Menu Fechar

A IVECO TORNA-SE ELÉTRICA COM A NOVA EDAILY

A IVECO desvendou ontem a novíssima eDAILY com zero emissões, na IAA Transportation 2022 de Hanover. Concebida para ser o “gémeo elétrico” da icónica Daily, a eDAILY cobre todas as aplicações de um veículo comercial ligeiro, incluindo missões e conversões para serviços mais pesados. Esta é uma proposta única num mercado onde tanto a oferta como a procura estão ainda centradas nas entregas urbanas. A eDAILY, ao expandir o interesse na mobilidade elétrica, representará uma contribuição fundamental para a descarbonização dos transportes.

Alessandro Massimino, Diretor de Marketing e Gestão de Produtos, IVECO Truck Business Unit, afirmou: “O elétrico representa o futuro e nós queremos tornar a eletrificação acessível a todos os nossos clientes. Como elemento-chave da estratégia de desenvolvimento de produtos e do plano de transição da IVECO, concebemos a eDAILY com o objetivo de tornar toda a sua gama elétrica, mantendo as características pelas quais o nosso veículo é celebrado: robustez, fiabilidade, versatilidade, capacidade de carga e desempenho. Com a sua vasta gama, conjunto de baterias totalmente modular e adaptabilidade a uma vasta gama de conversões e aplicações, a nova eDAILY traz a mobilidade elétrica a novas missões e clientes“.

A nova eDAILY apresenta um logótipo IVECO atualizado com letras mais leves, mais ágeis e mais dinâmicas, fundado na herança da Marca e impulsionado pela inovação.

A eDAILY já pode ser encomendado por toda a Europa, com entregas a decorrerem a partir do início do próximo ano. Um micro-site dedicado permite aos clientes navegar nas muitas funcionalidades adaptadas aos proprietários da eDAILY, incluindo um Simulador eMission – também disponível nas lojas e na aplicação móvel IVECO ON – para configurar a solução que melhor se adequa à sua missão.

eDAILY: a mesma Daily de sempre, mas agora elétrica

Toda a gama Daily está agora também disponível numa versão com zero emissões, alinhada com a evolução da mobilidade e em conformidade com as novas regras de acesso a muitas áreas metropolitanas. A eDAILY é o melhor furgão para a cidade: o único veículo ligeiro de mercadorias elétrico a oferecer até 20 m3 de volume de carga, até 4,6 toneladas de carga útil e até 3,5 toneladas de capacidade de reboque.

A performance está de acordo com a da versão com motor de combustão interna: 140 kW (190 CV) de potência máxima, 400 Nm de binário máximo e até 120 km/h de velocidade máxima. A condução é aperfeiçoada pela entrega instantânea do binário do motor elétrico. Quando é necessária potência extra, os condutores podem tirar partido de um impulso adicional ativando a distinta função Hi-Power da eDAILY. A utilização de energia pode ser otimizada graças ao Seletor de Modo de Condução, o qual permite extrair a potência máxima ou minimizar o consumo de energia. O modo One-Pedal Drive da eDAILY facilita a condução e converte a energia cinética durante as travagens em eletricidade, reduzindo assim o consumo de energia e o desgaste das pastilhas de travão.

Energia para qualquer rota e até 50% de poupança na manutenção

A eDAILY oferece a autonomia necessária: a instalação de baterias modulares permite aos clientes escolher o nível de autonomia que melhor se adequa à sua missão. A configuração pode ser melhorada ao longo de toda a vida útil do veículo.

A eDAILY está totalmente conectada e permite a otimização da autonomia, condução e tempo de funcionamento, bem como o controlo remoto das operações de carregamento e da função de climatização interna. O pré-condicionamento coloca o habitáculo do veículo à temperatura ideal enquanto ainda está ligado à tomada de carregamento. A fiabilidade comprovada e as soluções elétricas específicas permitem custos operacionais extremamente competitivos, com uma redução significativa das despesas de manutenção e reparação em comparação com as versões com motor Diesel.

