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A Subaru Motorsports USA revela o novo carro de rali e anuncia o regresso do piloto Travis Pastrana à série ARA para a época de 2024

A Subaru Motorsports USA revela hoje o novo carro de rali WRX para competição na classe Open 4WD do Campeonato da Associação Americana de Rali (ARA). A equipa #180, composta pelo piloto Brandon Semenuk e pelo copiloto Keaton Williams, irá pilotar o carro na sua estreia no Rali das Florestas de Ojibwe, a 24 e 25 de agosto. Foi também anunciado hoje que a lenda dos desportos radicais Travis Pastrana irá juntar-se a nós num segundo carro na época ARA de 2024.

Para um olhar aprofundado sobre o novo carro de rali WRX, não se esqueça de ficar atento ao canal do YouTube da Subaru para ver “Next Stage”, uma minissérie de seis episódios que dá uma visão abrangente dos bastidores do processo de 18 meses de conceção, construção e teste do novo carro. O primeiro episódio de “Next Stage” será transmitido na quarta-feira, 9 de agosto.

Construído para competição pelo parceiro técnico Vermont SportsCar, o novo carro de rali foi concebido de dentro para fora para obter o máximo desempenho de acordo com as actuais especificações e regulamentos ARA Open 4WD. Começando com o WRX número 1 – o primeiro Subaru WRX da atual geração vendido nos EUA – o novo carro foi concebido, construído e testado durante um período de 18 meses antes da sua estreia hoje. É alimentado por um motor boxer de 2,0 litros e 4 cilindros, com turbocompressor e intercooler, construído à medida, que cumpre os requisitos da sua classe, incluindo um restritor obrigatório de 33 mm e um limite de potência de 22 psi. De acordo com as especificações, o motor produz 320 cv e 380 lb-pé de binário, enquanto uma transmissão de seis velocidades SADEV de relação estreita envia a potência para as quatro rodas. As molas e os amortecedores são da R53 Suspension, trabalhando com barras transversais, ligações e cubos concebidos pela VSC para gerir o movimento das rodas em qualquer superfície que os pneus de rali de gravilha ADVAN A053 de 15 polegadas da Yokohama encontrem.

Grande parte do desenvolvimento do novo carro centra-se na segurança do condutor e do copiloto, começando com uma carroçaria totalmente soldada e uma gaiola de proteção com especificações FIA/USAC construída em aço T45. O depósito de combustível original do WRX foi substituído por uma célula de combustível Kevlar de 82 litros e os bancos de competição Sparco ADV Prime incluem dispositivos HANS (Head and Neck Restraint System), um forro de tecido auto-extinguível e almofadas de absorção de energia aprovadas pela FIA.

O widebody em fibra de carbono foi concebido a partir de uma folha em branco com o mais recente conjunto de regras aerodinâmicas ARA em mente, com uma asa traseira gigante em fibra de carbono que é quase tão apelativa como o WR Blue Pearl mate do carro e a pintura que faz lembrar os carros de rali clássicos da Subaru. Com os novos regulamentos ARA a atraírem mais competição, há todas as hipóteses de as corridas de rali poderem estar em alta nos Estados Unidos. Os fãs devem esperar que este novo e espetacular carro de rali WRX lidere o caminho à medida que a Subaru Motorsports USA e a Vermont SportsCar entram nesta nova era.

Sérgio Gonçalves

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