
Com o início da produção dos novos Transporter e Caravelle, a Volkswagen Veículos Comerciais está a completar a maior transformação na história da gama. O original pão de forma VW evoluiu para uma gama de três linhas de produtos de última geração. Esta gama oferece o modelo ideal para cada necessidade do cliente. A nova gama é agora composta pelas três linhas de produtos Transporter/Caravelle, Multivan/California e ID. Buzz/ID. Buzz Cargo. Os novos Transporter e Caravelle substituirão os T6.1 fabricados até 2024. A nova geração foi melhorada em todas as áreas – Transporter e Caravelle são veículos multifuncionais que oferecem um aumento significativo do espaço, mais estilos de carroçaria, superior carga útil, eficiência significativamente otimizada e maior eficiência económica. Os sistemas de condução, assistência e infotainment estão todos a um novo nível. Os compradores de veículos novos também beneficiam de uma das maiores e melhores redes de concessionários da Europa e, por conseguinte, de uma organização de serviços tão rápida quanto profissional – essencial para os veículos comerciais.
Cargo, CrewVan, Cabine Dupla e Caravelle. A Volkswagen Veículos Comerciais oferece o novo Transporter em diversas versões, incluindo furgão fechado (Cargo), CrewVan para o transporte combinado de pessoas e carga ou equipamentos, e chassis de cabina dupla. Dependendo da versão, está disponível com duas distâncias entre eixos e duas alturas de tejadilho.
Lançado em simultâneo com o Transporter, a Caravelle é a referência para o transporte profissional de passageiros. A gama Caravelle abrange utilizações que vão desde táxis de grande capacidade com oito ou nove lugares até exclusivos shuttles VIP. Tal como o Transporter, a Caravelle também está disponível com duas distâncias entre eixos.
Milímetros úteis adicionais. Na versão base, os novos Transporter e Caravelle medem 5.050 mm de comprimento, um aumento de 146 mm em comparação com o T6.1. A distância entre eixos curta foi ampliada em 97 mm, totalizando agora 3.100 mm, enquanto a distância entre eixos longa opcional mede 3.500 mm. Neste caso, o comprimento total do veículo é de 5.450 mm. O chassis cabine dupla utiliza sempre a distância entre eixos longa.
A largura exterior de todos os modelos (sem espelhos laterais) aumentou 128 mm em relação aos seus predecessores, atingindo agora 2.032 mm, o que se traduz num interior mais espaçoso. Na versão standard, a altura é de 1.984 mm (normal), enquanto no furgão com tejadilho alto a altura fica ligeiramente abaixo dos 2,5 metros. Graças às novas dimensões da carroçaria, todos os modelos oferecem um aumento significativo do espaço no habitáculo e na área de carga.
Espaço significativamente maior. A largura máxima entre as cavas das rodas aumentou 148 mm, atingindo agora 1.392 mm. O comprimento do compartimento de carga ao nível do piso do Transporter com distância entre eixos curta é de 2.602 mm, um acréscimo de 61 mm. Com a distância entre eixos longa, este comprimento aumenta para 3.002 mm. Graças a este aumento de comprimento e largura, a Volkswagen Veículos Comerciais conseguiu ampliar significativamente a capacidade de carga. O maior volume de carga nos furgões com distância entre eixos normal e tejadilho normal é agora de 5,8 m³ (T6.1: 5,5 m³). As versões com distância entre eixos longa e tejadilho alto podem acomodar até 9,0 m³. O Transporter de maior dimensão pode agora transportar três Euro paletes em vez de duas. Como único Transporter com cabine dupla, o modelo estreia-se na classe de peso bruto até 3,2 toneladas. A sua plataforma de carga tem 2.169 mm de comprimento e 1.945 mm de largura (dimensões internas).