Uma gama completa em que nada falta

A eDAILY aparece nas variantes furgão, chassis cabina simples, chassi cabina dupla e minibus com preso bruto de 3,5 a 7,2 toneladas, nas versões de rodado simples ou duplo, com uma vasta gama de opções de altura e distância entre eixos. Todas as funcionalidades de tecnologia e conforto da Daily estão disponíveis no modelo elétrico, incluindo a suspensão pneumática inteligente AIR-PRO. A eDAILY é a única LCV elétrica a oferecer diversas relações diferenciais nas versões 50C (3,6 ou 4,44) e 72C (4,3 ou 5,13) para enfatizar quer o desempenho, quer a eficiência.

Apta para enfrentar qualquer missão

A eDAILY oferece uma mobilidade elétrica natural e intuitiva garantindo a máxima eficiência energética e a perfeita execução de qualquer tarefa. Nenhuma missão está fora do alcance da eDAILY. O sistema elétrico foi testado com sucesso em condições extremas, de -30°C a 50°C. Os arranques em subida são garantidos até 30% de inclinação.

O mesmo chassis ultra forte de sempre, sem componentes salientes da estrutura superior e com interfaces digitais e analógicos (como o CAN BUS 2.0B) fazem da eDAILY a base EV mais versátil e completa para conversões. Uma gama de tomadas de potência elétricas até 15 kW está disponível para alimentar a refrigeração, gruas e outras superestruturas, mesmo as mais exigentes, como a recolha de resíduos e uma plataforma aérea, como é possível ver no stand. A energia da rede pode ser utilizada para alimentar o equipamento quando o veículo está ligado a um carregador ou tomada. A alimentação de energia das baterias principais torna possível a utilização de tomadas, mesmo quando o motor elétrico está desligado.

Energia topo de gama com baterias escaláveis

A eDAILY pode ser equipada com 1, 2 ou 3 baterias. Os conjuntos de baterias modulares FPT Industrial / Microvast de 37 kWh representam uma densidade de energia de nível superior (265 Wh/kg ao nível da célula) e a melhor energia utilizável da classe, 95%. Estão protegidas por uma garantia de bateria de 8 anos e até 250.000 km, incluindo a substituição quando a capacidade cai abaixo de 80%.

A eDAILY pode ser carregada em postos públicos, tomadas industriais e tomadas domésticas. As opções de carregamento incluem o carregamento rápido a 80 kW, que adiciona até 100 km de autonomia em apenas 30 minutos. O carregamento pode ser totalmente gerido através da aplicação dedicada. A porta de carregamento frontal da eDAILY é facilmente acessível independentemente da direção do cabo de alimentação. Atrás da aba deslizante que protege a ficha da água e do pó, um indicador LED indica rapidamente o estado e o nível de carga.

Um veículo sustentável para a era digital

A eDAILY está sempre conectada para aumentar a produtividade do cliente e o bem-estar do condutor: a caixa de conectividade permite a troca de dados em tempo real e fornece acesso a todos os serviços IVECO. Os clientes da eDAILY podem aceder aos serviços de conectividade através do portal IVECO ON com as suas novas funções de gestão de dados e web-API, sem necessidade de modificar o seu perfil de missão, ciclo de trabalho ou padrões operacionais.

software de bordo é atualizado regularmente, via over the air, de uma forma fluida. Os dados em tempo real gerados pelo veículo são monitorizados remotamente pela Sala de Controlo da IVECO. Os diagnósticos proativos e preditivos previnem paragens não planeadas e permitem a programação atempada da manutenção.

aplicação eDAILY Routing interage com o veículo para prever a sua autonomia, os carregamentos necessários para chegar ao destino, bem como a hora exata de chegada. Os alertas de autonomia informam proactivamente o Gestor de Frota quando a carga remanescente da bateria está a aproximar-se do limite ou em caso de problemas de carregamento. Os modos de condução e regeneração podem ser pré-definidos pelo Gestor de Frota, a fim de otimizar a utilização de energia. A monitorização da utilização de energia calcula a absorção de energia a todo o momento (tendo em conta as tomadas disponíveis) e fornece relatórios detalhados sobre a energia utilizada em comparação com a distância percorrida. O controlo inteligente do carregamento permite aos utilizadores programar o carregamento elétrico quando for mais conveniente.

