Menu Fechar

A Hyundai Motor ganha os prémios Red Dot Design Awards para o N Vision 74, o sistema de design de infoentretenimento “Seon” e o tipo de letra digital Hyundai Sans UI

A Hyundai Motor Company reafirmou hoje a sua liderança global em termos de design ao ganhar três prestigiados Red Dot Awards pelo seu aclamado conceito N Vision 74, pelo sistema de design de info-entretenimento integrado “Seon” da próxima geração e pelo tipo de letra Hyundai Sans UI mobility UX.

O N Vision 74 recebeu uma distinção na categoria Mobilidade e Transportes no Prémio Red Dot: Conceito de Design. O veículo híbrido elétrico a hidrogénio de alto desempenho N Vision 74 representa o passado, o presente e o futuro da marca. Demonstra a visão de design da marca para uma condução divertida num futuro sustentável.

Mais do que um concept car, este “Rolling Lab” é utilizado para investigação, desenvolvimento e verificação antes de as suas tecnologias de alto desempenho, inspiradas no desporto automóvel, serem aplicadas a modelos produzidos em série. O N Vision 74 também presta homenagem ao design do conceito Pony Coupe que a Hyundai apresentou em 1974. O Rolling Lab herdou a pureza do conceito Pony Coupe, as proporções dinâmicas da silhueta lateral e o design especial do pilar B com pormenores inspirados nos desportos motorizados.

A empresa também obteve duas vitórias no Prémio Red Dot: Brands & Communication Design 2023 pelo seu sistema de infotainment connected car navigation cockpit (ccNC) e pela sua fonte digital.

Reconhecido na categoria Interface & User Experience Design, “Seon”, que significa “Linha” em coreano, é um sistema de design completamente novo aplicado ao sistema de infotainment ccNC da Hyundai Motor. Com o motivo das linhas horizontais existentes na natureza, a empresa desenvolveu “Seon” a partir de pequenos componentes gráficos para todo o ecrã e, com base nisso, completou o estilo gráfico simples e plano da Hyundai. Este conceito gráfico foi concebido para se harmonizar perfeitamente com o design interior e exterior do veículo, incluindo a consistência entre ecrãs.

O sistema de infoentretenimento ccNC da Hyundai aplica o mesmo sistema de grelha e componentes comuns para uma experiência de utilizador consistente entre ecrãs. Em particular, a hierarquia dos ecrãs foi definida de forma mais clara para facilitar a sua utilização pelos condutores durante a condução. Ao longo dos anos, a Hyundai Motor tem trabalhado na reorganização e otimização das características e informações para facilitar a sua localização e acesso pelos utilizadores. Estes esforços conduziram à aplicação do sistema de infoentretenimento exclusivo da empresa, que proporciona uma óptima usabilidade no ambiente de condução e uma experiência de utilizador consistente em todo o ecrã.

Reconhecido na categoria de Tipografia, o Hyundai Sans UI é o tipo de letra digital de próxima geração da empresa para a experiência do utilizador em mobilidade (UX). Foi concebido tendo em mente as características de UX de mobilidade, mas também a funcionalidade do software com base na estética, legibilidade e identidade da marca.

O Hyundai Sans UI herda as características de design formativas do tipo de letra da marca Hyundai Motor, Hyundai Sans. Tem também como objetivo proporcionar uma legibilidade óptima em várias situações e ambientes de condução. Em termos de estrutura visual, o Hyundai Sans UI suporta um peso tipográfico diversificado. Ao dar ordem hierárquica ao sistema de IU, as informações complexas podem ser apresentadas de forma breve. O tipo de letra itálico permite uma expressão delicada no sistema de IU e utiliza a tipografia adequada a cada função.

Organizado pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen na Alemanha, o Red Dot Award é um dos maiores concursos de design do mundo. O prémio divide-se em três disciplinas diferentes – Design de Produto, Design de Marca e Comunicação e Conceito de Design – para melhor avaliar a diversidade no campo do design.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.