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A THK revelou um protótipo de veículo elétrico de tecnologia avançada no Salão da Mobilidade do Japão

A THK CO., LTD. (THK), apresentou o seu avançado protótipo elétrico LSR-05 no recente Salão da Mobilidade do Japão 2023. Para além de um estudo de design, o LSR-05 é um protótipo de veículo totalmente funcional desenvolvido para destacar uma gama de tecnologias avançadas desenvolvidas pela THK para aplicação na indústria automóvel global. O LSR-05 foi concebido por Shiro Nakamura, Presidente da SNDP, amplamente reconhecido por criar alguns dos designs automóveis mais impactantes do mundo.

Akihiro Teramachi, presidente e diretor executivo da THK, explica a filosofia por trás do veículo: “O LSR-05 representa a perspetiva da THK sobre o futuro da mobilidade. Criamos esse veículo como uma plataforma para demonstrar o valor da inovação da THK e como podemos acelerar o desenvolvimento das tecnologias de veículos da próxima geração.”

O LSR-05 é um crossover coupé de quatro lugares criado para combinar luxo, desportivismo e tecnologia num exterior elegante mas progressivo. O nome ‘LSR-05’ encapsula a fusão de Luxo, Desporto e Revolução, ao mesmo tempo que presta homenagem às raízes da empresa no início dos anos 70 como criadora da primeira guia de movimento linear do mundo, conhecida como ‘LSR’. Além disso, o “05” está relacionado com os dois marcos do 50º aniversário da THK e com a quinta geração do veículo desde a sua criação.

Shiro Nakamura, presidente da SNDP e diretor de design do LSR-05, comentou: “O LSR-05 é uma poderosa montra das capacidades tecnológicas da THK e uma poderosa afirmação da forma como a empresa encara o futuro da mobilidade. O design é propositalmente limpo e elegante, ao mesmo tempo em que comunica o potencial substancial das tecnologias avançadas da THK.”

A plataforma LSR-05 apresenta um sofisticado sistema de direção às quatro rodas através da integração de dois motores eléctricos originais da THK de 93 kW (especificação 800V) de fluxo variável nas rodas traseiras e um motor elétrico de 220 kW (especificação 800V) na frente. A plataforma integra várias tecnologias-chave da THK que promovem o conforto de condução e a estabilidade de manuseamento, incluindo a suspensão ativa, os amortecedores activos de fluido MR e os travões eléctricos. O LSR-05 também dispõe de um sistema de transferência de potência sem contacto, incorporando na perfeição a visão de futuro da THK para a mobilidade futura.

No interior, a cabine incorpora um sistema de deslizamento de assento furtivo montado num piso plano, proporcionando um espaço interior luxuoso e confortável. O tema do interior aberto é transportado para o ambiente do condutor, que apresenta uma ampla superfície de visualização, fundindo a tecnologia moderna com materiais naturais, pormenores finos e um artesanato visível.

As principais tecnologias avançadas originais da THK apresentadas no LSR-05 incluem:

Uma guia linear é instalada na parte interna do assento e no conetor do piso. Ao deslizar com um atuador dedicado, é possível obter um curso longo mesmo numa área de instalação compacta.

Este motor de roda interna do tipo rotor interno aumenta a fiabilidade devido ao acionamento independente das rodas esquerda e direita. Além disso, o torque elevado e a rotação em alta velocidade são possíveis graças a um sistema de fluxo magnético variável que utiliza um fuso de esferas altamente rígido da THK. Além disso, a montagem da guia curva da THK na direção traseira permite a direção às quatro rodas, que apresenta um grande ângulo de direção e contribui para uma linha de condução precisa.

Este sistema permite ajustes de altura do veículo e entradas de controlo de estabilidade com base nas condições da superfície da estrada. Isto é conseguido através do funcionamento de um fuso de esferas THK que baixa a altura do veículo para reduzir a resistência do ar quando se conduz a altas velocidades e melhorar a eficiência da fonte de alimentação quando se utiliza o carregamento sem contacto. O sistema também pode elevar a altura do veículo em todo-o-terreno ou em superfícies irregulares.

A THK oferece tecnologia de isolamento sísmico com uma linha de amortecedores rotativos que utilizam fusos de esferas e um elemento viscoso que absorve e amortece as entradas do veículo. Ao combinar esta tecnologia com o fluido MR, o poder de amortecimento da suspensão pode ser controlado eletronicamente para absorver as vibrações e utilizado em conjunto com o ALCS, que controla a altura do veículo.

Através do método DWPT (transferência dinâmica de energia sem fios), um transmissor de energia é incorporado no solo e um recetor de energia é instalado no veículo. A redução da altura do veículo com o ALCS aumenta a eficiência do carregamento, permitindo que os receptores de energia sejam mais pequenos e leves. O carregamento sem contacto tem o potencial de aumentar as distâncias de condução, mesmo com tempos de carregamento mais curtos e baterias mais pequenas.

Este sistema controla quatro travões de forma independente através de bi-cablagem (controlo elétrico). O sistema contribui para uma redução significativa do peso do veículo e do tamanho da embalagem, utilizando um parafuso de esferas THK altamente rígido no interior do atuador do travão.

Sérgio Gonçalves

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