A Škoda celebra um quarto de século de competição no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA (WRC). A nova temporada arranca este fim de semana com o Rallye Monte-Carlo (25-28 de janeiro), que abrange 17 etapas e 324 quilómetros de estradas alpinas a norte do Principado. O sueco Oliver Solberg e o copiloto britânico Elliott Edmondson lideram a equipa Škoda no Fabia RS Rally2.
Depois de ter conquistado o título de pilotos do WRC2 com Andreas Mikkelsen em 2023, a Škoda Motorsport está à procura de mais sucesso na época desportiva de 2024. O 92º Rali de Monte Carlo é o primeiro evento da nova temporada do WRC, com a dupla de Oliver Solberg e Elliott Edmondson mais recentemente anunciada como pilotos do Fabia RS Rally2 no WRC2.
Octavia WRC – 1999
Após um ano de testes e desenvolvimento, a Škoda Motorsport estreou o novo Octavia WRC no Rallye Monte-Carlo em 1999. O Škoda Octavia WRC era alimentado por um motor de dois litros turboalimentado com tecnologia de cinco válvulas. Produzia 221 kW (300 cv); o binário era inicialmente de 500 Nm a 3.250 rpm, subindo posteriormente para 600 Nm. O peso em ordem de marcha do carro era de 1.230 kg, que era o mínimo especificado nos regulamentos. Em combinação com a tração integral, isto fez do Octavia WRC o carro de competição mais dinâmico até então na história dos desportos motorizados da Škoda.
Na última corrida da época de 1999, o belga Bruno Thiry quase conseguiu um lugar no pódio, ficando em quarto lugar na geral. Em apenas uma época, o Octavia WRC tinha progredido de um novato absoluto na grelha para um formidável concorrente. O Octavia WRC competiu durante mais três anos e meio, retirando-se na época de 2003 com um melhor resultado de terceiro no Rali Safari de 2001, cortesia de Armin Schwarz.
Fabia WRC – 2003
A substituir o Octavia estava o Fabia WRC, que fez a sua primeira partida competitiva no Rali da Alemanha.
O Škoda Fabia WRC – ao contrário do seu homólogo de produção em série – era alimentado por um motor a gasolina de quatro cilindros, turboalimentado e arrefecido a água, com uma cilindrada de dois litros. A sua potência era de 221 kW (300 cv), com um binário máximo de 600 Nm. A potência era transmitida às quatro rodas através de uma caixa de velocidades sequencial de seis velocidades e três diferenciais activos. A suspensão McPherson incluía braços triangulares na frente e dois braços triangulares e um braço de arrasto na traseira, enquanto os travões de disco em todas as rodas asseguravam uma desaceleração fiável. Devido aos regulamentos, a Škoda também instalou um para-choques dianteiro modificado no Fabia RS de produção em série para efeitos de homologação, aumentando o comprimento total do veículo para além da marca dos quatro metros, como era exigido.
Um resultado notável foi obtido em 2005 por uma das personagens mais conhecidas do WRC e campeão de 1995, o falecido Colin McRae. No Rali do País de Gales, garantiu o sétimo lugar com o Fabia e, na última prova do ano, na Austrália, estava em segundo lugar da geral antes de uma embraiagem problemática o ter afastado.
A Škoda retirou-se no final de 2005, com duas equipas privadas a competirem com o apoio da fábrica em 2006 e 2007 com o Fabia WRC.
Fabia S2000 – 2009
2009 foi um ano de grande avanço para a equipa de Mladá Boleslav, quando o projeto Škoda Fabia S2000, baseado na segunda geração do Fabia, foi iniciado. Com este projeto, a Škoda Motorsport entrou pela primeira vez no Campeonato Mundial de Ralis (categoria PWRC) e no Intercontinental Rally Challenge (IRC). Ao mesmo tempo, lançou um programa de clientes moderno que é, sem dúvida, um dos mais bem sucedidos até à data.
