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A PORSCHE CELEBRA O 911 GT3: 25 ANOS DE PERFORMANCE E PAIXÃO

A apresentação do primeiro Porsche 911 GT3 no Salão de Genebra em março de 1999 marcou o início de uma nova era para o construtor de automóveis despor- tivos de Zuffenhausen. Um quarto de século depois, a Porsche recorda a história de sucesso de um ícone da competição, caracterizado pela performance e pre- cisão.

Estugarda. Durante 25 anos, cada Porsche 911 GT3 personificou a essência da em- presa. Quatro gerações do incontestável desportivo continua a história de sucesso do 911, ao demonstrar uma performance impressionante tanto em circuito como em es- trada. “No 911 GT3, a construção de peso reduzido consistente encontra uma dinâ- mica extraordinária e um design inconfundível”, afirma Andreas Preuninger, Project Manager GT Vehicles. “Tanto a versão de competição como a de estrada têm o ADN da Porsche no seu núcleo e refletem a experiência da empresa em desportos motori- zados. Um pouco de cada vitória nos circuitos de todo o mundo está contido em cada GT3”. Na Porsche, também faz parte da tradição que a gama de modelos seja cons- truída com base em elementos que já provaram ser fiáveis, mesmo sob as condições mais difíceis em pista. O GT3 tem a marca do departamento Porsche Motorsport como nenhum outro 911. Durante 25 anos, o automóvel desportivo homologado para es- trada superou-se a si próprio em cada nova edição, tornou-se ainda mais rápido, ainda mais preciso e ainda mais dinâmico. As versões de competição do 911 GT3 são tam- bém uma história de sucesso. Nos livros de histórica surgem as várias vitórias na classe e na geral em grandes corridas de resistência em Nürburgring, Spa e Daytona. “O GT3 sente-se em casa no circuito, mas ao mesmo tempo é também um automóvel desportivo de alta performance adequado para uma utilização diária”, segundo Roland Kussmaul. Durante quatro décadas, este homem de Ludwigsburg trabalhou como en- genheiro de competição, piloto de testes e de desenvolvimento na Porsche AG.

A evolução de um ícone da competição

Em março de 1999, a Porsche apresentou o 911 GT3, com 265 kW (360 CV) de po- tência, no Salão Automóvel de Genebra. Alguns meses depois, a geração 996 do 911 passa a estar disponível e segue os passos dos icónicos modelos Carrera RS. O pri- meiro GT3 está equipado com um motor de 3,6 litros, uma evolução do motor boxer de seis cilindros atmosférico do 911 GT1. A distinção final foi atribuída ao duas vezes campeão do mundo de ralis Walter Röhrl que, ao volante do desportivo, percorreu os 20,8 km do circuito de Nürburgring Nordschleife em menos de 8 minutos, tendo atin- gido os 302 km/h. Esta foi a primeira vez que um automóvel homologado para estrada conseguiu tal feito. Sete minutos e 56,7 segundos de sonoridade intensa e uma exce- cional adrenalina a alta velocidade, para ser mais preciso. Às 7200 rpm, o motor debita a sua potência máxima e só às 7800 rpm é que a agulha do conta-rotações para a zona vermelha. “Esta é a coisa mais excitante que a Porsche está a colocar na estrada neste momento”, disse Röhrl depois de ter conseguido baixar dos oito minutos num automóvel de produção em série. “A direção no GT3 é muito precisa. Isto permite-nos fazer todos os tipos de curvas muito rápido – normalmente só vi afinações de chassis como esta no desporto motorizado”.

O icónico automóvel desportivo sucede três gerações. De três em três ou de quatro em quatro anos, a Porsche apresenta uma nova evolução, cada uma com as melhores inovações do desporto motorizado. A primeira atualização de produto do 911 GT3 sur- giu em 2003 com um aumento de potência de 15 kW (21 CV). Esta atualização funci- onou com base no princípio de oferecer mais potência e mais binário com a mesma cilindrada e consumo de combustível. Passaram mais três anos até que a comunidade mundial de fãs do automóvel desportivo purista pudesse celebrar valores de potência superiores, que excedia os 305 kW (415 CV), bem como um novo regime máximo de 8400 rpm. Para além do conceito de alta velocidade, a Porsche otimizou a admissão de ar do motor boxer de seis cilindros do 911 GT3 da geração 997 para melhorar a performance. Para além disso, pela primeira vez, o automóvel desportivo também es- tava equipado com um sistema de suspensão ativa com o Porsche Active Suspension Management (PASM).

Quando o 911 GT3 foi atualizado em 2009, os engenheiros aumentaram a cilindrada do motor para 3,8 litros e aumentaram a potência para os 320 kW (435 CV). Para uma experiência de condução ainda mais intensa, também melhoraram os componentes do chassis e a aerodinâmica. Por exemplo, redesenharam a asa traseira e cobriram por completo a parte inferior da carroçaria. Estas medidas aumentaram a downforce de forma tão eficaz que a pressão de contacto mais do que duplicou em comparação com o antecessor.Terceira geração no 50º aniversário do Porsche 911

A terceira geração do 911 GT3 foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 2013. O motor e a caixa de velocidades, a carroçaria e o chassis – a Porsche apresentou uma remodelação completa do GT3 para assinalar o 50º aniver- sário do 911. O motor boxer de 3,8 litros debita 350 kW (475 CV) e permite atingir uma velocidade máxima de 315 km/h. A introdução da transmissão automática de dupla embraiagem (PDK) no GT3 foi uma verdadeira revolução que permitiu tempos de mu- dança de velocidade mais rápidos e uma melhor performance. O novo chassis com eixo traseiro direcional e outras melhorias aerodinâmicas tornaram o 911 GT3 um dos 911 mais ágeis e precisos de todos os tempos. Foi possível efetuar uma volta ao cir- cuito de Nürburgring Nordschleife em menos de 7 minutos e 30 segundos.

Foram necessários quatro anos para que o construtor de automóveis desportivos se superasse mais uma vez com o GT3. Nesta atualização, o motor boxer de seis cilin- dros cresceu para 4,0 litros e passou a debitar 368 kW (500 CV). Os clientes podiam escolher entre a transmissão automática PDK e uma transmissão manual desportiva

de seis velocidades. Esta última era particularmente apelativa para os condutores mais puristas, bem como o Pacote Touring, disponível como opcional, que substituía a asa traseira fixa por uma asa extensível automática. A afinação aerodinâmica e o desenvolvimento do chassis tornaram o desportivo numa máquina ainda mais precisa e potente.

O atual 911 GT3 é baseado na geração 992 do 911. Com este automóvel desportivo, apresentado em 2021, a Porsche continua a tradição de estabelecer padrões no seg- mento dos automóveis desportivos de alta performance. O motor boxer de seis cilin- dros de 4,0 litros debita 375 kW (510 CV). As tecnologias inovadoras adotadas da competição, como a suspensão dianteira double wishbone e a aerodinâmica otimizada com uma asa traseira fixa, fazem do GT3 um dos 911 mais avançados de todos os tempos. Esta geração combina a tecnologia do desporto motorizado com a homolo- gação para estrada de uma forma mais potente do que nunca.

Mesmo depois de 25 anos, o 911 GT3 continua a ser sinónimo de performance e ino- vação tecnológica. A Porsche continua a progredir de forma a dar continuidade à his- tória de sucesso do 911 GT3 com novos modelos e liderança no capítulo tecnológico. Como sempre, a paixão pelo desporto motorizado e o entusiasmo pela performance permanecem no centro de tudo o que fazemos.

Sérgio Gonçalves

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