O novo Porsche Macan com tração traseira passa a estar disponível como porta de entrada na gama do SUV elétrico. Tem uma eficiência excecional que permite oferecer uma autonomia em combinado de até 641 km. O novo Macan 4S com até 380 kW (516 CV) posiciona-se como um dos modelos de maior potência da série. O novo Pacote Off-road Design passa a estar disponível para todos os modelos Macan. Para além disso, o Porsche Driver Experience recebe uma atualização profunda.
Estugarda. A Porsche duplicou o tamanho da gama de modelos do seu primeiro SUV 100% elétrico. Enquanto o Macan com tração traseira centra-se na eficiência e autonomia, o novo Macan 4S posiciona-se entre o Macan 4 e o Macan Turbo. Tal comos os modelos apresentados no início de 2024, o 4S está equipado com o sistema Porsche Traction Management (ePTM), com controlo eletrónico, que distribui a potência entre os dois eixos cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema convecional de tração integral.
Macan: bateria de 100 kWh e eficiência elevada
O novo Macan, a versão de entrada no mundo dos SUV elétricos da Porsche, também é alimentado por uma bateria de alta tensão com 100 kWh de capacidade bruta. A propulsão é assegurada pelo mesmo motor instalado no eixo traseiro que é utilizado no Macan 4, com 210 mm de diâmetro, que debita 250 kW (340 CV). O motor elétrico tem um inversor (PWR) de 480 amperes, no qual é utilizado um material semicondutor altamente eficiente em carboneto de silício (SiC) que proporciona uma maior eficiência. Este reduz de forma significativa as perdas de comutação no PWR e permite frequências de comutação mais elevadas. Em combinação com o launch control, o Macan debita até 265 kW (360 CV) de potência em overboost e atinge um binário máximo de 563 Nm. O SUV acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 220 km/h. Ao não ter um sistema de tração integral, o Macan é 110 kg mais leve do que o Macan 4 e, desta forma, necessita de menos energia na propulsão. Assim, consegue uma autonomia em combinado de até 641 quilómetros.
Macan 4S: motores elétricos mais potentes e PASM de série
O Macan 4S tem um novo motor no eixo traseiro e um inversor de 600 amperes. O motor elétrico de 230 mm de diâmetro e um comprimento ativo de 150 mm. Em combinação com o motor do eixo dianteiro, o mesmo utilizado no Macan 4 e no Macan Turbo, o 4S consegue debitar 330 kW (448 CV) de potência, com um incremento em overboost de até 380 kW (516 CV). Com o launch control ativo, o binário máximo é de 820 Nm. Os valores de performance são impressionantes: com o launch control, o Macan 4S faz a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 240 km/h. Esta versão tem uma autonomia em combinado de até 606 quilómetros. O Macan 4S está equipado de série com o sistema de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM). A suspensão pneumática adaptativa com sistema de nivelamento e regulação em altura, o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e o eixo traseiro direcional permitem otimizar ainda mais o chassis e aumentar a performance e o conforto.
As duas novas versões possuem todas as qualidades desta segunda geração do Macan, incluindo o design progressivo e intemporal com aerodinâmica otimizada (Cx= 0,25). A arquitetura de 800V da Premium Platform Electric (PPE) permite uma capacidade de carga em corrente contínua de até 270 kW. A bateria de alta tensão pode ser carregada dos 10% aos 80% em cerca de 21 minutos numa estação de carregamento rápido adequada.
Nova cor, novas jantes, novo Pacote Off-road Design
A nova cor exterior, o Cinzento Ardósia Neo, está agora disponível para todos os Macan. Para além disso, foi adicionado ao portfólio um novo design de jantes Macan S de 20”. Também disponível como opção para todas as versões surge o Pacote Off-road Design, uma solução que melhora ainda mais a utilização diária do Macan. As estradas de terra batida e as subidas e descidas íngremes podem ser dominadas com mais facilidade do que antes. A alteração da geometria do para-choques dianteiro aumentou o ângulo de ataque até 17,4 graus, mediante o modelo (com a suspensão pneumática num nível de elevação específico). Em combinação com a suspensão pneumática adaptativa, o Pacote Off-road Design também aumenta a distância ao solo em 10 mm, para 195 mm na configuração normal.
A Porsche propõe este pacote em duas cores: em Cinzento Vesúvio e em cor exterior. O para-choques dianteiro, as saias laterais, o difusor e as barras de tejadilho são pintados na opção de cor escolhida. As jantes Off-road Design de 21” em Cinzento Vesúvido fazem também parte do equipamento. Para os clientes que preferem a variante do Pacote Off-road Design em cor exterior, as sideblades também são pintadas na mesma cor. As barras de tejadilho podem ser encomendadas em Preto, em Prata ou Turbonite (apenas na versão Turbo).
Para o Macan, Macan 4 e Macan 4S, o para-choques dianteiro Off-road com inserções em Cinzento Vesúvio também está disponível em separado. O ângulo de ataque aumenta de forma semelhante ao Pacote Off-road Design.
Porsche Driver Experience com novo design e novas funções
Com a eletrificação do Macan, a Porsche introduziu um sistema de visualização e controlo totalmente novo. O Porsche Driver Experience oferece uma mistura de elementos digitais e analógicos. Estes incluem um painel de instrumentos com um ecrã curvo de 12,6 polegadas, um ecrã de 10,9 polegadas para o passageiro, um head-up display com tecnologia de realidade aumentada e iluminação ambiente. A Porsche decidiu atualizar de forma profunda o design dos ecrãs de todos os modelos Macan. Agora, incluem uma animação emocional de boas-vindas, um visual atualizado de ultima geração e a nova aplicação Themes, que permite ajustar a cor de fundo dos ecrãs e a iluminação ambiente à cor exterior, com dozes opções de escolha.
As novas versões do Macan já estão disponíveis para encomenda e as primeiras entregas aos clientes estão previstas para o segundo semestre do ano. Os preços em Portugal começam nos 83.671 euros no Macan e nos 94.038 euros no Macan 4S.
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024
- Festa do TT está de volta à vila alentejana de Fronteira - 4 de Dezembro de 2024
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024