<meta property="og:image:width" content="1440"/> <meta property="og:image:height" content="960"/> <meta property="og:image:type" content="image/jpeg"/> A ENEOS traz um trio de automóveis Frankenstein para a SEMA 2023
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A ENEOS traz um trio de automóveis Frankenstein para a SEMA 2023

A ENEOS, a maior empresa petrolífera do Japão e fornecedora de óleos de motor e fluidos de transmissão para a maioria dos fabricantes de veículos asiáticos, estará presente esta semana no stand n.º 24233 do Central Hall, no Salão Anual SEMA, em Las Vegas. Para além de fornecer lubrificantes de alta qualidade para veículos ao mercado de pós-venda, a ENEOS fornece óleos a fabricantes japoneses e asiáticos para enchimento de fábrica no Japão, Ásia, Estados Unidos, Europa, Américas Central e do Sul, Médio Oriente e África.

O stand deste ano destacará novamente as actividades da empresa e permitirá aos visitantes descobrir os produtos ENEOS mais avançados, como o novo óleo de motor 0W-8 para os mais recentes veículos híbridos. Os veículos expostos ao longo da exposição irão captar a essência da ENEOS e apresentar muitos dos produtos da empresa, incluindo os óleos de motor da série Racing e muito mais.

ENEOS JAGUAR E-TYPE 2JZ
No centro do palco do stand da ENEOS estará um Jaguar XKE 2+2 de 1969. Comemorando os 75 anos da herança dos automóveis desportivos do fabricante, este exemplar em particular foi equipado com uma versão modificada do motor Toyota 2JZ-GTE inline-6 24v 3.0L, trocado diretamente do Supra.

Construído pelo piloto profissional de drift e construtor de automóveis Faruk Kugay na DevSpeed Motorsports, o E-Type é o terceiro automóvel de uma série de criações que pegam nos melhores veículos da Europa e os combinam com a melhor engenharia do Japão. Os projectos anteriores incluíram um BMW E30 com motor Honda 2.0L F20C em 2021 e um Porsche 911 GT3 997.1 com motor Subaru Impreza STI EJ25 no ano passado.

A conversão do Jaguar enquadra-se certamente no tema Frankenstein dos anos anteriores e eleva-o a um nível superior com uma maior utilização de tecnologia moderna para atualizar o clássico automóvel desportivo britânico.

Para homenagear os seus anfitriões japoneses, o motor 2JZ-GTE do Supra foi selecionado porque é representativo dos veículos que a ENEOS apoia, uma vez que forneceu lubrificantes de fábrica à grande maioria da indústria automóvel japonesa durante décadas.

Inevitavelmente, um 2JZ normal não seria suficiente, pelo que Kugay recorreu às suas raízes na Fórmula DRIFT. Utilizando o mesmo motor do seu carro de competição Nissan S14, foram introduzidos no caldeirão uma série de componentes chave, incluindo uma nova cabeça de fábrica com injectores Deatschwerks e um sistema de combustível Nuke Performance completo. Internamente, o motor foi reforçado com pistões e bielas CP-Carillo, que serão habilmente lubrificados com óleo ENEOS Racing Street 0W-50. Todo o trabalho foi feito para preparar o turbocompressor Borg Warner EFR 8474 e o intercooler Vibrant Performance. Com uma ECU Link G4 Fury a fornecer a ignição, Kugay está confiante de que o motor atingirá os 750 cv quando a afinação final no dinamómetro estiver concluída.

Concebido como um hot rod para a rua e para a pista, Kugay consultou a Charlie’s Customs em Inglaterra. Eles executaram uma conversão semelhante e recomendaram o subquadro, a suspensão e o diferencial traseiro do BMW E60. Embora não seja uma conversão totalmente aparafusada, abordou muitos dos problemas de conversão e ajudará a colocar a potência no pavimento através de uma caixa manual de cinco velocidades ZF do BMW M3 E36.

O aumento considerável de potência em relação ao motor original de 4,2 L de seis cilindros em linha significava que o Jag precisava de botas maiores. Embora a distância entre eixos generosa do 2+2 tenha ajudado na instalação do motor, as ancas delgadas do XKE não acomodariam borracha suficiente para realizar o trabalho. Inicialmente inspirados no carro de corrida Lightweight da fábrica da Jaguar, os alargamentos dos guarda-lamas foram concebidos a partir de uma digitalização 3D efectuada por Adam Bao, da Illumasthetic. Uma vez confirmadas as proporções, a sua equipa imprimiu as novas peças em 3D. Estas foram entregues à equipa da Vinny’s Autobody em Sonoma, CA, onde Ken Heilmann colocou fibra de carbono para reforçar os painéis, Matt Thorsson e Jason Mohon prepararam a carroçaria, antes de Vinny Thorsson a pintar.

A carroçaria foi então capaz de engolir jantes Rotiform STL de 17″, que foram construídas por medida em duas peças para obter a largura e o offset desejados; o design faz lembrar as jantes originais do E-Type Lightweight. Finalmente, foi instalado um conjunto de novos pneus Bridgestone Potenza RE-71 RS de alto desempenho para assegurar que o Jag se sente igualmente à vontade na estrada ou na pista.

O carro foi construído pela DevSpeed Motorsports, com sede no Sonoma Raceway, por uma equipa que inclui Faruk Kugay, Victor Freire, Jose Varguez, Alexander Forsythe, Luke Wright, Sean McLean, Josh Sher, Seth Lewis e Dustin Volkmuth. A pintura foi aplicada por John Sharp na Landmark Grafix.

Sérgio Gonçalves

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