Menu Fechar

A Volkswagen celebra os 50 anos do Golf na corrida de 24 horas de Nürburgring

Começou a contagem decrescente para o maior evento de desporto automóvel da Alemanha: a lendária corrida das 24 horas ADAC terá início em Nürburgring a 1 de junho, com mais de 200.000 espectadores esperados. Desta vez, o evento será também um palco para o automóvel europeu de maior sucesso de todos os tempos: o Golf. A Volkswagen está a celebrar o 50º aniversário do ícone em Nürburgring. E esta celebração será bastante impressionante: A Volkswagen vai apresentar aos visitantes, em estreia mundial, o novo Golf GTI Clubsport1 com tração potente e suspensão desportiva de topo. O segundo destaque é a participação do Golf GTI Clubsport 24h na corrida de 24 horas. O GTI único com uma potência de 256 kW / 348 PS2 será conduzido por estrelas do desporto automóvel como Benny Leuchter (Alemanha) e Johan Kristoffersson (Suécia). O número de partida do carro de corrida GTI alimentado por combustível alternativo: o número 50, claro – uma prenda de aniversário do organizador por meio século de história de sucesso do Golf. Além disso, como homenagem aos mais de 37 milhões de veículos Golf construídos até à data, três Golf GTIs clássicos participarão na corrida ADAC 24h Classic.

Estreia mundial do novo Golf GTI Clubsport. Este é o início de um verdadeiro fim de semana GTI: na tarde de sexta-feira (31 de maio, 16h30), a Volkswagen irá revelar o Golf GTI Clubsport, o Golf mais potente com tração dianteira, perante milhares de visitantes e apresentá-lo no “Ring Boulevard”. O Golf GTI Clubsport melhorado caracteriza-se por uma frente completamente redesenhada, que se tornou ainda mais potente e mais distinta. Os faróis LED Plus de série foram renovados. Além disso, o logótipo da Volkswagen na frente é iluminado pela primeira vez. Um grande spoiler de tejadilho na traseira assegura a máxima força descendente. Os grupos de luzes traseiras LED também foram renovados. As jantes de liga leve Queenstown3 de 19 polegadas também são novas. Com o seu design marcante de cinco semi-círculos ovais, evocam a clássica roda de Detroit, que foi introduzida na quinta geração do Golf GTI. Como opção adicional, o Golf GTI Clubsport pode ser configurado com a nova jante forjada Warmenau3 de 19 polegadas. Com um peso de apenas oito quilogramas por jante, as jantes forjadas reduzem as massas não suspensas, optimizando assim o desempenho. As funções do Golf GTI Clubsport são coordenadas através de um volante desportivo multifunções em pele recentemente desenvolvido e de um novo sistema de Infotainment. Este é extremamente intuitivo e garante que o condutor se possa concentrar ainda melhor na estrada que tem pela frente. Para além disso, o novo modelo de topo GTI tem o novo assistente de voz IDA com integração do Chat GPT.

O perfil de condução “Special” está adaptado ao Nordschleife. O desempenho e o binário do motor turbo do GTI são transferidos para a pista através de um bloqueio do diferencial dianteiro controlado eletronicamente. O controlo adaptativo do chassis DCC está disponível como equipamento opcional. Outro destaque do Golf GTI Clubsport é o exclusivo perfil de condução Special. Este perfil faz corresponder os sistemas relevantes para a dinâmica de condução às características especiais da pista de Nürburgring Nordschleife – para compensar as ondulações típicas de Nordschleife, o desempenho máximo é alcançado através de uma configuração vertical específica do controlo adaptativo do chassis DCC e de uma configuração dinâmica lateral modificada do Gestor da Dinâmica do Veículo de série.

