A Dunlop na mais importante prova de resistência

Published On 15 de Junho de 2012 | Geral


A Dunlop, uma dos principais fabricantes mundiais de pneus, proporcionará pneus às equipas que participam na prova de resistência de Le Mans nas quatro categorias – LMP1, LMP2, GTE Pro e GTE Am.

Tal desafio requer uma mobilização massiva de logística que se traduziu em 4.500 pneus carregados em 17 camiões para atender os 23 carros que contam com a Dunlop.

Todo este envolvimento estará disponível para as quatro categorias, no entanto, incidirá sobre uma parcela significativa à categoria LMP2, que conta com 20 protótipos de diversos construtores que utilizarão pneus Dunlop. Isto significa que podem oferecer diferentes combinações para aproveitar a aderência e durabilidade dos mesmos.

Como reconhecimento à confiança demonstrada por todas as equipas ao escolherem Dunlop, na categoria LMP2, a marca anunciou que haverá um prémio especial para o vencedor nessa categoria, que consiste no fornecimento gratuito de pneus para o restante campeonato, se conseguirem terminar no pódio da classificação geral.

Com os mesmos pneus em todos os carros, a competitividade incidirá em ver a capacidade dos pilotos e equipas, trabalhando com os engenheiros da Dunlop, para tirar o máximo desempenho nos pneus e obter a vantagem máxima frente aos seus rivais.

Dunlop orgulhosa do sucesso alcançado nas 24 Horas de Le Mans

A Dunlop está orgulhosa da sua história de sucesso nas 24 Horas de Le Mans. Ao longo da sua história, alcançou 34 vitórias na classificação, muito mais do que qualquer outro fabricante de pneus.

A Dunlop ganhou as 24 Horas de Le Mans com marcas como Bentley, Alfa Romeo, Bugatti, Jaguar, Ferrari, Porsche e Mazda, citando algumas. Em 1924, os pneus Dunlop conseguiram a vitória nas 24 Horas de Le Mans com Bentley 3 litros pilotado por John Duff e Frank Clement.

Ponto de vista da Dunlop: as 24 Horas de Le Mans

Um circuito rápido de 13,63 quilómetros apresenta aos pneus Dunlop múltiplos desafios. As rectas de alta velocidade e as alterações climáticas, que podem surgir durante as 24 horas de prova, reforça que a escolha dos pneus é crucial e a estratégia a seguir, um factor vital para os pilotos.

Actualmente, as 24 Horas de Le Mans estão enquadradas como a terceira corrida do Campeonato do Mundo de Endurance (WEC), mas é como um evento independente já que esta famosa corrida tem esculpido um nicho na história e se tornou uma das mais emblemáticas do mundo.

Para terminar ficam aqui alguns factos interessantes:

Sabía que…?

Dunlop é o único fabricante presente em todas as 4 categorias.

10 minutos é o tempo médio necessário para preparar um pneu para corridas.

13.629 km é a distancia de uma volta ao circuito.

18” é o diâmetro do aro usado na resistência, tanto para protótipos como para GT.

23 é o número de veículos equipados com pneus Dunlop nas 24 horas de Le Mans 2012

34 é o número de vitórias registradas pela Dunlop na classificação geral das 24 Horas de Le Mans desde a primeira edição em1923.

36 cm é a largura máxima dos pneus fornecidos pela Dunlop para as 24 Horas de Le Mans.

45 segundos é o tempo médio necessário para trocar os pneus durante a corrida com apenas dois mecânicos.

70 toneladas é o peso da ponte Dunlop. Pode suportar ventos de mais de 200 quilómetros por hora e suportar o peso de 1.350 espectadores.

100 ° C é a temperatura media ideal para o correto desempenho dos pneus.

225,228 km/h é o recorde de velocidade médio de corrida no circuito atual

1.000 é o número aproximado dos pneus produzidos por dia pela Dunlop Motorsport na fábrica de Birmingham.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.