Menu Fechar

A novíssima Škoda Superb Estate: Mais espaço, mais conforto, mais eficiência e mais segurança

O modelo topo de gama ICE da Škoda entra numa nova geração: a novíssima Superb Estate viu as suas dimensões aumentadas mais uma vez e apresenta-se com um visual inteligentemente evoluído e uma vasta gama de novas tecnologias. Com um coeficiente de resistência aerodinâmica de cd 0,25 e uma escolha de seis variantes de motorizações modernas, o modelo topo de gama a gasolina está mais eficiente do que nunca. As potências variam entre 150 CV e 265 CV. A gama de motores inclui um híbrido plug-in com uma autonomia eléctrica de mais de 62 milhas e um 1.5 TSI com tecnologia mild-hybrid, uma estreia para o Superb.

A nova Superb Estate é imediatamente reconhecível pela sua distinta grelha de radiador octogonal e pelos faróis LED de feixe matricial com o novo elemento de design Crystallinium. As luzes traseiras LED opcionais com indicadores animados incluem uma função Coming/Leaving Home (de série na SE L e L&K). Um destaque visual especial é proporcionado pelos detalhes exteriores em Unique Dark Chrome, por exemplo, um novo logótipo 2D no capot e as letras na porta da bagageira. Com um coeficiente de resistência aerodinâmica de cd 0,25, a nova Superb Estate é a carrinha Škoda mais aerodinâmica de sempre. A afinação do design da carroçaria e numerosos ajustes específicos ajudaram a reduzir o seu coeficiente de resistência em 15 por cento e contribuíram para a aparência distinta do modelo.

O interior da Superb Estate apresenta um ecrã de infoentretenimento independente com 13 polegadas e uma consola central organizada, uma vez que a alavanca selectora foi deslocada para a coluna de direção. Pela primeira vez, está disponível um ecrã frontal como opção. Os Škoda Smart Dials e o assistente de voz Laura, que em breve será complementado pelo ChatGPT, facilitam o controlo de inúmeras funções do veículo e do sistema de infoentretenimento, fornecendo informações que vão para além do ecossistema do automóvel. Entre os novos elementos contam-se o carregamento rápido sem fios de 15 watts e a ventilação simultânea de um smartphone, bem como os bancos Ergo, que permitem o conforto das costas, com dez almofadas de massagem de controlo pneumático. A Superb Estate também apresenta a nova estrutura da gama com Design Selections, pacotes de opções temáticos e opções individuais. O Superb está bem equipado para longas distâncias, com uma capacidade de bagagem de 690 litros – mais 30 litros do que o seu antecessor. O espaço para a cabeça também aumentou.

As seis unidades de tração modernas e eficientes incluem também um híbrido plug-in de nova geração, presente na Superb Estate iV. O motor 1.5 TSI combina-se com um motor elétrico para fornecer uma potência de sistema de 150 kW (204 cv) e oferece agora uma autonomia eléctrica de mais de 62 milhas no ciclo WLTP. Para além disso, o 1.5 TSI também está disponível com tecnologia mild-hybrid – uma novidade para o Superb. Além disso, existem também dois outros motores a gasolina, bem como duas unidades a gasóleo. As respectivas variantes de topo (265 cv e 193 cv) vêm equipadas de série com tração integral. O novo Controlo Dinâmico do Chassis (DCC Plus) combina conforto e dinâmica de condução, enquanto os faróis LED Matrix beam de segunda geração proporcionam uma iluminação ainda melhor da estrada à frente.

A nova Superb Estate, produzida na fábrica do Grupo Volkswagen na capital eslovaca, Bratislava, está preparada para continuar o sucesso dos seus antecessores. A Škoda ofereceu pela primeira vez uma Station como parte da segunda geração moderna do Superb em 2009. Na terceira geração moderna do modelo, este estilo de carroçaria arrancou: a Station de 2016 teve uma quota de cerca de 54 por cento de um total de cerca de 860.000 veículos produzidos. Na Alemanha, o maior mercado individual da Škoda em todo o mundo, mais de 90 por cento de todos os veículos Superb entregues aos clientes eram Estates. A Superb Estate também ganhou a sua quota-parte nos numerosos prémios internacionais ganhos por esta série de modelos.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.