Menu Fechar

A Hennessey anuncia o Venom F5-M Roadster – o automóvel manual mais potente do mundo

Hennessey Special Vehicles, o fabricante de hipercarros sediado no Texas, anunciou planos para construir o seu hipercarro mais envolvente, físico e centrado no condutor até à data – o Venom F5-M Roadster – o automóvel de produção manual mais potente do mundo.

Centrado em torno de uma transmissão manual de seis velocidades, o objetivo central do Venom F5-M, significativamente redesenhado, é amplificar a sensação de condução. Juntamente com a ampliação sensorial possibilitada pelo cockpit aberto, a Hennessey optou por uma ligação de transmissão física em vez de qualquer interferência eletrónica. Os engenheiros da equipa trabalharam arduamente para combinar uma interação cativante, um desempenho alucinante e um feedback sensorial completo com os 1.817 cv do poderoso motor Fury V8, colocando o condutor no coração da fera.

Trabalhando com a experiente equipa de calibração da empresa, o guru da engenharia da Hennessey, Brian Jones, remapeou o motor para o emparelhar com novas relações de transmissão. Optimizando a configuração para a excitação e estimulação, a equipa equilibrou a emoção com as realidades científicas da transferência manual de 1817 cv para a estrada através das rodas traseiras. A aplicação gradual da potência garantirá ao Venom F5-M uma aceleração devastadora, ao mesmo tempo que aproveita o fornecimento de potência para obter controlo à medida que a velocidade aumenta.

Serão construídos apenas 12 modelos do Venom F5-M Roadster – todos já estão vendidos – cada um com um preço a partir de 2,65 milhões de dólares e com uma pintura única exclusiva da gama de modelos. Para além de cada cliente imprimir a sua própria marca no seu automóvel, com cores únicas e tratamentos exclusivos em fibra de carbono, o Venom F5 manual distinguir-se-á do resto da gama de várias formas, tanto no interior como no exterior. Uma das diferenças mais óbvias é a adição de uma enorme barbatana dorsal de 55 polegadas (1.400 mm) que se estende desde a conduta de ar montada no tejadilho até ao bordo de fuga do tablier traseiro.

Dentro do cockpit, um interior redesenhado representa a elevada alavanca de velocidades em alumínio e fibra de carbono – posicionada com precisão, perto do condutor, para facilitar a mudança perfeita. Aperfeiçoada para ser sentida e fisicamente ligada à caixa de velocidades, a alavanca de velocidades ocupa um lugar de destaque num portão de seis velocidades – fresado em alumínio billet. Esta mistura de pontos de contacto com o condutor, a fisicalidade da operação e a ligação total com a maquinaria do hipercarro integra-se perfeitamente na atenção obsessiva da Hennessey ao pormenor e nos mais elevados níveis de perícia artesanal.

Malinick e a sua equipa criaram uma pintura personalizada para o F5-M que acentua as linhas do automóvel, enfatiza o seu tejadilho aberto e inspira-se em designs de desportos motorizados históricos. Na parte da frente, a Hennessey celebra a habilidade de nível superior, combinando a fibra de carbono exposta com uma linha central colorida e duas riscas de realce contrastantes que fluem até ao para-brisas. As riscas, que continuam sobre o tejadilho, ao longo da barbatana dorsal, até à extremidade traseira da tampa do tejadilho, também ligam o exterior do automóvel ao seu cockpit, com a “linha da coluna vertebral” espelhada sob o tejadilho na consola central.

Esta secção central redesenhada do cockpit apresenta uma disposição totalmente nova para o F5-M. O novo visual apresenta novas saídas de ar horizontais colocadas acima de uma ranhura especificamente concebida para a chave – feita a partir do mesmo billet de alumínio que a porta da alavanca de velocidades que se encontra por cima. A partir da alavanca de velocidades, há espaço para o controlo do ar condicionado, com a consola redesenhada a ser completada por interruptores basculantes inspirados nos aviões de caça para os vidros.

O novo hipercarro Hennessey manual de capota aberta segue os passos do atual detentor do recorde mundial Hennessey Venom GT Spyder, que continua a ser o automóvel de estrada descapotável mais rápido do mundo. Também equipado com uma caixa manual de seis velocidades, o Venom GT estabeleceu a velocidade máxima mais rápida do mundo em 2016, atingindo 265,6 mph – um recorde que se mantém até hoje.

O design, a especificação e a construção de cada Venom F5 são efectuados na sede da Hennessey em Sealy, Texas. A equipa já entregou 24 modelos Venom F5 Coupe, Roadster e Revolution semi-automáticos e carros da Série Especial a clientes nos EUA e em todo o mundo. A Hennessey já vendeu todos os 12 Venom F5-M Roadsters, que fazem parte da série total de 30 unidades dos modelos Roadster. A cada proprietário é garantida uma cor única que é eliminada do configurador líder mundial da Hennessey, uma vez escolhida, para garantir total exclusividade.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.