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A INEOS Automotive dá pistas sobre os futuros 4×4, com protótipos Grenadier

A NEOS Automotive deu um vislumbre das potenciais futuras variantes do Grenadier no Festival de Velocidade de Goodwood, com uma série de protótipos a sublinhar a versatilidade da robusta carroçaria sobre chassis 4X4. Um Grenadier Quartermaster e uma Station Wagon grandes, arrojados e bonitos, com eixo de portal, foram apresentados juntamente com uma Quartermaster Pick-Up de cama curta, uma Station Wagon com motor V8, uma conversão Safari de oito lugares e o primeiro Grenadier modificado para ralis aprovado pela FIA.

Levando as capacidades todo-o-terreno da Grenadier Station Wagon e da Quartermaster Pick-Up literalmente a novos patamares, os conceituados modificadores de veículos alemães LeTech GmbH & Co KG, um parceiro de retalho da INEOS Automotive, introduziram um chassis elevado equipado com eixos de portal e cubos de roda deslocados que aumentam a distância ao solo de 250 mm para 514 mm e a profundidade de vadeamento de 800 mm para 1050 mm. Os pneus todo-o-terreno de maiores dimensões completam as modificações. O Grenadier com eixo de portal já tem aplicações no mundo real, uma vez que veículos modificados de forma semelhante foram recentemente entregues aos bombeiros de Mühlheim an der Ruhr, na Alemanha.

A Quartermaster Pick-Up de cama curta, apelidada de “Shortermaster”, foi criada pelos engenheiros da INEOS na fábrica de produção de Hambach, em França. Com base numa carrinha Grenadier de série, a distância entre eixos da pick-up de cabina dupla mede 2922 mm / 115 polegadas, 305 mm / 12 polegadas mais curta do que a Quartermaster. Os bancos traseiros foram empurrados para a frente para maximizar a capacidade do compartimento de carga, que está totalmente integrado no chassis.

O protótipo Grenadier V8 foi criado como um projeto único para os aprendizes de engenharia da Magna, parceira da INEOS, para lhes proporcionar experiência prática com o Grenadier. Isto resultou numa troca completa do grupo motopropulsor, substituindo o motor a gasolina BMW de 3,0 litros de seis cilindros em linha do Grenadier por uma unidade a gasolina V8 de 6,2 litros da GM, que desenvolve 317 kW e 625 Nm. A troca exigiu uma reengenharia completa dos apoios do motor, da parte eléctrica e eletrónica do motor, do arrefecimento da água e do óleo, do coletor de escape e do silenciador traseiro, dos rolamentos da transmissão e dos escudos térmicos, bem como uma consola central revista.

O Safari de oito lugares é uma Pick-Up Quartermaster convertida pela INEOS Kavango, sediada no Botswana, que cria extensas modificações especializadas para os sectores da conservação, safari, anti-caça furtiva, veterinária, cuidados de saúde primários e produção cinematográfica. O veículo acomoda confortavelmente três filas de bancos em camadas, oferecendo uma excelente visibilidade a todos os passageiros; maior proteção todo-o-terreno graças às barras de proteção frontais e laterais feitas à medida; jantes de liga leve feitas à medida com pneus todo-o-terreno para enfrentar os terrenos de safari mais exigentes.

Demonstrando a compatibilidade do Grenadier com desportos motorizados todo-o-terreno de alta velocidade, a Buzz Special Vehicles apresentou o primeiro Grenadier em conformidade com a FIA. Extensivamente modificado para competir no Campeonato do Mundo de Rally-Raid de 2025, o Grenadier preparado pela Buzz apresenta uma versão melhorada do motor a gasolina BMW 3.0 litros de seis cilindros em linha do Grenadier, que desenvolve 260 kW e 550 Nm (um aumento de 50 kW e 100 Nm) complementado por um sistema de escape desportivo, suspensão de corrida do equipamento R53 de Warwick, travões melhorados e jantes de liga leve feitas à medida. Um habitáculo despojado com uma gaiola de proteção interna completa, bancos de balde de competição e painéis interiores das portas e aberturas de ventilação do tejadilho em carbono completam as modificações de competição.

Sérgio Gonçalves

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