Menu Fechar

Adamastor apresenta o FURIA, o primeiro Superdesportivo Português

Apesar de plenamente focada no objectivo de conquistar o seu espaço no exclusivo segmento dos supercarros de baixo volume de produção, a empresa portuguesa assume, também, o objectivo de se estabelecer como um centro de excelência ao providenciar serviços de consultoria, projeto e concepção de engenharia através da Adamastor Advanced Technologies.

Para o conseguir, recorre a soluções técnicas de vanguarda, desde as fases de desenho até à validação, passando, obviamente, pelo desenvolvimento e produção, dispondo, em pleno, das capacidades e competências que lhe permitem, por exemplo, destacar-se como um dos principais intervenientes da indústria da produção de componentes em fibra de carbono para aplicação na exigente indústria automóvel, no setor das novas soluções de mobilidade e no desafiante mundo da competição, demonstrando, ao mesmo tempo, a sua capacidade de adaptação a uma indústria em constante transformação e evolução.

Desde a evoluída tecnologia de maquinagem CNC até às modernas ferramentas de impressão 3D, passando ainda pela acima mencionada produção de componentes em fibra de carbono, a experiência, perícia e serviço de excelência da Adamastor Advanced Technologies levou-a a ser a escolha de clientes com necessidades específicas, tais como para a produção de carroçarias e depósitos de combusxvel em fibra de carbono para veículos todo-o-terreno de compe6ção, hélices para produção de energia eólica, entre outros componentes de elevada precisão, em que as reduzidas tolerâncias são cruciais para a aplicação e consequente correto funcionamento do componente em condições de trabalho.

Neste âmbito, a rede de parcerias da Adamastor é igualmente outro dos seus principais a6vos. Cada um dos seus parceiros oferece a experiência e o conhecimento técnico necessários para a6ngir os melhores resultados, respondendo aos elevados padrões de qualidade e exigência dos seus clientes. São disso exemplo as parcerias com a Creodynamics – simulação virtual de um túnel de vento com software CFD (Computa6onal Fluid Dynamics), tal como utilizado na Fórmula 1; com a Canopy – simulação virtual de corrida e de tempos por volta utilizados por algumas das equipas do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA e da Fórmula 2; e com a Altair – software de simulação FEA (Finite Element Analysis).

Na vertente de modelação 3D, a equipa da Adamastor dispõe também das competências e das mais avançadas ferramentas disponíveis para o desenvolvimento de projetos de renderização e de modelação de componentes e sistemas associados. Entre os vários projetos de tecnologia internos da Adamastor, destaca-se um sistema de suspensão inovador totalmente desenvolvido “in house”, registado e publicado sob uma patente internacional. O domínio de ferramentas de desenho assis6do por computador e simulação como os soswares Solidworks e Siemens NX permitem à Adamastor Advanced Technologies cobrir todas as fases de projeto de modelação de componentes, desde o desenho até à produção da imprescindível documentação técnica.

No campo da prototipagem, a Adamastor dispõe de capacidade de produção de pequenas séries de maquetes e protótipos, bem como de fabrico de moldes e compósitos e no que à simulação diz respeito, para além das capacidades acima mencionadas, está igualmente apta a desenvolver estudos ao nível da produção, nomeadamente no respeitante a processos de fundição, injeção e estampagem.

A empresa está neste momento envolvida num projeto de inves6gação e de desenvolvimento de conceito, no âmbito da produção de estruturas para acomodar baterias para automóveis elétricos, posicionando-se, graças à sua competência e tecnologias desenvolvidas internamente, na vanguarda do setor automóvel.

A Adamastor orgulha-se também da certificação atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI) pela idoneidade na prática de actividades de investigação e desenvolvimento. A empresa portuguesa é, orgulhosamente, uma das 600 oficialmente acreditadas em Portugal e dispõe, atualmente, através da Adamastor Advanced Technologies, de uma das mais completas e bem preparadas estruturas para a produção integral de projetos de engenharia, abrangendo as etapas de análise de mercado, concepção e execução do plano de fabrico, licenciamento do produto e desenvolvimento das suas linhas de montagem, até à entrega final ao cliente.

