A Toyota voltará a Pikes Peak com um monolugar eléctrico

Published On 7 de Maio de 2013 | Desporto

2013-toyota-ev

Com este anúncio a marca japonesa volta a afirmar o seu estatuto entre a tecnologia e os automóveis eléctricos. Este regresso será efectuado com uma versão mais avançada do protótipo eléctrico de seu nome TMG EV P002 com que a marca venceu a categoria na edição do ano passado.

Não só conquistou o triunfo o ano passado como estabeleceu um novo recorde na categoria onde se inserem os automóveis eléctricos. Na extensão dos 20 quilómetros da prova norte-americana, o TMG EV P002 obteve um tempo de 10 minutos e 15,380 segundos. Um dos principais objectivos para a prova deste ano é melhorar o tempo obtido o ano passado. Quem irá pilotar o TMG EV P002 em Pikes Peak será o muito experiente Rod Millen.

Este monolugar tem por base um chassis de um Radical, e conta com os préstimos de dois motores eléctricos que permitem uma potência máxima combinada na ordem dos 536 cavalos de potência e 1200 Nm de binário. Estes valores representam uma clara evolução em relação ao modelo anterior, com mais 67 cavalos e 300 Nm de binário. A Toyota prepara este automóvel, em especial no capítulo dos motores, na sua base na Alemanha (Toyota Motorsport).

Actualmente sabe-se que este novo protótipo se encontra a caminho da cidade de Salisbury na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Aí chegado será aplicado um pacote aerodinâmico estudado para o modelo, que incluiu por exemplo, uma asa dianteira de grandes dimensões, algo comum nos veículos que normalmente participam nesta prova.

Os responsáveis pela marca japonesa na Alemanha esperam que esta nova evolução possa continuar a bater recordes e a ser o exemplo do que a empresa consegue fazer em automóveis eléctricos.

Antes da prova americana, a 30 de Junho a Toyota irá participar nas 24 horas de Le mans com protótipo hibrido pelas mãos da TMG.

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.