Até 1,33 t de carga útil e 2,8 t de capacidade máxima de reboque. Em todas as versões da nova geração Transporter e Caravelle, a Volkswagen Veículos Comerciais assegurou que estes veículos profissionais podem suportar plenamente a sua capacidade volumétrica: a carga útil máxima é agora de 1,33 toneladas, um aumento de 0,13 toneladas face à geração anterior. Se isso não for suficiente, os Transporter e Caravelle podem rebocar atrelados de até 2,8 toneladas, dependendo da variante, garantindo o transporte da carga até ao seu destino. O modelo anterior tinha uma capacidade máxima de reboque de 2,5 toneladas. A carga máxima no tejadilho também foi melhorada, passando de 150 kg para 170 kg nos modelos furgão, CrewVan e Caravelle.
Um verdadeiro local de trabalho para profissionais. O interior do veículo e o posto de condução foram desenhados especificamente para um uso profissional e versátil. Todos os proprietários do T6.1 reconhecerão a posição de condução elevada, os largos estribos das portas com os controlos dos vidros elétricos de fácil acesso na parte superior e – nas versões com caixa manual – a posição elevada da alavanca de velocidades. Os equipamentos para viagens de longa distância incluem bancos ergonómicos para o condutor e passageiro da frente. A gama de bancos vai desde o banco standard ajustável em quatro direções nas versões base até aos bancos individuais AGR opcionais com ajuste elétrico em oito direções (seis direções para o passageiro) e suporte lombar ajustável em quatro direções. O selo AGR (Aktion Gesunder Rücken) é uma certificação independente alemã que comprova a ergonomia dos bancos.
Ambiente digital no cockpit. Os novos Transporter e Caravelle são ligados através de um botão do sistema Keyless Start, posicionado entre o cockpit e o ecrã de infotainment. O novo painel de instrumentos digital estende-se lateralmente à esquerda e à direita do botão de arranque, criando uma linha visual contínua. Este inclui um painel digital de 12 polegadas (Digital Cockpit com 30 cm de diagonal) e um ecrã tátil de 13 polegadas (33 cm de diagonal) para o sistema de infotainment, que inclui rádio digital DAB+ e App-Connect Wireless para Apple CarPlay e Android Auto. Há também um módulo 5G integrado para atualizações e transferência de dados.
Pela primeira vez num veículo comercial da Volkswagen, o espelho retrovisor interior pode ser opcionalmente um ecrã digital. Este detalhe é crucial, pois veículos com divisória de carga ou carga total podem ter visibilidade traseira limitada. O espelho digital recebe imagens de uma câmara traseira, proporcionando uma visão desimpedida para trás durante a condução. O espelho também integra uma função de dashcam.
Série especial PanAmericana para o lançamento. A nova geração Transporter e Caravelle cobre uma vasta gama de utilizações, com diferentes versões de equipamento adaptadas às necessidades dos clientes. Todos os modelos Transporter furgão e CrewVan estão disponíveis na versão base Transporter e na versão topo de gama PanAmericana. Já o modelo chassis cabine dupla é sempre oferecido na versão base. O Caravelle é um modelo independente, focado no transporte premium de passageiros. A Volkswagen Veículos Comerciais disponibiliza-o nas versões Life , Style e PanAmericana. A versão PanAmericana destaca-se por um design exterior todo-o-terreno e um interior sofisticado, alinhado com esta temática.

Equipamento de série alargado. A Volkswagen Veículos Comerciais expandiu significativamente a dotação de equipamento de série da nova geração em comparação com as versões anteriores. Na versão base do Transporter, os seguintes equipamentos surgem agora de série: faróis LED, incluindo Light Assist com controlo automático dos máximos, luzes traseiras LED, travão de estacionamento eletrónico com função Auto Hold, Digital Cockpit, sistema de infotainment de 13 polegadas (incluindo DAB+, Apple CarPlay, Android Auto e serviços online), volante multifunções, sistema Keyless Start, sensor de chuva, Lane Assist (assistente de manutenção na faixa), Front Assist (sistema de travagem automática de emergência) e Dynamic Road Sign Display (reconhecimento de sinais de trânsito). O equipamento elétrico dos modelos Transporter é alimentado através de várias interfaces, incluindo portas USB-A, USB-C e tomadas de 12V, bem como uma barra de terminais elétricos de 12 pinos para aplicações especiais. Também estão disponíveis opções de ligação para dispositivos 230V, com uma potência total de 400W nos modelos TDI ou até 2.300W nos modelos eHybrid e elétricos. Isto significa que há uma fonte de energia adequada para qualquer dispositivo elétrico, como portáteis. Por fim, os novos modelos são oferecidos com quatro cores de carroçaria de série: Clear White, Dark Indigo Blue, Intensive Red e Stone Grey. Desta forma, as cores preferidas por muitas empresas estão disponíveis sem custo adicional.
