A história dos 45 anos da AMG

Published On 2 de Junho de 2012 | videos

Este ano marca o 45º aniversário da AMG, a submarca da Mercedes-Benz que tem sido responsável por várias actividades da Mercedes-Benz e vários carros desportivos como o SLS. A marca tem também criado variantes que rivalizam com os BMW da M Division e os Audi da Quattro GmbH .

Foi no ano de 1967 que dois engenheiros da Mercedes, Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher resolveram criar em Burgstall, perto de de Estugarda, uma empresa especializada na preparação de motores e modelos Mercedes. O nome AMG é o acrónimo que que resulta da combinação do nome dos seus fundadores Aufrecht, Melcher e de Grossaspach, a terra natal do Aufrecht.

A AMG começou por produzir modelos para estrada modificados, para satisfazer a procura de clientes que procuravam modelos da Mercedes-Benz mais desportivos. Mas em 1971, a empresa entrou pela primeira vez na competição automóvel. Uma alteração de regulamentos nas 24h de Le Mans, deixou a Mercedes-Benz fora da prova. Foi a oportunidade ideal para a AMG entrar com uma equipa própria.

A AMG conseguiu ter um SEL 300 pronto uma semana antes da prova. O motor original foi totalmente preparado, viu a sua cilindrada aumentar para 6.8 litros, e o resultado foi 428 cv de potência e 60,7 kgfm de binário. Este primeiro carro, conseguiu o segundo lugar na geral da mítica prova e o primeiro da sua classe.

Desde então a AMG tem visto o seu trabalho reconhecido pela própria Mercedes-Benz. A empresa cresceu e em 1988 estabeleceu uma parceria oficial com a Mercedes para o desporto automóvel. Em 1990 os produtos AMG passaram a estar também disponíveis nos concessionários da marca Alemã.

O video seguinte faz um resumo de uma história carregada de sucesso.

You can’t really improve a Mercedes… But you can make it different

 A história dos 45 anos da AMG
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.