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A CNC Motorsport entrega um Ford Sierra RS500 Grupo A Touring Car da Andy Rouse Engineering

A CNC Motorsport entregou o primeiro carro de competição do Grupo A Ford Sierra RS500 com especificações da Andy Rouse Engineering. Criado em parceria com o tetracampeão de carros de turismo, este é um dos três RS500 que o especialista em preparação para estradas e corridas está a construir para utilização em pista.

Alan Strachan, funcionário da Andy Rouse Engineering durante o período de 1989-96 e mecânico do Sierra RS500 da Team Labatts no Campeonato Britânico de Carros de Turismo, e o seu filho Andrew, montaram o primeiro carro ao longo dos últimos 24 meses, juntamente com outros projectos, incluindo a construção de um BMW 635CSI de Grupo A, o restauro de um Merkur XR4TI e de um Sierra RS500 de época.

O segundo carro já está a ser construído e utilizará uma carroçaria de especificação Motorsport totalmente nova que foi adquirida no início do projeto. Uma terceira carroçaria de dador já foi adquirida para o carro final.

A CNC Motorsport realizou todo o trabalho de fabrico da carroçaria e produziu internamente todas as peças maquinadas, tais como montantes, braços traseiros, cubos, pinças de travão, centros de roda e gaiola de proteção, de acordo com as especificações exactas dos carros da época da Andy Rouse Engineering. O contributo de Andy e o aproveitamento do seu próprio tempo com a equipa, bem como o acesso a um Labatts Sierra da época que os engenheiros da CNC Motorsport hoje utilizam, garantiram que a construção fosse fiel aos carros originais. Isto inclui a utilização de uma caixa de cinco velocidades Getrag, indicadores de estilo da época, caixa do depósito de combustível e gaiola de proteção que corresponde ao design específico da Rouse. A CNC Motorsport continua a ser o único produtor certificado de gaiolas ARE da época pelo organismo regulador, a Motorsport UK.

O primeiro carro tem um motor Cosworth YB de 575 cv construído por Harvey Gibbs e um diferencial viscoso de 10” posterior.

“Este projeto permitiu-nos construir um carro fiável, correto para a época, que será competitivo no desporto motorizado histórico por uma fração do custo de um original”, afirma Alan Strachan. “Estes carros destinam-se a ser apreciados, a corridas duras e justas e sem as preocupações de levar para a pista um carro valioso da época. Os fãs adoram ver estes RS500s incandescentes no limite e abrem a porta à participação numa enorme variedade de eventos em toda a Europa.”

O Sierra Cosworth RS500 foi anunciado em julho de 1987. Foram produzidos apenas 500 exemplares com uma série de actualizações essenciais para melhorar o seu desempenho nas corridas de carros de turismo. Estas incluíam um turbocompressor Garrett maior, um intercooler maior, uma segunda calha de combustível, injectores e sistema de arrefecimento diferentes. Exteriormente, apresentava um spoiler traseiro adicional, um splitter dianteiro e os faróis de nevoeiro foram removidos para melhorar o arrefecimento dos travões. Foram produzidos apenas 500 automóveis de estrada, tendo os automóveis de corrida sido construídos a partir de carcaças da 909 Motorsport, tal como acontecerá com o automóvel de continuação da Rouse.

Sérgio Gonçalves

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