Seja ao percorrer uma das melhores estradas do planeta ou ao fintar a física sobre o asfalto de qualquer circuito mundial, a aerodinâmica desempenha um papel absolutamente crucial na eficiência e performance do supercarro da Adamastor.

Não há outra forma de o dizer: a função definiu a forma. O primeiro supercarro português nasceu de uma folha em branco e o processo de design foi integralmente liderado pelo responsável pela aerodinâmica. É esta a importância da aerodinâmica na performance de um supercarro e a Adamastor sabe-o bem. Com base no software CAD Siemens NX, o departamento de design desenvolveu, com total liberdade criativa, a elaborada carroçaria do novo Adamastor com vista à melhor eficiência e superior desempenho em condução desportiva.

Numa segunda fase, e depois de concebida a configuração base, a equipa do centro de engenharia da Adamastor dedicou-se a definir os espaços ocupados pelos principais componentes. Neste aspeto, foi essencial o trabalho dos restantes departamentos – dinâmica, powertrain, interior, estruturas – os quais criaram as soluções necessárias para optimizar o espaço de instalação, bem como a melhor performance dos respectivos componentes. As superfícies aerodinâmicas em fibra de carbono, o fundo com efeito Venturi – conceito responsável por uma grande parte do downforce gerado, permitindo prescindir de componentes como ailerons- e o design global foram igualmente optimizados através de simulação CFD- Computa6onal Fluid Dynamics (125 casos diferentes, incluindo safety cases).

Recorrendo às mais evoluídas tecnologias e softwares de simulação, a Adamastor realizou mais de 30.000 voltas para afinar, ao detalhe, e evoluir a performance do seu supercarro, validando o comportamento do chassis e a sua dinâmica sob as condições mais exigentes de utilização. Foram inclusivamente definidos objectivos em termos de tempos por volta em simulador, registos que foram facilmente superados pelo supercarro da Adamastor. A equipa definiu, também, metas específicas em termos do desempenho dinâmico, focando-se em áreas como a essencial rigidez estrutural, o peso e a localização do centro de gravidade.

Os componentes foram ainda alvo de uma optimização estrutural com recurso a simulação FEA- Finite Element Analysis, bem como a algoritmos específicos. Só o chassis passou por mais de 100 iterações, considerando elementos como o design e, por exemplo, a definição do laminado. Todos os moldes e masters foram alvo de nova optimização com vista à redução do seu tempo de fabrico e do desperdício de material utilizado na sua construção.

Todo o trabalho efetuado ao nível da aerodinâmica traduziu-se em resultados – em ambiente de simulação – muito encorajadores, com o supercarro da Adamastor a impor-se, em termos de downforce, aos monolugares de Fórmula 2 e Fórmula 3 das temporadas de 2021, bem como a modelos das categorias GT3 e LMP2. E isto sem o recurso à habitual asa traseira de grandes dimensões. Já em termos de coeficiente de arrasto, os resultados obtidos foram, igualmente, animadores, tendo sido possível, inclusivamente, superar o desempenho de um monolugar de Fórmula 1 da época de 2021.

A Adamastor continua a implementar o seu plano, passo a passo, com recurso à sua equipa multifacetada com experiência adquirida no mundo da Fórmula 1 e dos GT, impulsionando e materializando a sua visão de um moderno supercarro. Um veículo concebido com recurso às mais recentes tecnologias, a partir da sua fábrica e centro de engenharia na zona de Perafita, no Porto, com vista à conquista da sua página na história automóvel e nacional, assumindo-se como o construtor do primeiro supercarro desenhado, desenvolvido e produzido em Portugal.

A Adamastor marcou presença na “European Conference on the Structural Integrity of Additively Manufactured Materials”, assinalando, desta forma, a sua entrada no projeto Hi-rEV- Recovery of the Automotive Components Sector, a agenda para a recuperação do setor de componentes automóvel.

No âmbito do inovador projeto, a Adamastor assumiu o compromisso de implementar toda a sua experiência e competências na produção de componentes em fibra de carbono, promovendo operações de investigação e desenvolvimento. Esta é apenas uma das formas com que a Adamastor contribuirá para este consórcio que visa agregar empresas relevantes do setor e cujo objetivo é promover as essenciais mudanças disruptivas no setor, as quais permitirão às empresas adaptar-se e providenciar uma resposta adequada às metas estabelecidas para a transição energética.

