Menu Fechar

A Caterham revela o Project V, um coupé conceptual totalmente elétrico

A Caterham revelou o Project V, um veículo concetual coupé leve e totalmente elétrico que tem potencial para chegar no final de 2025 ou no início de 2026.

Concebido como um veículo elétrico desde o início, o Project V é a criação do novo Designer Chefe, Anthony Jannarelly. A sua visão foi concretizada pela empresa de engenharia italiana de renome mundial, Italdesign.

O Project V utiliza um grupo motopropulsor elétrico a bateria, alimentado por um motor único de 200 kW (272 cv) montado no eixo traseiro. Este está associado a um conjunto de baterias de iões de lítio USOC de 55 kWh com gestão térmica avançada e a capacidade de recarregar de 20 a 80% em apenas 15 minutos, utilizando um carregador rápido de 150 kW DC.

Com uma aceleração de 0-62 mph (100 km/h) em menos de 4,5 segundos, o Project V atingirá uma velocidade máxima estimada de 143 mph (230 km/h) e uma autonomia WLTP de 249 milhas (400 km).

A filosofia de design minimalista significa que o Project V, tal como o Seven, é leve e simples. A Caterham tem como objetivo um peso em ordem de marcha de 1.190 kg (configuração 2+1), que será alcançado através da utilização de um inovador chassis composto de fibra de carbono e alumínio.

Bob Laishley, CEO da Caterham Cars Ltd e COO da recém-criada Caterham EVo, afirmou: “O Projeto V não é apenas um conceito ou um estudo de conceção, mas conduzimos a viabilidade da engenharia e da produção ao longo de todo o processo de desenvolvimento.

“Um Caterham elétrico de qualquer forma e tamanho tem de se manter fiel ao que nos distingue de todos os outros: ser leve, simples e oferecer uma experiência de condução sem paralelo; é esse o nosso ADN”.

E acrescentou: “O Projeto V cumpre a nossa ambição de fazer crescer a empresa de forma sustentável e explorar a eletrificação em simultâneo. Sujeito às próximas fases de desenvolvimento e capacidade técnica, o Projeto V poderá ser lançado no mercado no final de 2025 ou no início de 2026, com um preço-alvo a partir de menos de £80.000.”

Anthony Jannarelly, Diretor de Design do Projeto V, acrescentou: “O design de um Caterham Seven é simples e minimalista, foi concebido para a função a que se destina, para ser leve e divertido de conduzir. Com o Project V, estamos a aplicar esta filosofia à arquitetura do coupé desportivo para criar uma silhueta sedutora e intemporal. Cada caraterística tem de se justificar do ponto de vista do peso para manter a leveza e otimizar o envolvimento do condutor.”

O Project V utiliza uma disposição de bancos 2+1 – 2+2 como opção – que optimiza a entrada e saída, proporciona mais conforto para o passageiro do banco traseiro e oferece maior flexibilidade na forma como o futuro proprietário pode utilizar o automóvel. No centro do interior está um sistema de infoentretenimento simples e orientado para o condutor, com espelhamento de smartphone, e um painel de instrumentos digital utilizado para apresentar informações importantes. Os condutores podem escolher entre os modos de condução Normal, Sport e Sprint, que ajustam de forma inteligente a aceleração e a direção a diferentes ambientes.

O concept dispõe de suspensões dianteira e traseira de braços duplos com geometria totalmente ajustável, direção assistida eletricamente, pneus Michelin Pilot Sport 4S (19″ à frente e 20″ atrás) e discos de travão em toda a volta com pinças de alto desempenho.

Andrea Porta, Diretor de Desenvolvimento Comercial da Italdesign, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por termos estabelecido uma parceria com a Caterham e Anthony Jannarelly para dar vida ao Projeto V. Em cada passo, aplicámos a nossa experiência na produção de veículos protótipos e de conceitos comercialmente viáveis, para garantir que qualquer versão de produção futura possa ser introduzida no mercado a um ritmo acelerado.”

Laishley continuou: “O Projeto V não substitui o Seven, complementa-o, e acreditamos que, ao manter os valores fundamentais da Caterham, irá apelar tanto à nossa base de clientes existente como atrair novos fãs para a marca.

“Ao utilizar um estilo de carroçaria coupé mais prático e ao explorar os benefícios de embalagem de um VE, este é um automóvel que funciona tão bem para as deslocações às lojas ou à escola como para as corridas de domingo de manhã.”

Kazuho Takahashi, Presidente e Diretor Executivo da VT Holdings, afirmou: “Sentimo-nos honrados por podermos revelar dois novos veículos da Caterham no Festival de Velocidade de Goodwood. Os novos modelos são o resultado de uma fusão intransigente de dois requisitos aparentemente contraditórios: manter os valores da Caterham que nunca devem mudar e, ao mesmo tempo, evoluir para satisfazer as novas exigências dos clientes, tais como a mudança para os veículos eléctricos. Expressamos a nossa mais profunda gratidão a todos os envolvidos neste projeto e a todos os que apoiaram a Caterham nos últimos 50 anos.”

O Project V fará a sua estreia pública amanhã (quinta-feira) no stand da Caterham no Festival de Velocidade de Goodwood.

Para apoiar as aspirações deste empreendimento, a Caterham EVo foi criada para tratar de todos os negócios relevantes e interesses de investimento relacionados com o Projeto V.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.