A General Motors anunciou hoje que se registou formalmente junto da FIA como fabricante de unidades de potência de Fórmula 1 a partir da temporada de 2028.
“Estamos entusiasmados com o facto de a nossa nova entrada na Andretti Cadillac F1 ser equipada com uma unidade de potência GM”, afirmou o Presidente da GM, Mark Reuss. “Com a nossa profunda experiência em engenharia e corridas, estamos confiantes de que iremos desenvolver uma unidade de potência de sucesso para a série e posicionar a Andretti Cadillac como uma verdadeira equipa de trabalho. Vamos correr com os melhores, ao mais alto nível, com paixão e integridade que ajudarão a elevar o desporto para os fãs de corridas em todo o mundo.”
No mês passado, a FIA aprovou o pedido de Expressão de Interesse da Andretti para a Andretti Cadillac correr no Campeonato do Mundo de Fórmula Um da FIA.
O desenvolvimento e os testes de tecnologia de protótipos da GM já estão em curso. A engenharia de uma unidade de potência de F1 fará avançar os conhecimentos da GM em áreas como a eletrificação, a tecnologia híbrida, os combustíveis sustentáveis, os motores de combustão interna de elevada eficiência, os controlos avançados e os sistemas de software.
Durante mais de um século, as corridas proporcionaram à GM e à Cadillac um banco de ensaios para a transferência de conhecimentos e tecnologia entre os carros de corrida e os veículos de produção. O portefólio de desempenho da Série V da Cadillac, que celebra o seu 20º aniversário, incorpora na perfeição as aprendizagens da pista para a estrada.
Com uma longa história de sucesso nas corridas, a Cadillac desenvolveu mais recentemente o grupo motopropulsor 5.5L DOHC V-8 utilizado nas épocas IMSA e WEC de 2023. Com este grupo motopropulsor, a Cadillac Racing garantiu um lugar no pódio nas 24 Horas de Le Mans e conquistou as principais honras do campeonato para a temporada inaugural do IMSA Grand Touring Prototype.
- A SUZUKI E A TOYOTA VÃO APROFUNDAR A COLABORAÇÃO NO DOMÍNIO DOS VEÍCULOS ELETRIFICADOS - 30 de Outubro de 2024
- NOVO LANCIA GAMMA SERÁ PRODUZIDO NA FÁBRICA DA STELLANTIS DE MELFI, EM ITÁLIA - 30 de Outubro de 2024
- NOVO OPEL MOKKA EM ESTREIA MUNDIAL NO SALÃO AUTOMÓVEL DE ZURIQUE - 30 de Outubro de 2024