Para a sua quinta geração, a MINI está a dar um salto gigante para a era digital e para o futuro totalmente elétrico da marca, revelando hoje o novo MINI Cooper Electric no Salão Internacional do Automóvel IAA, em Munique. Celebrando a sua rica herança e o seu design icónico, o novo MINI Cooper oferece um grande passo em frente em termos de tecnologia, ao mesmo tempo que se concentra num habitáculo centrado no condutor.
Na sua quinta geração, o MINI de 3 portas encarna mais uma vez a essência da marca, mas agora com um sistema de propulsão totalmente elétrico. A silhueta apresenta as proporções características do MINI: saliências curtas, um capot curto e uma distância entre eixos longa e contrastante, enquanto as jantes maiores e a remoção dos cromados do veículo trazem uma nova abordagem ao design.
A dianteira do MINI Cooper totalmente elétrico continua a ser icónica graças à nova grelha octogonal com contorno em filigrana e aos famosos faróis circulares MINI, que são oferecidos pela primeira vez com três assinaturas de luz únicas. Enquanto os gráficos de luz horizontais são oferecidos de série, opcionalmente os elementos de luz diurna podem ser trocados para criar três assinaturas de luz ajustáveis. Além disso, todos os modos de luz começam e terminam com uma animação de boas-vindas e de despedida especialmente orquestrada.
Pela primeira vez, são disponibilizados puxadores das portas embutidos, enquanto que as cavas das rodas e as palas laterais foram removidas. As características típicas do design MINI, como a divisão visual da carroçaria em três partes, a área das janelas a toda a volta e o tejadilho contrastante, ajudam o novo design a destacar-se.
A nova estética MINI também confere à traseira um toque novo e contemporâneo, com superfícies claras e luzes traseiras embutidas que podem ser comutadas para diferentes modos da mesma forma que os faróis dianteiros. Uma secção de ombros definida e uma pega preta marcante completam o design exterior.
O MINI Cooper totalmente elétrico está disponível em três versões diferentes: Classic, Exclusive e Sport. A versão Classic apresenta uma aparência geral reduzida, ao mesmo tempo que destaca partes importantes como o logótipo na nova cor Prata Vibrante. Uma gama de quatro acabamentos de pintura exterior, incluindo o novo Amarelo Sunny Side, uma cor de tejadilho contrastante e duas opções de jantes proporcionam aos clientes a máxima flexibilidade.
O acabamento Exclusive acrescenta elementos de design exterior adicionais, como a opção de um tejadilho Multitone com uma combinação de três cores diferentes, bem como a grelha dianteira em Prata Vibrante. Por fim, o acabamento Sport oferece um design dianteiro e traseiro distinto, utilizando o preto de alto brilho como moldura para a grelha dianteira e a cor do logótipo. Combinado com o contraste do tejadilho em Vermelho Chili e as faixas vermelhas/pretas no capot disponíveis como opção, não há dúvida de que o acabamento Sport foi inspirado pela sua história no desporto automóvel.
O interior do veículo reflecte o famoso design minimalista do Mini clássico, utilizando apenas o painel de instrumentos redondo no centro e a infame barra de alternância por baixo. No novo MINI Cooper, são precisamente estes dois elementos, em combinação com o volante, que constituem o foco do habitáculo interior.
O painel de instrumentos curvo apresenta, pela primeira vez, uma superfície têxtil, onde foi utilizado um processo de tricotagem especialmente desenvolvido para criar um tecido versátil e de fácil manutenção, com um design de duas cores, feito de poliéster reciclado. Para manter o painel de instrumentos tão fino quanto possível, as saídas de ar são planas e, atrás do volante, o Head-up Display opcional assegura que todo o conteúdo relevante aparece no campo de visão do condutor.
As linhas claras e o espaço generoso nos bancos dianteiros conferem ao interior um toque moderno, enquanto o teto panorâmico em vidro, opcional, torna o interior luminoso e acolhedor. No escuro, a iluminação lateral baseia-se na luz ambiente, contribuindo assim para uma atmosfera interior distinta, e o apoio de braços, montado no banco do condutor, proporciona ainda mais espaço na consola central.