Os serviços eletrónicos dedicados incluem a aplicação IVECO ON Easy Daily com novas funcionalidades dedicadas aos veículos elétricos da marca, tais como Avaliação do Estilo de Condução para a Energia, carregamento e pré-condicionamento remoto, painel de instrumentos alargado com parâmetros do veículo, além de todas as funcionalidades atualmente disponíveis para a Daily.

O assistente de voz IVECO DRIVER PAL, que pode ser ativado diretamente a partir da aplicação IVECO ON Easy Daily, oferece informação específica sobre o sistema elétrico, incluindo verificação do estado do veículo e nível de bateria. O controlo da climatização e a navegação até à estação de carregamento elétrico mais próxima também podem ser ativados através de comando por voz.

Um modelo versátil para o transporte sustentável

Os eServices da eDAILY entram em jogo mesmo antes da compra: A IVECO é capaz de aconselhar sobre o veículo e a configuração de carregamento que melhor se adapta às necessidades do cliente. A IVECO tem parcerias com as principais empresas europeias de energia para a conceção, fornecimento, instalação e serviço de soluções de carregamento personalizadas, incluindo, também (a pedido), contratos de energia favoráveis. Isto permite aos clientes minimizar o seu investimento inicial e as suas despesas energéticas durante a utilização.

A IVECO lança em conjunto com a eDAILY um modelo de negócio inovador, o Green & Advanced Transport Ecosystem (GATE), um modelo de aluguer de longo prazo com tudo incluído para veículos elétricos que abrirá as portas à mobilidade com zero emissões a um grande número de novos clientes. A proposta do GATE inclui também uma fórmula exclusiva e inovadora pay-per-use dedicada a veículos elétricos.

Edições especiais Tigrotto e Leoncino

Na feira IAA Hanover 2022, a IVECO apresenta também uma antevisão de duas edições limitadas que se inspiram em dois produtos icónicos OM dos anos 50 e 60, as edições Tigrotto e Leoncino: uma combinação única do passado e do futuro que em breve estará à venda e que é dedicada aos clientes mais exigentes. A Leoncino é uma interpretação vintage da nova eDAILY, enquanto a Tigrotto é uma variante da Daily 4×4.

A IVECO também codesenvolveu novos fluidos para a nova eDAILY com a PETRONAS Lubricants International (PLI), com o objetivo comum de maximizar o desempenho. O PETRONAS Iona Integra Plus foi desenvolvido para a caixa de transferência para reduzir as perdas por centrifugação, assegurando ao mesmo tempo a durabilidade do sistema que é comparável a fluidos padrão de viscosidade mais elevada, satisfazendo os requisitos de segurança e assegurando excelentes propriedades de oxidação, mesmo no caso de temperaturas elevadas. A eDAILY irá também utilizar o PETRONAS Tutela Axle 900 HD, um óleo 75-W85 que foi desenvolvido para toda a gama de eixos IVECO, incluindo veículos ligeiros e pesados para maximizar a eficiência e cumprir os mais recentes requisitos de regulamentação.

eDAILY no stand da IVECO na IAA 2022

Um amplo espectro de aplicações da eDAILY destaca a versatilidade do novo modelo e a forma como os operadores não precisam de se comprometer quando dão o passo para um veículo elétrico: a eDAILY pode ser adaptada para se adequar às missões mais exigentes.

  • A eDAILY 50C12E, equipada com o eMotor e ePTO, foi adaptada pela Palfinger para incluir uma plataforma aérea que se estende até 24,7 m.
  • Um grande exemplo da IVECO eDAILY numa missão que requer refrigeração é o 42S14E, em exposição com a sua inovadora carroçaria “Urban” Lecapitaine em combinação com a unidade de refrigeração Thermo King E500, alimentado diretamente pela tomada de potência elétrica de alta tensão.
  • A terceira IVECO eDAILY em exposição destina-se a quem pretende operar uma oficina móvel, como demonstrada pela 42S14EV da Internal Equipment Bott.
Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.