-Type junta-se a uma lista excecional de carros já agendados para o Leilão Amelia 2025 da Broad Arrow, incluindo o Ferrari 250 GT LWB California Spider Competizione, 1451 GT, de 1959, indiscutivelmente o exemplar mais significativo existente, juntamente com outros grandes exemplares de competição e de corrida, incluindo um Chevrolet Corvette 283/290 “Fuelie” Camoradi USA Factory Race Car de 1960, um Lancia Stratos HF Stradale de 1975 e um AC Ace Bristol de 1959 com uma história de competição de época emocionante.
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