A Ford e a sua nova criação o FF1

Published On 25 de Março de 2013 | Novidades

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Há ideias que deixam muitos fãs de automóveis a salivar de desejo, esta é sem dúvida uma delas e o melhor é que irá mesmo ser produzido. Um monolugar ao estilo dos Fórmulas de competição, mas ao contrário dos que estão restringidos ás pistas este poderá circular na via pública de forma totalmente legal.

Uma oportunidade única de conduzir um automóvel deste tipo com uma mecânica acessível e pouco complicada. A Ford irá apresentar este monolugar na próxima edição do Festival de Velocidade de Goodwood, que irá acontecer em Julho próximo.

E ao contrário de outros automóveis deste tipo que usam mecânicas complexas e mais caras, a marca adoptou o motor 1.0 Ecoboost para equipar este radical automóvel. O original FF1 é um protótipo que conseguiu um notável registo na famosa pista de Nürburgring em Setembro do ano passado.

Efectuou uma volta ao inferno verde em apenas 7 minutos e 22 segundos, um registo que o coloca entre os mais prestigiados automóveis como o Lamborghini Aventador, o Ferrari Enzo ou o Pagani Zonda, a título de exemplo. Porém a versão de estrada não será tão potente como o protótipo, pois contará apenas com 125 cavalos em vez dos 205 que impulsionavam esse FF1. A transmissão usada é uma caixa de 6 velocidades.

Uma das inúmeras vantagens da utilização de um motor com pouca cubicagem, é um nível de consumo baixo. No caso da versão de estrada deverão rondar os 2,8 litros por cada 100 quilómetros percorridos, valores impressionantes tendo em conta as capacidades deste pequeno monolugar.

As prestações ainda que não homologadas, apontam para uma velocidade máxima na ordem dos 255,5 km/h. O tradicional arranque de 0 a 100 km/h é efectuado em menos de quatro segundos.

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O FF1 protótipo que rodou na pista alemã encontrava-se equipado com tampões de rodas, faróis dianteiros e traseiros, luzes de mudança de direcção, espelhos retrovisores com formas aerodinâmicas e uma buzina, ou seja completamente homologado para um uso numa qualquer estrada pública.

Sérgio Gonçalves

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