Um total de 63 modelos Fabia S2000 foram entregues aos clientes como especiais de corrida, com os quais conseguiram ganhar 50 títulos nacionais e internacionais. A equipa de fábrica também foi muito bem sucedida neste período, graças ao trio Juho Hänninen, Jan Kopecký e Esappeka Lappi.
Andreas Mikkelsen foi coroado campeão de pilotos do Intercontinental Rally Challenge 2011, depois de vencer o Rali de Chipre no seu Škoda UK Motorsport Fabia S2000 preparado pela fábrica.
Apesar de o Škoda Fabia S2000 ter colocado a fasquia muito alta com as suas conquistas, o seu sucessor, o Škoda Fabia R5, conseguiu ultrapassá-la com facilidade e entrou para a história como o projeto mais bem sucedido de sempre.
Fabia R5, R5 Evo, Rally2, Rally2 Evo – 2015
Em 2015, os regulamentos do R5 sucederam aos do S2000, com o campeonato WRC2 a substituir o SWRC e a utilizar o mesmo calendário e etapas do WRC.
Para continuar a competir, a Škoda precisava de um novo carro, o Fabia R5. Tinha um motor turbo de 1,6 litros especialmente concebido, produzindo 282 cv e 420 Nm de binário. Tinha também um sistema de tração às quatro rodas, uma suspensão McPherson específica para ralis e uma caixa de velocidades sequencial de cinco velocidades.
O Fabia R5 provou ser líder da classe, com um excelente segundo lugar geral no primeiro rali do carro em Portugal, em 2015. A Škoda Motorsport conquistou os títulos de equipas do WRC2 em 2015, 2016, 2017 e 2018, além dos títulos de pilotos nesses anos, bem como em 2019 e 2021. Nesse período, o Fabia R5 evoluiu mecanicamente para o R5 Evo, que mais tarde foi renomeado para Fabia Rally2 Evo quando o conjunto de regras recebeu um novo título.
Foram construídos mais de 450 carros de rali Fabia de terceira geração, desde o R5 até ao Rally2 Evo, o que faz dele não só o carro de rali da Škoda mais bem sucedido de sempre, mas também o mais vendido.
Fabia RS Rally2 – 2023
Seguindo as marcas de pneus do Fabia R5 Evo estava o Fabia RS Rally2, revelado em junho de 2022. O RS Rally2 beneficia de um motor de quatro cilindros turbo de 1,6 litros com 289 cv, de um desempenho aerodinâmico melhorado, de uma caixa sequencial de cinco velocidades redesenhada e de um sistema de tração às quatro rodas, de uma durabilidade melhorada e, o mais importante para qualquer carro de rali, de uma segurança melhorada. O carro beneficia de seis camadas de fibra de carbono e Kevlar para proteger o condutor e o copiloto dos impactos laterais, com uma camada de espuma de absorção de impacto que oferece uma proteção adicional.
Andreas Mikkelsen, ao volante do Fabia RS Rally2 em 2023, obteve quatro vitórias e um terceiro lugar no seu caminho para o título de Pilotos, com 33 pontos de vantagem sobre o segundo classificado.
Também em 2023, mas longe do WRC, Sébastien Loeb, o piloto do WRC mais bem-sucedido de todos os tempos, com nove campeonatos do mundo, conduziu um Škoda pela primeira vez em competição no Rali dos Açores, a terceira ronda do Tour European Rallye de 2023, vencendo por 19,2 segundos.
2024
Com 13 rondas agendadas para a temporada de 2024 do WRC, e o Rallye Monte-Carlo de abertura da temporada, de 25 a 28 de janeiro, a Škoda Motorsport irá competir mais uma vez em algumas das etapas de rali mais difíceis do mundo, mas fá-lo-á de uma forma mais consciente em termos de sustentabilidade.
O sistema de combustível do RS Rally2 foi concebido para funcionar com o combustível P1 WRC, livre de fósseis e neutro em termos de carbono. Para além disso, a substituição do plástico bolha por papel nas peças sobresselentes reduz 180 kg de resíduos de plástico por ano, com as peças do carro em biocompósito a reduzirem ainda mais o impacto ambiental.
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