Por baixo do painel de instrumentos, a nova barra de comando aloja as funções de condução mais importantes: travão de estacionamento, seletor de velocidades, tecla start/stop, seletor do modo de experiência e controlo do volume. Sem a necessidade de uma alavanca de velocidades, o novo MINI Cooper oferece mais espaço de arrumação na consola central, com suportes para copos maiores e um compartimento de arrumação aberto, juntamente com uma área de carregamento sem fios. Para os que optam pelo acabamento Exclusive, uma superfície em malha e uma correia têxtil são de série.
A traseira do veículo oferece arrumação adicional por baixo do piso na bagageira e, ao rebater os bancos traseiros numa proporção de 60:40, a bagageira pode ser expandida de 200 para 800 litros.
O ecrã OLED central estabelece uma nova referência no design automóvel e é a caraterística que define o interior. Com um diâmetro de 240 mm e o Sistema Operativo MINI 9, todas as funções do veículo podem ser operadas através do toque ou do controlo por voz, tendo o ecrã sido colocado mais perto do condutor para facilitar o acesso.
A metade superior do ecrã apresenta informações relacionadas com o veículo, tais como a velocidade e o estado da bateria, e pode ser tocada para ser apresentada em ecrã completo, enquanto a área inferior inclui Navegação, Media, Telefone e Climatização. No menu inicial, outros widgets são apresentados em miniatura à esquerda e à direita da função de menu atual e podem ser apresentados e seleccionados deslizando horizontalmente para o centro. Todas as outras funções podem ser acedidas através do menu, com o ecrã a regressar à predefinição através do botão Home.
No centro do ecrã encontra-se o menu inicial, onde o conteúdo personalizado pode ser selecionado e iniciado deslizando o dedo para o lado. Na parte inferior do ecrã encontra-se a barra de estado fixa que contém os itens de menu “Navegação”, “Multimédia”, “Telefone”, “Todas as aplicações” e, dependendo da situação, “Página inicial”, que pode ser selecionada diretamente.
Deslizando para cima a partir da margem inferior do ecrã, surge um cinto de ferramentas onde as funções favoritas podem ser guardadas e rapidamente acedidas. O cinto de ferramentas também pode ser ativado através do botão estrela no volante multifunções. A área superior do ecrã está reservada a conteúdos relevantes para a condução, tais como a velocidade do veículo e informações importantes sobre o estado do veículo. O Head-up Display opcional apresenta as informações mais importantes para o condutor no seu campo de visão.
A temperatura para o condutor e o passageiro da frente é permanentemente apresentada nos cantos esquerdo e direito do ecrã. As definições do controlo da climatização estão integradas na MINI Interaction Unit e podem ser ajustadas na camada superior por toque ou comando de voz. Dependendo do modo Experience selecionado, um simples toque no ecrã de velocidade transforma toda a unidade num velocímetro típico do MINI.
O MINI Operating System 9 é um desenvolvimento interno do BMW Group e baseia-se numa pilha de software Android Open Source Project (AOSP). A interface utiliza elementos gráficos estáticos e dinâmicos totalmente novos que se integram naturalmente na forma circular do ecrã OLED.
O novo MINI Navigation fornece mapas e direcções em visualizações 3D realistas, apresentando situações de viragem complicadas, níveis de tráfego actuais e assistência ao estacionamento com informações sobre opções de estacionamento, métodos de pagamento digital e muito mais. Pode ser calculada uma rota optimizada para o MINI Cooper totalmente elétrico imediatamente após a introdução do destino, enquanto uma função opcional de realidade aumentada está disponível para a visualização de direcções passo a passo.
Além disso, as actualizações MINI Connected dão aos clientes a oportunidade de adquirir funções adicionais para o veículo. Em conjunto com o Pacote MINI Connected, disponível como opção, a MINI Connected Store dá acesso a uma variedade de aplicações em constante evolução, incluindo jogos, música e streaming de vídeo. A nova aplicação AirConsole proporciona uma forma única de jogo no automóvel para todos os passageiros, tornando o smartphone o controlador do jogo no ecrã OLED.
Estão disponíveis sete modos MINI Experience no novo MINI Cooper Electric: Core, Green, Go-Kart, Personal, Vibrant, Timeless e Balance. Cada modo tem fundos especialmente concebidos e, quando um dos sete modos é selecionado, o ecrã apresenta uma “Mode App” relevante. Dando aos condutores a oportunidade de personalizar o interior do habitáculo, o projetor MINI alojado na parte de trás do ecrã OLED mergulha o painel de instrumentos em esquemas e padrões de cores correspondentes, enquanto a iluminação ambiente combinada proporciona uma experiência única no habitáculo.
