Menu Fechar

A Nissan GB dá ao poderoso Micra 350SR uma atualização restomod para o seu 23º aniversário

Prestes a lançar o seu novo MICRA EV, a Nissan deu a uma das suas criações mais loucas, o Micra 350SR de motor central, uma atualização “restomod” para o seu 23º aniversário – o seu aniversário “Ni-San ”* – com um visual renovado, componentes actualizados e até Apple Carplay.

Baseado num Micra K12 de 2002, construído em Sunderland, e criado pela equipa de competição por detrás dos sucessos da Nissan nos Carros de Turismo Britânicos dos anos 90, a Nissan GB encomendou originalmente o Micra 350SR há mais de vinte anos para demonstrar a adaptabilidade da plataforma do Micra e para celebrar o pouco conhecido pedigree de competição do modelo no desporto automóvel japonês.

O louco Micra 350SR é alimentado pelo bloco de 3,5 litros de um Murano com cabeças de um 350Z, cames de alta elevação NISMO e indução, mais uma ECU modificada, elevando a potência de 265 CV para cerca de 300 CV – e com apenas 1200 kg para propulsionar, o desempenho pode ser descrito de forma conservadora como “mais do que adequado”. Ao longo das últimas duas décadas, o automóvel foi exibido em eventos da Nissan e emprestado a jornalistas – mas o tempo passa e, com 2025 a marcar o seu aniversário “Ni-San”, e com a sexta geração do Micra ao virar da esquina, o 350SR merecia uma merecida atualização.

Para ajudar, a Nissan GB recorreu aos designers da Nissan Design Europe em Paddington, Londres – a mesma equipa responsável pelo novo MICRA EV e que concebeu o incrível concept 20-23. Tanto o MICRA EV como o Concept 20-23 partilham o ADN de design com o K12, nomeadamente nas luzes arredondadas e na silhueta.

A equipa sentiu que era importante respeitar a herança do automóvel e o seu lugar na história da Nissan, pelo que optou por adotar uma abordagem “restomod” leve. Os jovens designers da Nissan Design Europe, que já estavam familiarizados com o 350SR, desenvolveram um novo visual exterior que remete para a pintura original do automóvel, ao mesmo tempo que o actualiza visualmente.

O design combina uma base “prata líquida” acetinada com realces azuis e novos gráficos baseados na nova iconografia “=III 23” da Nissan, que aparece tanto no novo MICRA como no novo LEAF, e foi inspirado nas luzes traseiras do lendário 300ZX. A grelha e as partes inferiores têm acabamento em preto brilhante, juntamente com as originais e recentemente renovadas ligas de 18 polegadas RAYS 350Z. Os faróis LED com luzes diurnas semi-circulares completam o novo visual do automóvel, fazendo referência ao novo MICRA e proporcionando uma visão mais clara e segura da estrada.

No interior, o interior foi atualizado com novos bancos e arneses, além de um ecrã tátil de 9 polegadas com Apple Carplay e Android Auto para navegação e entretenimento. Embora isto permita aos condutores transmitir música através dos novos altifalantes do automóvel, é uma funcionalidade que deve ser reservada para viagens de cruzeiro ou quando estacionado, porque o motor mantém toda a sua extravagância auditiva.

O renovado Micra 350SR fará a sua estreia a 15 de maio no Dia de Testes da SMMT de 2025 no Campo de Testes de Millbrook – o mesmo local utilizado durante o seu desenvolvimento há mais de 20 anos. Aconselha-se os jornalistas a entrarem em contacto o mais rapidamente possível, caso pretendam experimentar esta parte única da longa herança do Nissan Micra.

  • O número “23” tem um significado especial para a Nissan porque o nome da marca soa como a pronúncia japonesa de “2” (ni) e “3” (san), e o número adorna os seus automóveis de competição NISMO há quase 40 anos.
Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.