Menu Fechar

A edição especial única do Škoda Superb com 477 cavalos celebra o sucesso da terceira geração do modelo

Modelo emblemático da Škoda há mais de 20 anos, o Superb goza de um estatuto único na gama da marca. Lançado em 2001 no Salão Automóvel de Frankfurt, o Superb rapidamente se tornou o automóvel de referência no seu sector em termos de qualidade, praticidade e valor. Como um dos grandes polivalentes da indústria automóvel, o Superb ganhou mais prémios da indústria do que qualquer outro automóvel da gama Škoda. A terceira geração moderna do Superb foi a geração mais vendida até à data – 860.000 automóveis, representando mais de metade dos 1,6 milhões de modelos produzidos em todas as gerações. A nova quarta geração do Superb foi posta à venda em junho (2024) e oferece ainda mais espaço, conforto e tecnologia.

Para celebrar as vendas notáveis e o sucesso de crítica do modelo de terceira geração, a Škoda UK encomendou um especial único, construído à mão – o Superb Sleeper Edition. Baseado no Superb Estate 2.0TSI 280PS 4×4, que na altura do seu lançamento em 2016 era o Škoda de produção mais potente e mais rápido de sempre, o especial único foi concebido e projetado para refletir o estatuto do Superb como o derradeiro automóvel quotidiano versátil.

Com alto desempenho e uma aparência exterior despretensiosa, o Superb é um aceno à cultura do “carro adormecido”. Concebido e fabricado no Reino Unido pela RE Performance, a equipa de engenharia por detrás do Octavia que bateu o recorde de velocidade terrestre de 365 km/h em Bonneville Salt Flats em 2011, o Superb Sleeper Edition possui tração integral e uma série de modificações mecânicas que aumentam a potência do motor de 280 CV e 350 Nm de binário para 477 CV e 661 Nm. O motor está equipado com um turbo melhorado e um sistema de combustível revisto. As actualizações da admissão de indução e do intercooler aumentam coletivamente o desempenho do automóvel, proporcionando uma experiência de condução emocionante.

Para garantir que o Superb Sleeper se comporta e pára tão bem como acelera, a altura do carro é 50 mm mais baixa do que a do carro de série em que se baseia, e está equipado com um pack de manuseamento com uma suspensão de espiral de corrida, juntamente com um kit de travões de alto desempenho (que inclui discos ranhurados maiores e pinças melhoradas).

Embora o Superb Sleeper apresente uma unidade de tração e um chassis significativamente actualizados, há um aspeto do veículo que se mantém inalterado. Para homenagear a reputação do modelo como o derradeiro “carro-cama”, a edição especial tem um aspeto tão inalterado quanto possível do lado de fora. Com acabamento em Royal Green, uma cor introduzida na gama do Reino Unido em 2023 para assinalar a coroação do Rei Carlos III, o exterior é complementado por um interior em pele perfurada Cognac tan com costuras em contraste e função de massagem no banco do condutor.

O modelo topo de gama da Lauren & Klement apresenta uma das listas de equipamento mais completas do sector. Os faróis Full Matrix LED com AFS (sistema de iluminação frontal adaptável), as luzes diurnas LED, o Assistente de Faixa de Rodagem, um porta-bagagens elétrico com Pedal Virtual, o Assistente de Estacionamento e uma câmara de estacionamento com visão traseira oferecem todo o conforto ao condutor e aos passageiros.

No interior, o controlo de climatização Tri-zone, o para-brisas aquecido e o volante multifunções em pele de três raios aquecido asseguram o conforto dos ocupantes em todos os momentos, enquanto o cockpit Virtual de série, a navegação por satélite Columbus com ecrã tátil de 9,2” e Wi-Fi integrado e o sistema de som CANTON reforçam ainda mais a sensação de luxo do Superb.

Com uma das melhores capacidades de bagageira da sua classe (660 litros, que se estendem até 1950 litros com os bancos traseiros rebatidos), a Superb Estate Sleeper Edition oferece muito ritmo e espaço.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.