Motorizações eficiente: turbodiesel, híbrido plug-in e elétrico. Uma completamente nova gama de motorizações está disponível para os novos Transporter e Caravelle, consistindo atualmente em oito variantes. Pela primeira vez, esta gama estará disponível não apenas com os importantes motores turbodiesel (TDI), mas também com motores elétricos recém-desenvolvidos (e-Transporter e e-Caravelle). Os Transporter e Caravelle também serão lançados com um novo sistema híbrido plug-in (eHybrid). Três motores TDI de quatro cilindros e 2.0 litros recém-desenvolvidos formam a base da gama de motorizações desta nova geração de veículos VW: oferecem potências de 81 kW (110 cv), 110 kW (150 cv) e 125 kW (170 cv), respetivamente. Os motores TDI com uma potência até 110 kW vêm de série com uma caixa manual de 6 velocidades. O TDI de 125 kW está sempre combinado com uma caixa automática de 8 velocidades, sendo esta opcional para o TDI de 110 kW. Os modelos TDI a partir de 110 kW podem ser encomendados com tração integral 4MOTION. O sistema híbrido plug-in (eHybrid), combinado com uma caixa automática de variação contínua, proporciona uma potência total de 171 kW (232 cv). Os e-Transporter serão lançados com quatro níveis de potência: 85 kW (115 cv), 100 kW (136 cv), 160 kW (218 cv) e 210 kW (286 cv); o e-Caravelle poderá ser encomendado a partir de 100 kW. A capacidade útil das baterias é de até 64 kWh. Os modelos totalmente elétricos têm tração traseira de série, estando prevista uma opção de tração integral para os modelos e-Caravelle e e-Transporter. Além da vantagem da tração total, juntam a muito importante isenção de ISV das motorizações elétricas. A única forma de ter um tração total sem pagamento de ISV.
Suspensão superior; raio de viragem pequeno. O novo chassis e arquitetura de suspensão dos Transporter e Caravelle garantem um conforto e segurança ótimos. Em comparação com o modelo anterior, é notável que os solavancos curtos causados por más condições de estrada são agora quase completamente filtrados. A base para o elevado nível de conforto e condução precisa do veículo é proporcionada por uma combinação de eixos composta por arquitetura MacPherson à frente com barra estabilizadora transversal e uma suspensão independente compacta nas rodas traseiras. Um bloqueio de diferencial dianteiro está disponível opcionalmente para os Transporter e Caravelle com tração dianteira (TDI e eHybrid). Na cidade e ao manobrar, os grandes veículos comerciais impressionam também com os seus curtos raios de viragem: estes alcançam 11,9 metros na versão de distância entre eixos curta e 13,0 metros na versão longa.
A carroçaria – todas as versões e dimensões
Volkswagen Veículos comerciais oferece 13 versões de carroçaria
Máxima flexibilidade com duas distâncias entre eixos. A Volkswagen Veículos Comerciais oferece o novo Transporter como Cargo, CrewVan e Cabine Dupla e – dependendo da versão – com duas distâncias entre eixos e duas alturas de teto. Paralelamente ao Transporter, existe a Caravelle – o furgão VW projetado para o transporte profissional de passageiros. A gama de aplicações da Caravelle vai desde táxis de grande capacidade até shuttle VIP. A Caravelle também está disponível com duas distâncias entre eixos. Um total de 13 versões de carroçaria dos Transporter e Caravelle estão, assim, disponíveis – um vasto leque com um veículo para quase todas as necessidades.
