O livro de encomendas para o primeiro automóvel de desempenho de produção limitada da TWR está agora aberto. Isto coincide com a revelação do design exterior antes da sua estreia dinâmica no verão de 2024.
O TWR Supercat é um Super-GT alimentado por um V12 sobrealimentado com mais de 600 BHP e construído a partir da lendária plataforma Jaguar XJS. É o primeiro de uma nova geração de automóveis de um dos nomes mais célebres e famosos do desporto motorizado e dos automóveis de desempenho.
É apropriado que a TWR tenha escolhido um Jaguar como o primeiro capítulo da sua história contemporânea. De facto, a TWR tem uma longa associação vencedora com a Jaguar e o XJS através de vitórias nos ambientes de desporto automóvel mais exigentes do mundo, incluindo Spa e Bathurst. O Supercat será estritamente limitado a 88 exemplares individuais, um número escolhido para celebrar a vitória em Le Mans em 1988 do TWR Jaguar XJR-9.
Ao dar prioridade a um design arrojado e contemporâneo e ao proporcionar uma experiência de condução verdadeiramente envolvente, o automóvel faz uma declaração clara sobre os fundamentos que estarão na base de todos os futuros projectos TWR que entrarão em produção.
De facto, o desempenho e o ADN dos desportos motorizados da TWR são evidenciados em todos os elementos do automóvel. A seleção de uma transmissão manual, os materiais que reduzem o peso e um programa exaustivo de testes, desenvolvimento e afinação, tudo isto demonstra o empenho da empresa em proporcionar experiências de condução viscerais e dinâmicas para aqueles que desejam uma experiência de condução verdadeiramente conectada e analógica.
Ao realizar este primeiro produto de referência, a TWR inspirou-se em obras-primas anteriores ao longo da história do grande nome, que remontam ao trabalho de Tom Walkinshaw com carros de turismo, monstros de Le Mans como o XJR-9, o XJR-15 e até o supercarro XJ220.
Engenharia, testes e desenvolvimento exaustivos:
O TWR Supercat foi concebido por uma equipa liderada por Fergus Walkinshaw, filho do fundador da TWR, Tom Walkinshaw. Ele reuniu um grupo de talentos técnicos e operacionais dos nomes mais célebres do desporto motorizado e do desenvolvimento de automóveis de desempenho. Isso inclui: McLaren, Ferrari, Porsche, Williams, Mercedes F1 e Renault F1.
O programa de conceção, engenharia e desenvolvimento da série Supercat estabelece o padrão para todos os futuros produtos e séries de produção da TWR. O desenvolvimento deste projeto teve início há mais de dois anos e foram necessárias centenas de milhares de horas colectivas para chegar ao seu estado atual de produção.
Isto inclui um programa completo de testes e desenvolvimento que teve lugar em instalações especializadas de campo de provas utilizadas pelas principais marcas de automóveis de desempenho do mundo, equipas de F1 e especialistas em desempenho. Isto inclui testes aerodinâmicos e CFD completos e testes de durabilidade e dinâmicos que reproduzem cenários de condução altamente dinâmicos, tanto na estrada como na pista.
Design arrojado e contemporâneo:
Tal como o talento de engenharia que liderou a realização do projeto Supercat, a TWR investiu significativamente em talentos de design de classe mundial. Khyzyl Saleem trabalhou como Chefe de Design. A sua abordagem é moldada pela sua posição entre os principais estilistas de conceção de automóveis digitais e 3D do mundo e através de muitos projectos OEM centrados no desempenho, incluindo com o falecido Ken Block e Travis Pastrana.
Um TWR Super-GT envolvente e cheio de carácter, concebido de raiz:
Embora o Supercat mantenha a postura e a silhueta inconfundíveis do Jaguar XJS, todos os painéis exteriores foram reesculpidos em fibra de carbono. Esta seleção de materiais reflecte a utilização dos princípios de engenharia dos desportos motorizados que irão caraterizar este e todos os futuros produtos TWR. Só o desenvolvimento da carroçaria demorou dezenas de milhares de horas.
Isto permitiu uma poupança de peso significativa, melhorias na resistência aerodinâmica e vantagens significativas em termos de rigidez em relação aos materiais tradicionais dos painéis. A obtenção da vantagem dinâmica mecânica é fundamental para a promessa da TWR de proporcionar uma experiência Super-GT verdadeiramente envolvente e analógica, tanto na estrada como na pista.
TWR: Uma lenda dos desportos motorizados e do desempenho regenerada:
O novo automóvel é a primeira oferta da TWR moderna, fundada por Fergus Walkinshaw e pelo seu parceiro de negócios John Kane para dar continuidade ao legado deixado pelo pai de Fergus, o lendário construtor e piloto Tom Walkinshaw, que transformou a TWR original numa potência global do desporto motorizado e da engenharia de desempenho durante a década de 1980-90.
O Supercat é o primeiro produto da TWR para o século XXI e, como tal, é uma montra do que a empresa pode fazer, fundindo técnicas modernas de engenharia e produção com uma base clássica para criar algo verdadeiramente único, verdadeiramente desportivo e verdadeiramente TWR. O trabalho no projeto começou há quase três anos na base da TWR em Newbury, que servirá de casa de produção para este e futuros projectos da TWR.
O Supercat deverá fazer as suas primeiras aparições públicas este verão, com um programa de aparições em eventos de alto nível a ser anunciado em breve.
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