A Peugeot deu luz verde à produção do RCZ-R

Published On 10 de Julho de 2013 | Novidades

7b489f6a82a9354180bed9a4165ba961_XL

Já tínhamos antecipado este novo Peugeot (concept apresentado em 2012 no salão automóvel de Paris), mas agora surge a confirmação de que vamos ter a versão mais potente do RCZ e que será exibida no Festival de velocidade de Goodwood.

E a marca francesa antecipou mesmo a divulgação deste automóvel, mostrando várias imagens antes de ser apresentado ao vivo e a cores, isto para além de divulgar as prestações e características técnicas.

E começando pelo motor a gasolina de 1,6 litros de capacidade e turbocompressor, que debita 271 cavalos de potência às 6000 rpm e 330 Nm de binário a partir das 1900 rpm. A transmissão fica a cargo de uma nova caixa de 6 velocidades que inclui um diferencial autoblocante do tipo Torsen para colocar a potência no solo de forma eficaz. O motor ouvir-se-á com mais volume no interior através de um sistema artificial que projecta o som através das colunas instaladas no automóvel.

A suspensão tem uma afinação desportiva e os travões (discos de 380mm montados em cubos de alumínio) estão adaptados à nova potência do modelo. Este modelo é cerca de 10mm mais baixo que o modelo de 200 cavalos e foi dotado de jantes em liga leve de 19 polegadas e um aileron traseiro. O RCZ-R é cerca de 17 kg mais leve que o RCZ THP de 200 cavalos, sendo a tara agora de 1280 kg.

As performances são entusiasmantes, o arranque de 0 a 100 km/h é efectuado em menos de 6 segundos e a sua velocidade máxima (limitada) é de 250 km/h. Os consumos anunciados ficam-se pelos 6,3 l/100 km, e as emissões de CO2 ficam pelos 145 g/km, valores muito comedidos.
No exterior este modelo difere dos restantes RCZ pelo facto de ter a letra “R” estampado na grelha frontal e na tampa da bagageira, pelas novas jantes e outros pormenores.

No interior existem bancos desportivos revestidos em couro (Nappa/Alcantara), um volante desportivo, punho da alavanca das velocidades em alumínio, costuras em vermelho, alguns pormenores na cor piano black e o respectivo logotipo “R” colocado estrategicamente nos bancos dianteiros e na consola central.

Este modelo está disponível nas cores Nera Black, Moroccan Red, Opal White e Mercury Grey e será apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt que se realiza em Setembro.

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.