No Modo Go-Kart, o foco está no ADN de competição do MINI; o ecrã e o interior como um todo apresentam as cores antracite e vermelho, enquanto os mostradores analógicos específicos para a dinâmica de condução complementam este modo inspirado no John Cooper Works. O Modo Vivid baseia-se nas cores da capa do álbum para a iluminação ambiente e, para uma experiência única, o Modo Pessoal permite que uma imagem selecionada individualmente seja definida como fundo do ecrã através da aplicação MINI. As cores dominantes da imagem estendem-se depois pelas superfícies têxteis do painel de instrumentos através de um seletor de cores digital. A iluminação ambiente sob o painel de instrumentos e nos espelhos retrovisores exteriores também é codificada por cores para corresponder a estas projecções.
Em linha com o foco na redução, o interior oferece novas cores, materiais e características de design contemporâneas, por exemplo, um novíssimo volante de três raios com uma correia têxtil no raio das seis horas. São também utilizados materiais recentemente desenvolvidos, de alta qualidade e amigos do ambiente no painel de instrumentos e nos painéis das portas, onde as superfícies tricotadas são feitas de poliéster reciclado e apresentam um design de dois tons.
As três novas versões de acabamento Classic, Exclusive e Sport permitem aos clientes a derradeira escolha na personalização do interior. Na versão Classic, a MINI utiliza, pela primeira vez, um moderno tecido de malha 2D no interior de um veículo de produção. Os bancos desportivos pretos em pele sintética de alta qualidade são oferecidos com um tecido multi-tom com um padrão distinto para combinar com uma faixa têxtil colorida no painel de instrumentos, enquanto no painel de instrumentos e nos puxadores das portas é oferecido um material de malha preto de dois tons. Também disponível neste acabamento está um material cinzento e preto com um padrão houndstooth perfurado, enquanto os contrastes laterais são em tecido azul.
O acabamento Exclusive apresenta um padrão houndstooth de dois tons no painel de instrumentos em tecido de malha e está disponível em duas cores com pespontos tradicionais e bancos desportivos Vescin perfurados. Os clientes que escolham o acabamento Exclusive podem também optar pelo novo tejadilho Spray-Tech, que apresenta uma mistura de três cores diferentes.
O acabamento Sport oferece uma interpretação dos novos materiais centrada na performance, combinando tecido de malha multicolorido e pele sintética preta com pespontos vermelhos. Um design dianteiro e traseiro distinto, com a grelha e o logótipo do veículo em preto brilhante, é oferecido de série, enquanto um tejadilho em vermelho Chili contrastante e riscas no capot em vermelho ou preto, específicas para o JCW, podem ser adicionadas opcionalmente.
No novo MINI Cooper, inúmeras funções podem ser controladas utilizando o primeiro assistente de voz da marca. O Assistente Pessoal Inteligente MINI pode ser ativado com a saudação “Hey MINI” ou utilizando o botão do volante “push-to-talk”. A interação controlada por voz é apresentada no ecrã OLED redondo sob a forma de uma animação de elementos gráficos, tipografia e um avatar. Para a visualização, os utilizadores têm a opção de escolher entre “MINI” – uma representação estilizada de um MINI – ou, opcionalmente, “Spike”, que já é familiar aos fãs do MINI.
Com um reconhecimento de voz melhorado, os comandos verbais são também apresentados no painel de instrumentos central, permitindo aos condutores controlar a navegação, a telefonia, o entretenimento e as funções do veículo através do movimento das mãos. O MINI Intelligent Personal Assistant aprende continuamente sobre a condução para ser o mais útil possível em percursos repetitivos. Com base em dados geográficos, o veículo pode aprender a abrir automaticamente a janela quando entra num parque de estacionamento, por exemplo, tornando as rotinas do dia a dia mais convenientes e pessoais.
Para além das funções de estacionamento automático oferecidas pelo Assistente de Estacionamento, o novo Assistente de Estacionamento Plus opcional torna o processo de estacionamento ainda mais fácil. Com 12 sensores ultra-sónicos e quatro câmaras de visão circundante, o veículo consegue identificar possíveis lugares de estacionamento e iniciar, de forma independente, manobras de estacionamento com espaço limitado. Um processo de estacionamento manual pode ser transferido para o Assistente de Estacionamento Plus em qualquer altura.
