A AC Cars, o mais antigo fabricante britânico de veículos em atividade, divulgou as primeiras imagens do formidável novo AC Cobra GT Coupe. O primeiro AC Cobra Coupé oficial de sempre a ser produzido, com base numa versão melhorada da plataforma do AC Cobra GT Roadster existente, este modelo de estrada baseia-se na herança de competição da empresa.
Inspirado nas vitórias dos anos de formação do AC, que incluem o Rali de Monte Carlo e as 24 Horas de Le Mans, o novo AC Cobra GT Coupe acrescenta melhorias derivadas dos desportos motorizados para produzir um AC Cobra diferente de qualquer outro.
Fundindo a inconfundível estética do AC Cobra com um perfil de coupé contemporâneo, oferece um modelo totalmente novo à medida que a empresa continua a expandir as suas operações. Inegavelmente um membro da família AC Cobra GT, mantém os principais pontos de contacto do Roadster, mas é em parte inspirado no infame AC A98 coupé Le Mans de 1964.
Com a produção do AC Cobra GT Coupe sediada nas instalações da AC Cars no Reino Unido, é uma evolução da arquitetura de veículo única da empresa – com um chassis de alumínio melhorado e uma carroçaria de fibra de carbono optimizada.
A AC Cars está a celebrar as novidades do AC Cobra GT Coupe com pormenores sobre a extrema Clubsport Edition, aperfeiçoada para se destacar na pista. Limitado a apenas 99 exemplares e equipado predominantemente com um motor V8 de 799 cv, estes serão os primeiros automóveis entregues aos clientes – a partir do final de 2025.
A Clubsport Edition será seguida pelo coupé de produção em série, disponível com um V8 normalmente aspirado de 450 cv (456 cv) ou com uma opção sobrealimentada de 720 cv (730 cv). Apesar do estatuto lendário do AC Cobra, o carro original só foi disponibilizado de fábrica como um roadster, pelo que o novo AC Cobra GT Coupe representa um ponto de viragem para a marca. Como é próprio de uma empresa com uma herança tão histórica, a AC Cars olhou para o seu passado quando começou a trabalhar no novo coupé.
A manutenção da linha de ombros distintiva do moderno AC Cobra GT Roaster proporcionou uma ligação muito óbvia ao atual código de estilo da marca, mas um carro de corrida histórico – o coupé AC A98 – proporcionou uma inspiração significativa. Este introduziu a distinta traseira Kammtail – um elemento de design utilizado pelas principais equipas de corrida italianas e pela AC Cars na década de 1960.
Destinado a ajudar a reduzir a resistência aerodinâmica e a aumentar o desempenho a alta velocidade, o design Kammtail foi incluído no coupé AC A98 – a entrada de fábrica da AC Cars para as 24 Horas de Le Mans de 1964.
Para honrar este legado de velocidade, o novo AC Cobra GT Coupe apresentará uma evolução do potente grupo propulsor do GT Roadster – com até 450 cv.
No entanto, para a edição limitada Clubsport Edition, a potência aumentará para 810 CV, para proporcionar um automóvel extremamente ágil e feroz, homologado para circular em estrada. Com um estilo mais calmo e aperfeiçoado, prevê-se que não tenha rival na sua classe.
Extremamente leve e com uma rigidez torsional excecional, a construção exclusiva do chassis da AC Cars já é adequada para utilização em competição e, com o desenvolvimento futuro a partir do sector dos desportos motorizados, o novo AC Cobra GT Coupe proporcionará uma condução ágil como nenhum outro.
Com as mesmas dimensões do roadster existente, o novo coupé tem uma distância entre eixos de 2570 mm, 4225 mm de comprimento e 1980 mm de largura. Mais uma vez, apresentará um equilíbrio de peso quase perfeito de 50:50 entre a frente e a traseira, com um centro de gravidade baixo. O peso em ordem de marcha do novo AC Cobra GT Coupe será confirmado antes da produção, mas a versão Clubsport Edition tem como objetivo um peso inferior a 1450 kg.
- VOLKSWAGEN VEÍCULOS COMERCIAIS ENTREGA 111 VIATURAS PARA FROTAS GNR E PSP - 13 de Janeiro de 2025
- TOYOTA URBAN CRUISER FAZ A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO NO SALÃO AUTOMÓVEL DE BRUXELAS - 11 de Janeiro de 2025
- O 911 CARRERA S MAIS DINÂMICO DE SEMPRE - 8 de Janeiro de 2025