A Volkswagen Veículos Comerciais está a apresentar os primeiros detalhes de design da nova geração da Transporter. “Estamos a transferir o ADN do nosso ícone para os tempos modernos com a Transporter completamente nova”, explica Albert Kirzinger, Diretor de Design da marca Volkswagen Veículos Comerciais. Kirzinger continua: “Os pormenores da sétima geração do Bulli retomam as características de design dos seus seis antecessores e dão-lhes uma nova interpretação. Isto tem uma tradição – cada nova Volkswagen Transporter sempre representou um novo começo visual, uma ponte estilística entre uma longa história, o presente e o futuro. Foi precisamente isto que manteve esta linha de produtos actualizada durante mais de oito décadas, tornando-a a série de carrinhas mais bem sucedida do mundo na sua categoria.” As pré-vendas da nova Transporter já começaram na Europa com preços líquidos a partir de 36.780 euros2 – o lançamento no mercado está previsto para o primeiro trimestre de 2025.
ADN Bulli: “Basta um segundo para reconhecer imediatamente a Transporter – redesenhada do primeiro ao último milímetro – como a sucessora da T6.1 e como membro da família Bulli”, afirma Albert Kirzinger. O Diretor de Design continua: “O design segue consistentemente o icónico ADN Bulli. Isto já é evidente na carroçaria principal, que tem o contorno caraterístico da linha de produtos por baixo das janelas laterais – chamamos-lhe a linha Bulli. Este ADN único pode ser encontrado em todas as áreas do design exterior e também torna a nova Transporter a original na sua classe”. O design da nova Transporter em pormenor:
Frente: O T5 pode ser visto brevemente na forma da grelha do radiador, o T6.1 nos faróis e o T1 na claridade icónica – mas todas estas características evoluíram significativamente para uma nova aparência da Volkswagen Transporter. Ao mesmo tempo, o design também está incorporado na atual gama da família Bulli. O Diretor de Design acrescenta: “O design frontal da nossa sétima Transporter deixa imediatamente claro que é um membro da família Bulli e complementa a dupla Multivan e ID. Buzz”.
Silhueta: A vista lateral da Transporter, que tem entre 5.050 mm e 5.450 mm de comprimento, mostra a clareza de design típica de um Bulli. “Tal como no T6.1, prolongámos o contorno superior dos faróis como uma linha para os lados. Isto continua até à traseira e cria uma curvatura linear pronunciada acima dela – a linha Bulli. Esta linha separa as zonas superior e inferior da carroçaria e é uma homenagem ao T1”, afirma Kirzinger. A gama de jantes de 16, 17 e 19 polegadas da Transporter também foi redesenhada. Particularmente marcante é a jante de liga leve Indianapolis de 19 polegadas com a sua aba de jante cortada em diamante, bem como seis raios pretos e superfícies interiores. A tampa do depósito de combustível integrada na zona do pilar B das versões a gasóleo e híbrida plug-in, tal como no T6.1 e na Crafter de grandes dimensões, está novamente acessível de forma ideal. A tampa da tomada de carregamento dos modelos com tração híbrida plug-in e totalmente eléctrica encontra-se sob o farol direito.
Traseira: A traseira da sétima Volkswagen Transporter tem um design homogéneo e, por isso, apresenta os traços claros e característicos de um Bulli. O veículo comercial estará novamente disponível com uma porta traseira e portas traseiras. Embora completamente redesenhado e tecnicamente renovado, a forma marcante dos faróis traseiros com pontos de LED para os lados cria uma ponte estilística para o T5. “Com uma linha horizontal por baixo do óculo traseiro e uma faixa preta acima da matrícula, formamos uma faixa horizontal suave entre os grupos de luzes traseiras em forma de C, que também usamos aqui para enfatizar a clareza icónica da nova Transporter”, diz Albert Kirzinger. E continua: “Como sempre num veículo comercial Volkswagen, não há nenhuma linha que não seja lógica. As linhas horizontais descritas por baixo do óculo traseiro e por cima da pega são um bom exemplo disso, enquadrando o logótipo da Volkswagen e estendendo-se até às luzes traseiras com precisão milimétrica.” Mais uma vez, a forma segue sempre a função no sétimo Transporter. A porta da bagageira ou as portas laterais são outro exemplo: o seu rebaixo prolonga-se até ao para-choques, resultando numa altura de carga reduzida de apenas 575 mm a 638 mm (consoante a versão).
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