Menu Fechar

A Volkswagen celebra a estreia mundial do novo Tiguan

Em estreia mundial, a Volkswagen apresenta o novíssimo Tiguan1 e, com ele, a terceira geração do best-seller. O Tiguan é um dos modelos Volkswagen de maior sucesso no mundo atual. Mais de 7,6 milhões de compradores escolheram o SUV compacto desde a sua estreia em 2007. O novo modelo chegará aos concessionários já no primeiro trimestre de 2024.

Os novos desenvolvimentos tecnológicos realizados com o MQB evo melhoram o Tiguan em praticamente todas as áreas. As novas motorizações híbridas com uma autonomia totalmente eléctrica de cerca de 62 milhas tornam este SUV mais eficiente do que nunca. Além disso, o carregamento AC será mais rápido em todas as versões eHybrid, e o carregamento DC rápido também será possível de série pela primeira vez. Um Cockpit Digital de design simples, baseado na MIB4, a matriz de info-entretenimento modular de quarta geração, oferece o mais elevado nível de informação e inclui serviços digitais e aplicações a bordo. O conceito operacional foi concebido para ser consistentemente auto-explicativo. Além disso, novos sistemas, como uma função de massagem pneumática para os bancos dianteiros2 ou os faróis de matriz IQ.LIGHT HD2 – utilizados pela primeira vez no Tiguan – são derivados do modelo premium Touareg. O novo controlo adaptativo do chassis DCC Pro2 optimiza o conforto e a dinâmica. A mais recente geração do sistema Park Assist2 automatiza a entrada e saída dos lugares de estacionamento.

Design expressivo e aerodinâmica melhorada. O SUV compacto apresenta-se com um design completamente novo. Como caraterística particularmente marcante, a frente do veículo tem um aspeto poderoso com faróis planos de LED e faixa horizontal coberta de vidro. As aberturas da grelha do radiador estão agora localizadas nos lados exteriores do para-choques, onde as cortinas de ar asseguram um ótimo encaminhamento do ar. A extremidade dianteira de design limpo destaca o facto de o coeficiente de resistência ter melhorado de 0,33 para 0,28. Esta silhueta é caracterizada por ombros atléticos sobre as caixas das rodas (com jantes até 20 polegadas). Uma nova faixa horizontal de LED2 dá ênfase à inconfundível traseira do Tiguan.

Nova geração de cockpit e sistema de infoentretenimento. O interior do Tiguan apresenta um conceito e um design completamente novos. Destaca-se pelos seus elevados padrões de materiais e acabamentos. Para além disso, o novo cenário do cockpit é intuitivo de utilizar, está estreitamente integrado e tem um design limpo e inteligente. Os módulos incluem o novo Digital Cockpit (instrumentos digitais com revestimento antirreflexo em formato tablet landscape), um ecrã de infoentretenimento que mede até 38 centímetros (15 polegadas) 2 e tem uma estrutura de menus e um grafismo totalmente novos, um novo head-up display2 (projecções no para-brisas) e um novo interrutor multifunções de experiência de condução com ecrã OLED integrado. Este novo comando rotativo com o seu próprio mini-ecrã pode ser utilizado para controlar o perfil de condução, o volume do rádio ou também as cores da iluminação de fundo. Por outro lado, numerosas funções do veículo e do info-entretenimento podem ser facilmente ajustadas em linguagem natural com o novo assistente de voz IDA2.

Gama de accionamentos eficiente. Graças ao MQB evo, podem ser implementados vários tipos de acionamento no Tiguan. Por exemplo, haverá um motor turbo diesel (TDI), motores turbo a gasolina (TSI), motores turbo a gasolina híbridos suaves (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid), que no futuro serão oferecidos exclusivamente em conjunto com a caixa de velocidades automática de mudanças directas (DSG). Tal como nos modelos Volkswagen ID. e no novo Passat, a posição da caixa de velocidades será futuramente alterada através de um interrutor na coluna de direção, à direita do volante, com um princípio de funcionamento auto-explicativo. O interrutor é rodado para a frente para “D” para conduzir em frente e para trás para “R” para fazer marcha-atrás, enquanto o travão de estacionamento é ativado premindo o lado do interrutor. Todos os modelos Tiguan dispõem adicionalmente de patilhas atrás do volante.

Órgãos de rolamento controlados eletronicamente para maior comodidade e dinâmica. O MQB evo é a base para uma nova geração de mudanças de direção. Para além de uma série de medidas individuais, a Volkswagen renovou o controlo adaptativo do chassis DCC: com o DCC Pro opcional com amortecedores de duas válvulas2. Além disso, o novo modelo está equipado de série com um Vehicle Dynamics Manager – um sistema MQB que fez a sua estreia no atual Golf GTI3. O sistema controla as funções dos bloqueios electrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados no sistema DCC Pro. As intervenções de travagem específicas para as rodas e as alterações selectivas na dureza dos amortecedores conduzem a um maior conforto e a um melhor desempenho durante as curvas dinâmicas. Isto torna o comportamento do veículo mais estável, ágil e preciso.

Bancos para longas distâncias. Os novos bancos ergoActive2 com regulação lombar pneumática em quatro direcções e função de massagem pneumática com 10 câmaras de pressão combinam na perfeição com o carácter de alta qualidade do Tiguan. Além disso, existe uma função de programação para ativação automática do aquecimento ou ventilação dos bancos a determinadas temperaturas exteriores.

Faróis HD no Tiguan pela primeira vez. O Tiguan é o primeiro modelo MQB a ser lançado com os recém-desenvolvidos faróis de matriz IQ.LIGHT HD2. O sistema de iluminação interactiva também foi desenvolvido em paralelo para o Touareg de classe superior – ambos os SUV partilham o mesmo design básico dos faróis. HD significa High Definition, ou seja, uma alta resolução das fontes de luz. No caso do Tiguan, um total de 38.400 LEDs multipixel (19.200 LEDs multipixel por farol) iluminam a estrada e a área circundante a um nível completamente novo, melhorando assim o conforto e a segurança.

Sistemas de assistência de elevado desempenho. O Tiguan está equipado de série com um grande número de sistemas de assistência e conforto. Para além do Side Assist (sistema de mudança de faixa), do Front Assist (travagem de emergência autónoma), do Lane Assist (sistema de manutenção da faixa de rodagem) e do Rear View (sistema de câmara de visão traseira), estes incluem também o Dynamic Road Sign Display. Haverá também uma vasta gama de sistemas opcionais. Estes incluem, entre outras, as seguintes tecnologias Park Assist Pro com capacidade de estacionamento remoto (para entrada e saída automática de lugares de estacionamento controlada pelo condutor a partir do exterior do veículo através de uma aplicação para smartphone) ou ainda Trailer Assist (para manobras assistidas com um atrelado).

Maior compartimento de bagagem no Tiguan. O novo Tiguan aumentou o seu comprimento em cerca de três centímetros. A altura, a largura e a distância entre eixos permanecem praticamente idênticas às do antecessor. A capacidade da bagageira da nova geração mostra como o espaço é bem aproveitado: embora o SUV seja apenas ligeiramente mais comprido, a sua capacidade da bagageira aumentou 37 litros para 652 litros (quando carregado até à altura dos encostos dos bancos traseiros).

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.