Através do seu centro de engenharia de excelência, a empresa está, neste momento, envolvida num projeto de inves6gação e de desenvolvimento de conceito, no campo da produção de estruturas para acomodar baterias para automóveis elétricos, posicionando-se, na vanguarda do setor automóvel, graças à sua competência e tecnologias desenvolvidas “in-house”.

Ao confiarmos nas características da fibra de carbono para o fabrico de componentes cruciais para o sector da mobilidade elétrica, beneficiamos da sua elevada resistência e baixo peso“, Frederico Ribeiro, Diretor de Engenharia da Adamastor.

Os componentes produzidos em fibra de carbono permitem, por um lado, oferecer soluções mais ligeiras, potenciando a autonomia dos veículos a que se destinam, bem como, por outro, proporcionar uma maior rigidez estrutural, beneficiando a essencial proteção das baterias e consequente segurança em caso de acidente. As estruturas desenvolvidas destinam-se a um abrangente conjunto de viaturas, desde o segmento da micromobilidade – em claro crescimento – ao dos veículos pesados de transporte de passageiros, onde se incluem os autocarros para transporte público de pessoas, um setor absolutamente essencial para se atingirem os objectivos estabelecidos no que às emissões de carbono diz respeito.

Assente num chassis monocoque integralmente construído em fibra de carbono, a versão de estrada do Furia combina exclusividade e liberdade de personalização com elevados níveis de performance. Desta forma, proporciona uma experiência de propriedade e condução absolutamente ímpares, enquanto, num mercado em pleno crescimento, se assume igualmente como um supercarro colecionável de enorme potencial de valorização, com uma produção limitada a apenas 60 unidades.

Ao mesmo tempo, e partindo da mesma base da versão road legal do Furia, o projeto de competição da Adamastor assumir-se-á como um conceito inovador no âmbito das competições da categoria GT. A elevada rigidez estrutural e leveza do chassis, aliada ao extenso trabalho realizado a nível aerodinâmico e engenharia são garantia de um elevado desempenho em pista, bem como de custos de operação e manutenção reduzidos.

O chassis #1 do Furia agora apresentado representa o início de uma nova era para a Adamastor, o ponto de par6da a par6r do qual irá concretizar a sua visão e estratégia, a de se assumir como um dos principais players no exclusivo segmento dos supercarros, um fabricante de automóveis de baixo volume com indiscutível apelo emocional e elevadíssima performance, em estrada, mas também nos circuitos mundiais.

Ficha técnica – Adamastor Furia

Chassis:
Fibra de carbono
Dimensões exteriores
Comprimento: 4.560 mm
Largura: 2.212 mm
Altura: 1.098 mm
Peso: 1.100 kg (dry na versão Race)
Largura de vias
Dianteira: 1.755 mm
Traseira: 1.705 mm
Distância entre eixos: 2.800 mm
Suspensão
Geometria: triângulos duplos desacoplados, mola helicoidal sobre amortecedor
Afinações possíveis: toe, camber, caster, altura ao solo, roll sOffness, bump sOffness
Motor
Arquitetura: 6 cilindros em V, biturbo, de origem Ford Performance
Cilindrada: 3.5 litros
Potência máxima: + 650 cavalos
Binário máximo: + 571 Nm
Combusxvel: Gasolina; compaxvel com combusxveis sinté6cos
Velocidade máxima: superior a 300 km/h na versão de estrada
Aceleração de 0 a 100 km/h: cerca de 3,5 segundos
Aceleração de 0 a 200 km/h: cerca de 10,2 segundos
Downforce máximo
Race: 250 km/h – 1.800 kg
Road: 250 km/h- 1.000 kg
Travões
Discos de 378 mm à frente e de 356 mm atrás. Pinças de 6 êmbolos à frente e de 4 êmbolos atrás. Variação da força de travagem disponível na versão Race.
Equipamento de série
ABSeTC
Opções de personalização:
A Adamastor permite uma grande liberdade de personalização do Furia, inclusivamente no design interior.
Produção prevista:
Série limitada de 60 unidades
Preço da versão de estrada (road legal):
Es6mado em 1,6 milhões de euros + impostos

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.