Comprimento e largura adicionais. Os novos Transporter e Caravelle têm 5.050 mm de comprimento na versão base, um aumento de 146 mm em comparação com o T6.1. Ao mesmo tempo, a distância entre eixos curta foi aumentada em 97 mm para 3.100 mm, enquanto a distância entre eixos longa opcional agora mede 3.500 mm. O comprimento total, neste caso, é de 5.450 mm. A distância entre eixos longa é sempre utilizada para a versão de Cabine Dupla do Transporter. Com 2.032 mm, a largura exterior (sem os espelhos exteriores) de todos os modelos aumentou 128 mm em comparação com os seus predecessores. Na versão standard, a altura é de 1.984 mm (teto normal); no caso do furgão com teto alto, a altura é ligeiramente inferior a 2,5 m. Dependendo da configuração, está disponível uma capacidade de carga entre 5,8 m3 e 9,0 m3. As versões de carroçaria do Transporter e Caravelle em detalhe:
Transporter – Cargo, CrewVan e Cabine Dupla
Transporter Cargo. A gama da nova geração do Transporter começa com o furgão de dois lugares e, opcionalmente, três lugares. O seu compartimento de carga, com uma divisão metálica fixa – janelas e grelha de proteção opcionais – foi projetado exclusivamente para o transporte de mercadorias. As paredes laterais do compartimento de carga não têm janelas. A tampa da bagageira (equipamento opcional) ou a porta traseira de duas partes, assim como a porta deslizante, podem ser encomendadas opcionalmente com vidros. Uma porta deslizante também está disponível opcionalmente do lado do condutor.
Transporter Cargo com teto alto. Como alternativa à versão com teto normal, a Volkswagen Veículos Comerciais oferece o Transporter furgão com teto alto e portas traseiras de asa superior, em ambas as versões de distância entre eixos. A arquitetura e os equipamentos dos furgões com teto normal e alto são praticamente idênticos.

Transporter CrewVan. O Transporter CrewVan desenvolvido para transporte de passageiros oferece espaço para até oito passageiros além do condutor. O CrewVan vem de série com cinco bancos: dois bancos individuais na frente e três bancos individuais na segunda fila. Como opção, um banco duplo de passageiro dianteiro pode ser encomendado em vez do banco individual de passageiro; nesse caso, até seis pessoas podem estar a bordo. Três bancos adicionais na terceira fila também estão disponíveis como opção, resultando num total de nove bancos. O CrewVan é, portanto, a solução ideal para equipas maiores que viajam com equipamentos. Alternativamente, o Transporter CrewVan também pode ser usado para transporte de mercadorias. Por isso, possui um interior muito durável. Para garantir uma versatilidade ideal, os bancos na parte traseira podem ser removidos rapidamente. Como um recurso especial, o Transporter CrewVan também pode ser encomendado completamente sem a segunda e terceira filas de bancos, ficando assim como um modelo de dois ou três lugares, por exemplo, para outras conversões.
Caravelle – a variante ~Shuttle do Transporter
Caravelle com oito ou nove lugares. A Caravelle, foi desenvolvida para o transporte profissional de passageiros. Com o seu equipamento mais exclusivo e personalizável em comparação com o Transporter, além de duas versões adicionais de equipamento (Life e Style), é o veículo ideal tanto para o transporte VIP, shuttle de aeroporto e de negócios, como enquanto táxi de grande capacidade. Conta com seis assentos traseiros: três assentos individuais removíveis na segunda fila e um banco de três lugares removível na terceira fila. Na frente, a Caravelle tem um banco duplo além do banco do condutor, disponibilizando portanto um total de nove lugares. Opcionalmente pode encomendar-se com 8 lugares, ou seja com dois bancos individuais na fila da frente, para maior conforto e funcionalidade.