O desporto motorizado torna-se um laboratório de testes para a utilização de combustíveis alternativos. O Golf GTI Clubsport 24h utilizado pela Max Kruse Racing na corrida de 24 horas demonstra de forma impressionante o potencial do novo Golf GTI Clubsport, uma vez que o GTI de produção serviu de base de desenvolvimento para o carro de corrida. Este último foi construído pela Volkswagen Motorsport e o carro foi inicialmente transferido para a Volkswagen Classic em 2021, após o fim das suas actividades de desporto motorizado. O protótipo foi agora reativado e aperfeiçoado pelo piloto de corridas Benny Leuchter e pela sua equipa Max Kruse Racing, especificamente para utilização na pista de corridas também conhecida como “O Inferno Verde”. O carro de corrida vai começar na classe AT3 (SP3T / classe para veículos com “combustíveis alternativos”), já que o motor turbo de 2.0 litros e 348 cv é alimentado por um novo combustível de bioetanol do parceiro tecnológico Shell: o combustível de alta tecnologia E20. O combustível extremamente resistente a batidas permite uma operação significativamente mais eficiente do motor GTI de produção próxima graças à adaptação do software e garante uma redução significativamente maior nas emissões de CO2 do que os conhecidos combustíveis de bioetanol E5 e E10. O combustível E20, desenvolvido no Centro Tecnológico da Shell em Hamburgo, reduz as emissões de CO2 no balanço poço-roda em 35 a 40 por cento, uma vez que contém uma quota adicional de 40 por cento de componentes renováveis provenientes de materiais residuais e resíduos, para além dos 20 por cento de bioetanol.

Carro de corrida potente, equipa forte. O Golf GTI Clubsport 24h de 270 km/h oferece um desempenho de primeira classe para um atleta compacto. Isto deve-se, em primeiro lugar, à sua base técnica: o Volkswagen de 1170 kg tem uma relação peso/potência de 3,36 kg/PS. O motor turboalimentado envia um binário máximo de 450 Nm para o eixo dianteiro. O eficiente combustível E20, do qual o Golf GTI Clubsport 24h tem até 100 litros no depósito, também garante uma excelente potência. O segundo fator de sucesso para a corrida é a equipa de pilotos constituída pela Max Kruse Racing. Benny Leuchter conquistou uma vitória na classe na corrida de 24 horas em Nürburgring em 2017, ao volante de um Golf GTI TCR. Em 2019, foi também o primeiro alemão a vencer uma corrida de qualificação do WTCR – no Golf GTI TCR em Nürburgring. Um dos melhores pilotos de corrida do mundo é Johan Kristoffersson, que escreveu a história do automobilismo com a Volkswagen como o atual e seis vezes campeão mundial de rallycross da FIA. O sueco foi colega de equipa de Benny Leuchter no WTCR e também ganhou uma corrida em Nürburgring com o Golf GTI TCR. Esta equipa bem estabelecida é apoiada pelos dois profissionais alemães de Nürburgring, Nico Otto e Heiko Hammel. Do lado de fora, o Golf GTI Clubsport 24h, equipado com uma câmara de corrida, atrai a atenção com a sua aerodinâmica sofisticada e um design de camuflagem especial que anteriormente só era utilizado nos veículos de produção camuflados do Golf GTI Clubsport.

Três GTIs na corrida ADAC 24h Classic. Antes da corrida principal, três Golf GTIs clássicos da primeira geração irão criar uma atmosfera fantástica entre os visitantes da pista de Eifel nas ADAC 24h Classic. Todos os três carros vão partir na equipa KWL Motorsport, que celebra o seu 45º aniversário em 2024. 45 anos de KWL, 50 anos de Golf – um duplo aniversário perfeito no Nordschleife. A equipa de Burscheid vai inscrever um lendário Golf GTI 16S Oettinger (Grupo 4) de 1981, com 208 cv de potência. Igualmente lendário: um Golf GTI Kamei de 1978 (Grupo 2) com 183 cv. O terceiro modelo clássico está envolto no design de camuflagem GTI (com o logótipo “50 anos de Golf”): um Golf GTI de 1980 do Grupo 2 com uma potência de 184 cv.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.