Menu Fechar

A Caterham e a Royal Air Force criam uma homenagem única ao estimado helicóptero Puma HC2

A Caterham e a RAF revelaram um automóvel especial construído com componentes exteriores e interiores de um helicóptero Puma HC2, prestando homenagem a esta notável aeronave.

O Caterham Seven 360R foi criado para angariar fundos para os militares feridos e será exibido pela primeira vez no Grande Prémio de Inglaterra de Fórmula 1 deste fim de semana.

A ser leiloado através da Collecting Cars, espera-se que o projeto conjunto entre a Royal Air Force, a Caterham, a Mission Motorsport e o Royal Air Force Benevolent Fund consiga angariar mais de 100.000 libras.

Este projeto entre a Caterham e a RAF é um apoio à divisão de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), permitindo aos participantes no programa oportunidades externas para desenvolverem as suas competências.

Operado pelo Joint Aviation Command (JAC) na RAF Benson, o XW232 entrou ao serviço em 1972 e operou em todo o mundo. Ao chegar recentemente ao fim da sua vida útil, as equipas de Benson e Caterham decidiram criar um tributo ao Puma e aos seus militares.

Baseado num Seven 360R, o acabamento exterior mantém-se como quando foi retirado do avião, enquanto os restantes painéis foram pintados a condizer com o “Verde NATO”. O chassis também reflecte o avião por baixo da superfície, com acabamento em “Desert Sand”.

A pele de alumínio do braço da cauda e das portas do avião foi utilizada como painéis para o exterior do Seven, bem como para a antepara traseira interna, onde o manípulo de alijamento da porta permanece no lugar.

Os pormenores do Puma são transportados para o interior. A insonorização acolchoada da aeronave reveste os painéis das portas, o teto do túnel e forma o estofo dos bancos em fibra de carbono. As instruções de evacuação do helicóptero foram preservadas, cosidas no forro.

Um painel de instrumentos exclusivo em preto acetinado combina com os interruptores de nível militar do Puma, substituindo os interruptores normais do painel de instrumentos. O 360R também possui uma sequência de ignição de três fases ao estilo do helicóptero para um maior teatro no arranque, enquanto o relógio de navegação da aeronave forma a peça central do painel de instrumentos.

Por baixo do capot, a caixa de munições contém agora a bateria do automóvel.

A montagem do automóvel foi um esforço conjunto entre a Caterham e o pessoal da RAF Benson. Os nomes de todos os envolvidos neste projeto estão gravados no capot.

Os helicópteros de apoio médio Puma HC2 são utilizados para uma variedade de funções de combate, incluindo o movimento tático de tropas e armas, bem como a extração de vítimas na linha da frente. Também são empregues em operações humanitárias e de socorro a catástrofes.

A licitação para o carro abre a 15 de agosto e termina a 12 de setembro através da Collecting Cars.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.