Design exterior – a reinterpretação de um design icónico
Novos Transporter e Caravelle são simbolos da sétima geração
Frontal. O design dos novos Transporter e Caravelle segue de forma consistente o DNA icónico das seis anteriores gerações. Na frente, por exemplo, o T5 pode ser reconhecido pela forma da grelha do radiador, o T6.1 pelos faróis e o T1 pela clareza consistente do design – mas todas estas características foram aprimoradas para criar um novo look para as vans da VW. Os distintivos faróis LED são um importante elemento de estilo, ajudando a tornar os novos Transporter e Caravelle rostos inconfundíveis entre a multidão de automóveis na estrada.
Silhueta. A secção lateral mostra as linhas típicas de uma van da VW. Semelhante ao T6.1, o contorno superior dos faróis foi alargado como uma linha para a secção lateral, continuando até à parte traseira. Acima disso, a secção linear acentuada divide as áreas superior e inferior da carroçaria e é uma homenagem à primeira geração do Transporter. A gama de jantes de 16, 17 e 19 polegadas também foi redesenhada. Tal como no T6.1, a tampa do depósito de combustível das versões com motores a gasóleo e híbridos plug-in está integrada na área do pilar B, para uma melhor acessibilidade. A tampa da tomada de carregamento nos modelos com motorização híbrida plug-in e elétrica encontra-se por baixo do farol direito.
Traseira. A secção traseira tem um design claro, com as características distintivas de uma van da VW. Embora totalmente redesenhada e tecnicamente renovada, a forma marcante dos grupos óticos traseiros LED cria uma ponte estilística com o T5. Aqui também, as formas seguem sempre a função. A tampa da bagageira ou a porta traseira exemplificam isso: o seu recorte estende-se até ao para-choques, resultando numa soleira de carga baixa, com altura entre 575 e 616 mm (Transporter Cargo).
Interior – arquitetura e dimensões
Primeira fila de bancos – local de trabalho e até dois passageiros
Ergonomia otimizada. Os interiores dos novos Transporter e Caravelle foram totalmente redesenhados e renovados até ao mais pequeno detalhe. O objetivo do desenvolvimento foi criar veículos com as características de design típicas da Volkswagen, combinadas com o máximo de amplitude e funcionalidade. Todos os proprietários de um T6.1 irão reconhecer a elevada posição dos assentos, as zonas das portas com os comandos dos vidros elétricos, facilmente acessíveis e integrados na parte superior, e – nas versões com caixa de velocidades manual – a posição elevada da alavanca seletora. O equipamento profissional para condutores frequentes inclui os assentos de ergonomia projetada para o condutor e os passageiros da frente. A oferta aqui inclui bancos com ajustes de quatro vias da versão base até aos bancos individuais AGR opcionais com regulações elétricas em oito direções (passageiro da frente: seis direções) e ajuste lombar em quatro direções. AGR significa “Aktion Gesunder Rücken” – uma certificação alemã independente para assentos ergonómicos comprovados.
Cockpit digital, incluindo display no espelho opcional. Os novos Transporter e Caravelle são iniciados através do botão de arranque do sistema Keyless Start. O novo cockpit digital estende-se para a esquerda e direita do botão de arranque num eixo visual. Consiste num painel de instrumentos digital de 12 polegadas (Cockpit Digital com 30 cm de diagonal), configurável livremente, e no ecrã tátil de 13 polegadas (33 cm de diagonal) para o sistema de infotainment (incluindo DAB+ e App-Connect Wireless para Apple CarPlay e Android Auto). Pela primeira vez num veículo comercial da Volkswagen, o espelho interior também está disponível com display, opcional. Os veículos comerciais com uma divisão ou carga total não oferecem visibilidade traseira ou permitem apenas visão limitada através de um espelho exterior convencional. Em contraste, o espelho interior equipado com ecrã desempenha essa tarefa recebendo a imagem de uma câmara traseira, garantindo, assim, uma visão desobstruída para a parte traseira enquanto se conduz. Uma função de dashcam também está integrada no espelho.