Para além disso, o Modo Explorar oferece uma solução única e conveniente para este segmento de veículos, permitindo que o novo MINI Cooper seja estacionado utilizando um smartphone se o espaço lateral for demasiado limitado para entrar. A inovadora opção MINI Digital Key Plus utiliza o smartphone como chave, permitindo a abertura automática do veículo, e pode ser transferida para diferentes utilizadores para facilitar a partilha do automóvel. A projeção de boas-vindas das luzes dianteiras e traseiras começa assim que o condutor se encontra a menos de três metros do automóvel; as portas são destrancadas quando o condutor se encontra a menos de um metro e meio.
Para maior segurança, os clientes que escolheram a opção Remote 360 podem ver os arredores do veículo estacionado na aplicação MINI, enquanto uma câmara no interior proporciona uma visão do interior. Além disso, a função Snapshot oferece a oportunidade de captar momentos partilhados numa fotografia e de os carregar via Wi-Fi direto para o smartphone.
Com um grupo motopropulsor completamente novo, o novo MINI Cooper Electric está disponível em duas variantes: E e SE. O Cooper E possui uma bateria de alta tensão com 40,7 kWh de capacidade, que permite uma autonomia eléctrica de até 190 milhas, de acordo com o ciclo de testes WLTP. Um motor elétrico de 135 kW/184 cv gera um binário de 290 Nm e acelera o veículo de 0 a 62 mph em 7,3 segundos.
Com uma potência de 160 kW/218 cv, o Cooper SE acelera de 0 a 62 mph em 6,7 segundos com um binário máximo de 330 Nm, com a autonomia calculada a aumentar para um máximo de 250 milhas graças a uma bateria com uma capacidade de 54,2 kWh.
O MINI Cooper Electric tem uma largura de via e uma distância entre eixos aumentadas, com uma suspensão e um sistema de amortecimento afinados. Combinado com travões potentes, baixo centro de gravidade, um suporte de suspensão e suportes estabilizadores altamente pré-carregados nos eixos, o MINI Cooper oferece uma direção precisa e conforto.
Os vários modos MINI Experience oferecem mais definições individuais, por exemplo, no Modo Go-Kart, os clientes podem configurar a resposta da direção e os limites de intervenção do controlo de tração para garantir mais diversão na condução. Por outro lado, o Modo Verde optimiza a eficiência do sistema de tração, concentrando-se em garantir a máxima autonomia graças a uma maior gestão da recuperação.
Estas experiências de condução imersivas são reforçadas por novos mundos acústicos criados pelo MINI Sounds digital. Isto inclui novos sons de condução no interior, um som inconfundível da marca MINI como marca de identificação, jingles para os novos MINI Experience Modes e 30 novos sinais sonoros para funções de informação e aviso.
O MINI Cooper pode ser carregado de três formas: 11 kW AC, 75 kW DC e 95 kW DC, o que significa que numa estação de carregamento rápido, a bateria pode ser carregada de 10 a 80 por cento em menos de 30 minutos. Ao utilizar o MINI Navigation, o veículo garante que a bateria de alta tensão atinge antecipadamente a temperatura ideal para um carregamento eficiente, reduzindo assim o tempo de carregamento. Os clientes podem também otimizar o carregamento de acordo com o seu horário, definindo as horas de início do carregamento, as janelas de carregamento ativo e a capacidade da bateria pretendida para a hora de partida. Por fim, os condutores podem dar instruções para que o habitáculo seja climatizado até uma determinada hora de partida.
A aplicação MINI fornece uma visão geral conveniente do estado do veículo e do processo de carregamento, incluindo o estado atual da bateria, o plano de rota optimizado para o carregamento e o histórico de carregamento.
- TOYOTA URBAN CRUISER FAZ A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO NO SALÃO AUTOMÓVEL DE BRUXELAS - 11 de Janeiro de 2025
- O 911 CARRERA S MAIS DINÂMICO DE SEMPRE - 8 de Janeiro de 2025
- O NOVO ŠKODA ENYAQ: LEVAR UM DOS BEV DE MAIOR SUCESSO NA EUROPA ATÉ À ERA MODERN SOLID - 8 de Janeiro de 2025