ABS

Published On 8 de Junho de 2012 | Glossario

Siglas em Inglês que correspondem ao Sistema Anti Bloqueio dos travões. É um conjunto de dispositivos electro-hidráulicos que evitam, no decorrer de uma travagem a fundo, que alguma das rodas do veículo bloqueie. Assim o condutor não perde o controlo do carro, podendo desviar-se de obstáculos, além de ser possível parar numa distância mais curta.

Para uma utilização perfeita do ABS, basta pisar o travão a fundo, e depois esperar que o sistema entre em acção. Quando o ABS actua, o condutor apercebe-se de uma pequena vibração no pedal do travão. A força exercida sobre o travão não deve ser aliviada ou o ABS deixa de funcionar. O sistema ABS torna-se eficaz nos veículos ligeiros, mas é por vezes questionado quando se aplica em veículos de todo-o-terreno.

O equipamento possui sensores de velocidade que controlam todas as rodas. Se uma delas ameaçar bloquear, o ABS interfere numa fracção de segundo e reduz temporariamente a pressão sobre ela. Se necessário, o sistema aplica este procedimento numa ou mais rodas ao mesmo tempo.

Existem 4 componentes principias no ABS: sensores de velocidade, bomba, válvulas, unidade controladora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.