Utilização intuitiva. Nos Transporter e Caravelle, a Volkswagen Veículos Comerciais garante uma interação fácil com os displays do cockpit, com teclas físicas e botões de toque projetados e otimizados em termos de posicionamento. Por exemplo, a barra de controlo inferior do ecrã tátil tem botões visíveis permanentemente para todas as funções de climatização, incluindo o opcional aquecimento do para-brisas, dos assentos e do volante. Abaixo, numa barra horizontal, estão o controlo de volume, projetado como um interruptor rotativo, bem como teclas físicas para funções como os perfis de condução, sistemas Park Assist, câmaras, luzes de aviso de perigo e operação da(s) porta(s) deslizante(s) de abertura e fecho elétrico. O volante multifunções de série, com botões de fácil manuseio, também é intuitivo de operar.
Mais espaço para acesso à parte traseira. O comando do travão de estacionamento foi deslocado para o centro do painel de instrumentos, o que libertou mais espaço no compartimento dos pés de todos os modelos sem divisão, para acesso à parte traseira. A alavanca seletora da caixa de velocidades automática (seja de série ou opcional, dependendo do sistema de tração) é agora um interruptor no volante. Como antes, a alavanca da caixa de velocidades manual está localizada na consola central. As versões automáticas estão opcionalmente equipadas com dois suportes para bebidas nesse local, podendo este compartimento ser fechado com uma tampa. Há um compartimento de arrumação à direita próximo deste; se removido, um suporte para smartphone pode ser instalado. Dispostos na área abaixo: interfaces USB-A e USB-C, assim como um compartimento de armazenamento com função opcional de carregamento indutivo de smartphone. Existem suportes adicionais para bebidas e compartimentos de armazenamento práticos para itens de todos os tipos na parte superior do painel de instrumentos. A gaveta pode sempre ser fechada com uma tampa.
Segunda fila de bancos – flexibilidade para equipas de quatro, cinco ou seis
Dois ou três bancos na segunda fila. o Transporter CrewVan, e a Caravelle também estão equipados com bancos na segunda fila. O CrewVan e o Caravelle, são caracterizados por três assentos individuais que podem ser dobrados e inclinados para a frente na segunda fila de bancos; o volume de armazenamento atrás da segunda fila, neste caso, é de até 1,7 m³ (distância entre eixos curta) ou até 2,3 m³ (distância entre eixos longa).
Terceira fila de bancos – até nove lugares na Caravelle
Três assentos individuais ou banco de 3 assentos na terceira fila. A Caravelle está equipadade série, com um banco de 3 lugares na terceira fila. O encosto deste banco traseiro pode ser rebatido. Em combinação com a distância entre eixos curta, resulta num volume de carga de até 0,8 m³ atrás da terceira fila de bancos. As versões de distância entre eixos longa, como modelos de oito ou nove lugares, oferecem até 1,0 m³ de espaço de carga atrás da terceira fila de bancos.
Compartimento de carga – muito espaço para entregas de correio ou uma oficina móvel
Gigantes na oferta de espaço. O denominador comum de todos os novos modelos Transporter e Caravelle é o aumento significativo do espaço do compartimento de carga em comparação com os modelos anteriores. A largura máxima interior entre as zonas das cavas das rodas foi aumentada em 148 mm, passando a ser de 1.392 mm. O comprimento do compartimento de carga do Transporter com distância entre eixos curta é de 2.602 mm – o que corresponde a um acréscimo de 61 mm. Com a distância entre eixos alongada, o comprimento do compartimento de carga aumenta para 3.002 mm. Graças a esse maior comprimento e largura, a Volkswagen Veículos Comerciais conseguiu aumentar significativamente a capacidade de carga. O maior volume de armazenamento das veículos com distância entre eixos curta e teto normal é agora de 5,8 m3. O modelo com distância entre eixos longa e teto normal tem uma capacidade de até 6,6 m3; com o teto alto, o valor máximo aumenta para impressionantes 9,0 m3. O Transporter com distância entre eixos longa pode agora acomodar três paletes europeias, em vez de duas.
Capacidade de carga de até 1,33 toneladas e peso máximo de reboque de 2,8 toneladas. Em todas as versões da nova geração Transporter e Caravelle, a Volkswagen Veículos Comerciais garantiu que os veículos podem transportar o peso correspondente ao que conseguem carregar em volume: a capacidade máxima de carga é agora de 1,33 toneladas, ou seja, 0,13 toneladas a mais do que antes. Como exemplo, o Transporter com distância entre eixos curta e teto normal oferece os seguintes valores máximos de capacidade de carga, dependendo do sistema de propulsão: até 1.326 kg como TDI, até 1.140 kg como eHybrid e até 1.038 kg para o e-Transporter. E se até 1,33 toneladas não forem suficientes, os novo Transporter e Caravelle podem rebocar pesos de até 2,8 toneladas, dependendo da variante, para que as cargas sejam transportadas para onde for necessário. O modelo anterior tinha uma capacidade de reboque de até 2,5 toneladas. A carga no teto também foi melhorada: foi aumentada de 150 kg para 170 kg nos modelos Cargo, CrewVan e Caravelle.
As versões de equipamento – tudo o que é importante a bordo
Equipamento de série alargado e cinco anos de garantia geral
Caixa de ferramentas automóvel. A gama de aplicações dos novos Transporter e Caravelle é extremamente ampla, estando as diferentes variantes de equipamento adaptadas a esta multiplicidade. Todos os Cargo e CrewVan do Transporter estão disponíveis na versão base e na versão topo de gama PanAmericana com design todo-o-terreno; a versão de Cabine Dupla é sempre oferecida na versão base. A Caravelle é um modelo independente para transporte de passageiros VIP. A Volkswagen Veículos Comerciais oferece a versão Caravelle Life, a versão topo de gama Style e a PanAmericana. Os modelos Transporter podem ser opcionalmente melhorados para um nível de equipamento igualmente elevado através dos pacotes de acabamentos Interior Life e Interior Style e os upgrades associados (ver seção “Equipamento opcional”).
Transporter – versões Transporter e PanAmericana
Versão base Transporter. A Volkswagen Veículos Comerciais reforçou significativamente o equipamento de série dos novos modelos Transporter em comparação com os antecessores. Ao seguintes elementos estão agora sempre incluídos de série: faróis LED com Light Assist, óticas traseiras LED, travão de estacionamento elétrico com função Auto Hold, painel de instrumentos digital de 12 polegadas (Digital Cockpit), sistema de infotainment (incluindo DAB+, Apple CarPlay, Android Auto, serviços online e ecrã táctil de 13 polegadas), volante multifunções, sistema Keyless Start, sensor de chuva, sistema de manutenção de faixa Lane Assist, sistema de travagem automática Front Assist e reconhecimento de sinais de trânsito. Os assentos têm design em tecido quadriculado.
Versão PanAmericana todo-o-terreno. O Transporter PanAmericana é facilmente reconhecível pleas aplicações todo-o-terreno exterior, incluindo extensões robustas das cavas das rodas e acabamentos nos estribos laterais. No interior, os bancos têm revestimentos individualizados com design PanAmericana e a inscrição PanAmericana nos encostos. O equipamento alargado também inclui características como banco do condutor com ajuste elétrico em oito direções, incluindo apoio lombar ajustável, e um banco do passageiro dianteiro com seis ajustes (em vez de quatro), apoios de braço para os bancos do condutor e do passageiro da frente, aquecimento dos bancos dianteiros, nível de acabamento Interior Life, airbags laterais e de cortina, óticas traseiras LED com uma assinatura luminosa exclusiva e jantes de liga leve Monte Carlo de 17 polegadas.
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